Os desafios no combate à fuga de cérebros no Brasil

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Nos últimos anos os pesquisadores e estudantes das áreas científicas estão sem incentivos para continuarem seus estudos. Contudo, não ocorre avanço nas pesquisas e muitos profissionais deixam o país em busca de novas oportunidades.
Nesse contexto, o problema se dá pela falta de investimento nas pesquisas. O governo não investe na educação e os pesquisadores são uns dos afetados. No Brasil, durante a pandemia em 2020, o presidente não firmou aliança com os outros países para ajudar nos estudos da vacina contra o Coronavirus. Dessa forma, o país saiu prejudicado, sendo essa a realidade do nosso país há anos.
Por esta razão, muitas pessoas desistem de iniciar os estudos na área pois sabem que não há valoriZação. Entretanto, os que decidem continuar no ramo muita das vezes imigram para outro país e o Brasil perde futuros profissionais. De acordo com dados estatísticos, em 2017 foram 21.236 brasileiros que saíram do país e foram para os Estados Unidos.
Portanto, medidas são necessárias para combater o impasse. O governo deve disponibilizar mais verba para a iniciação à pesquisa e as instituições de ensino devem melhorar os laboratórios. Ademais, o MEC deve promover a conscientização sobre a importância das pesquisas por meio de palestras e propagandas nas instituições e meios de comunicação, pois como diz o filósofo Emannuel Kant ” o ser humano é aquilo que a educação faz dele”. Assim sendo, os pesquisadores estarão mais incentivados à continuar seus estudos no Brasil e o país terá uma base melhor, para caso seja necessário desenvolver algum medicamento eles já estarão mais bem equipados e preparados.

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5 Correções

  1. Houve uma pequena fuga do assunto quando o tema Corona Vírus foi mencionado, pois você não conectou o contexto da pandemia com a fuga de cérebros. Outra coisa seria, se o texto é baseado nas redações do Enem, você deveria procurar seguir a dinâmica do texto cobrada pelo mesmo, ou seja, começar com a introdução, depois desenvolvimento e para finalizar, a conclusão. Na introdução você deve ser breve e objetivo, colocar em pauta os assuntos que serão tratados ao longo do texto, é apropriado que se utilize por volta de 4 a 6 linhas. No desenvolvimento é aconselhável que se discorra em 2 parágrafos, por volta de 7 a 5 linhas, nele você deve explicar os assuntos que foram abordados na introdução, lembrando sempre de usar conectivos para conectar cada parágrafo ao contexto geral da redação. Na conclusão, na minha opinião você soube colocar os agentes interventores e a solução, o que é maravilhoso, porém ficou muito longa, a conclusão é o parágrafo mais importante pois é nela que contém a solução para o problema, portanto deve ser organizada e objetiva.

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  2. Introdução: Senti falta da sua tese e do direcionamento do texto. Tente buscar mais contextualização e evidenciar a sua tese.
    Desenvolvimento: Falta argumentos que realmente fortaleça aquilo que você quer dizer. Você falou que o governo não investe em educação (faltam dados que realmente comprove isso, que convença, no seu texto) e como consequência os cientistas são os mais afetados (por que? cadê os exemplos?)
    Além disso, trabalhe mais o emprego da vírgula e o uso de conectivos.
    Parabéns pela sua redação e continue treinando que você alcançará seu objetivo ;)

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  3. Nota 1 – 140 – demonstra domínio adequado da norma padrão, apresentando alguns desvios gramaticais graves e de convenções da escrita.
    Nota 2 – 120 – O tema proposto é desenvolvido de maneira adequada, mas apresenta abordagem superficial, que discute outras questões relacionadas.
    Nota 3 – 140 – seleciona, organiza e relaciona as informações, fatos opiniões e argumentos de maneira pertinente, mas de maneira pouco consistente em defesa do seu ponto de vista.
    Nota 4 – 120 – demonstra domínio regular dos recursos coesivos.
    Nota 5 – 120 – elabora uma proposta de intervenção relacionada ao tema, porém, pouco articulada à discussão que foi desenvolvida no texto.

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  4. “Nos últimos anos os pesquisadores e estudantes das áreas científicas estão sem incentivos para continuarem seus estudos. Contudo, não ocorre avanço nas pesquisas e muitos profissionais deixam o país em busca de novas oportunidades.” No primeiro período você faz uma afirmação, no segundo período você traz uma consequência dessa afirmação. O uso do “contudo” tem sentido se contraposição, então não ficou adequado nesse trecho. Seria mais coerente usar “Por isso”, “por conta disso”, “como consequência disso”.
    Você escreve bem, usou argumentos, se atende às regras da dissertação argumentativa, a característica dos parágrafos de introdução, desenvolvimento e conclusão. Siga as regras e continue treinando!
    (Estude vírgula também ;)
    Boa sorte e parabéns!

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  5. Olá
    não consegui perceber o que faz parte da introdução e do desenvolvimento, ficou misturado. Sua tese não ficou bem apresentada, pois seu texto está sem estrutura. Para melhorar você deve apresentar sua tese na introdução e falar dos problemas no desenvolvimento dividindo-os em dois parágrafos, cada um com um argumento. O primeiro parágrafo ficou muito extenso.
    Se estiver com dúvidas na estrutura do texto, assista um vídeo da Débora Aladim sobre a estrutura da redação do Enem.
    Desculpa se te desagradei com algo, se quiser passe corrigir minhas redações!

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