Os desafios no combate à fuga de cérebros no Brasil

  • 0

Historicamente o Brasil não é um país que fomenta a inovação e ciência, o que pode ser comprovado pelo fato de que há uma saída acentuada de cientistas brasileiros para o exterior. Tal cenário se dve à escassez de políticas governamentais que incentivem o ramo, tão quanto à insuficiência de vagas no mercado de trabalho, implicando assim, em consequências árduas para o desenvolvimento do país.
A priori, é importamte que se destaque a escassez de políticas do Estado, relacionadas ao campo científico, como um desafio para que se mantenha “mentes brilhantes” em solo nacional, visto que vêm sendo negligenciadas ao longo dos anos. Prova disso, é a inatividade de um programa espacial de pesquisa e exploração. “A ciência de hoje é a tecnologia de amanhã”. Nas palavras do físico teórico Edward Teller, pode-se constatar a relevância da ciência no desenvolvimento tecnológico, e, de maneira análoga, citar as operações com raio X, fruto das pesquisas sobre radioatividade da célebre cientista Marie Curie. Sendo assim, torna-se evidente o impacto da mesma em uma sociedade como um todo.
Outrossim, têm-se a insuficiência de vagas no mercado de trabalho como outra problemática. Para compreender tal questão é necessário ter em vista que as empresas privadas e órgãos brasileiros, não conseguem empregar todos os profissionais em questão, pois o Brasil é um país importador de produtos tecnológicos e por conseguinte não necessita de pessoas que trabalhem em setores dos quais apenas se importam os produtos, o que por fim contribui mais uma vez para a diáspora de profissionais de alto nível para outros países.
Dessa forma, urge a necessidade de alternativas que resolvam as problemáticas em questão. Para tal, se faz preciso que o Governo Federal em conformidade com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações promova projetos que incentivem a permanência desses “cérebros” no país, seja por meio de bolsas de pesquisa ou fomento para que empresas privadas invistam mais neste setor, criando editais de processos seletivos para as bolsas e reduzindo os impostos das empresas privadas que promovam tais ações, a fim de impulsionar o desenvolvimento do país por meio destes agentes transformadores.

Ps.: Se puderem, corrijam no modelo ENEM, desde já, agradeço!

Compartilhar

3 Correções

  1. Oi, Kaliane! Bom, vou fazer uma correção de pontuação inicialmente, acrescentando pontuação que estarão entre parênteses no meio do seu texto, e colocarei algumas observações também entre parênteses caso necessário. Depois tentarei pontuar conforme as competências do Enem, mas lembre-se, não sou especialista. Então,é com base nas redações que já li do Enem que tiverem notas altas e foram corrigidas por esses cursinhos online. Espero ajudar.
    Historicamente(,)o Brasil não é um país que fomenta a inovação e ciência, o que pode ser comprovado pelo fato de que há uma saída acentuada de cientistas brasileiros para o exterior. Tal cenário se d(e)ve à escassez de políticas governamentais que incentivem o ramo, tão quanto à insuficiência de vagas no mercado de trabalho, implicando(,) assim, em consequências árduas para o desenvolvimento do país.
    A priori, é importamte que se destaque a escassez de políticas do Estado, relacionadas ao campo científico, (desnecessária a vírgula) como um desafio para que se mantenha “mentes brilhantes” em solo nacional, visto que(,) vêm sendo negligenciadas ao longo dos anos. Prova disso, é a inatividade de um programa espacial de pesquisa e exploração. “A ciência de hoje é a tecnologia de amanhã”. (Isso ficou totalmente desconexo com o parágrafo, tente conectar com algum conectivo, ou faça dessa citação o início de outro parágrafo) Nas palavras do físico teórico Edward Teller, pode-se constatar a relevância da ciência no desenvolvimento tecnológico, e, de maneira análoga, citar as operações com raio X, fruto das pesquisas sobre radioatividade da célebre cientista Marie Curie. Sendo assim, torna-se evidente o impacto da mesma em uma sociedade como um todo.
    Outrossim, têm-se a insuficiência de vagas no mercado de trabalho como outra problemática. Para compreender tal questão(,) é necessário ter em vista que as empresas privadas e órgãos brasileiros, não conseguem empregar todos os profissionais em questão, pois o Brasil é um país importador de produtos tecnológicos(,) e por conseguinte (,)não necessita de pessoas que trabalhem em setores dos quais apenas se importam os produtos, o que(,) por fim(,) contribui mais uma vez para a diáspora de profissionais de alto nível para outros países.
    Dessa forma, urge a necessidade ( urge e necessidade são sinônimos, não se deve usar os dois) de alternativas que resolvam as problemáticas em questão. Para tal, se faz preciso que o Governo Federal em conformidade com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações(;)promova projetos que incentivem a permanência desses “cérebros” no país, seja por meio de bolsas de pesquisa ou fomento para que empresas privadas invistam mais neste setor, criando editais de processos seletivos para as bolsas e reduzindo os impostos das empresas privadas que promovam tais ações, a fim de impulsionar o desenvolvimento do país por meio destes agentes transformadores.
    Ps: fomento na economia e geração de empregos não dependem do Ministério de Ciência e Tecnologia, mas do Ministério da Economia. Não custa citar ele.
    C1-140: Falta de pontuação em vários trechos e redundância no uso dos termos urge e necessidade.
    C2- 160: compreende a proposta, não sabe desenvolver ela tão bem. Tese confusa, falta de precisão na escolha argumentativa.
    C3- 140: Bastante conhecimento cultural, mas não soube relaciona-los bem com suas argumentações, o que fez vários trechos do texto ficarem sem sentido. A parte da citação e do argumento relacionado com o Raio X, muito sem relação com o que você estava dizendo. Era como se estivesse falando A, de repente pulasse ao Z.
    C4- 160: Uso de conectivos nos locais certos, alguns ficaram faltando. Mas no geral, sabe quais são os mecanismos linguísticos.
    C5-120: Proposta de intervenção no geral, boa. Mas peca ao dar uma solução pro problema que não compete ao agente escolhido, conforme explico no “Ps ao fim do texto.
    Nota: 720
    Lembrando que é minhas perspectiva, então, pode oscilar. Mas no geral, sua redação é similar às redações que li nos cursinhos online com notas entre 680-740.
    Espero ter ajudado. Com a prática e atenção à detalhes, você pode ir muito além. ABS.

    • 1
  2. Bom pra começar você utilizou bons argumentos citando até o físico teórico Edward Teller com boa referência, porém creio também que esse termo “FOMENTA” não tem muita necessidade de estar incluso nesse seu concexto, e teve uma palavra na qual faltou uma letra durante seu posicionamento no termo” CENÁRIO SE DVE À ESCASSEZ” bem creio eu que esse erro ocorreu devido você não ter visto logo de começo, bem mais acho que você soube se expressar de forma coerente sim e objetivo em seu texto.
    Então você não teve muitos erros ortográficos pelo que pude observar e você passou segurança em seus posicionamentos fez com clareza pois não fugiu do contexto soube também da uma possível solução para tal problema em questão seguindo em risca todas as regras pra fazer uma boa redação em fim porém fora isto você tem total domínio da lingua portuguesa e soube organizar bem seus pontos de vistas foram bons argumentos bom concluindo parabéns ficou boa a sua redação!

    • 1
  3. até o terceiro paragrafo de sua redação eu não sabia se você estava falando se o Brasil financia e é uma grande potencia em criação e exportação de cientistas ou se era exatamente o oposto. Depois disso eu vi que estava falando que o Brasil carece de incentivo cientifico, e ok tem nada de mais em dizer (até concordo). Porém o uso da palavra “fomenta”, que significa: alimenta, causa, motiva, ocasiona, origina, promove, provoca, suscita, e ou estimula; foi usado errado, pois contradiz sua opinião. A não ser que você tivesse a intenção de ter sido ambíguo na sua redação (Mas eu não recomendo não, tá…).
    Fora isso o texto está bem estruturado e não vi nenhum erro, nem na estrutura, nem no domínio da linguagem culta.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.