Os desafios no combate à fuga de cérebros no Brasil

  • 1

De acordo com o poeta britânico Oscar Wilder, a insatisfação é o primeiro passo para mudança de uma nação. Nesse sentido, é evidente o descontentamento de pesquisadores e diplomatas, em relação às infraestruturas e aos financiamentos incapazes de cumprir com os projetos científicos direcionados ao progresso do país, destacando-se a falta de incentivos governamentais e tecnologia compatível com a linha investida contemporânea.

Em primeiro lugar, vale mencionar que, grande parte dos embarques de estudiosos, são direcionados aos países desenvolvidos, cujo amplo investimento e intenso apoio governamental, concede aos cientistas recursos suficientes para pesquisas eficientes. Conforme o índice de pesquisa e desenvolvimento (P&D), o Brasil, entre os anos de 2010 e 2018, deixou de investir no setor cerca de 8,6 bilhões de reais, causando o desânimo dos pesquisadores e retardando o avanço tecnológico brasileiro, tornando-o ultrapassado em relação aos demais países.

Ademais, a tecnologia limitada e sem alcance para os fins atuais, além da insuficiência dos aparelhos usados pelos cientistas, são fatores impulsórios do desejo exacerbado dos pesquisadores de redirecionar sua metodologia de trabalho para além das fronteiras brasileiras, descapacitando o país a desenvolver seu mercado tecnológico privado. Proporcionando perca da concorrência, desse tipo, internacionalmente.

Em suma, os desafios para combater a fuga dos intelectuais no Brasil, se mostra uma tarefa árdua. Dessa forma, compete aos Estados realizarem investimentos científicos, por meio dos tributos obtidos da venda de tecnologias, potencializando pesquisas e contribuindo para o progresso do projeto privado brasileiro. Adicionalmente, cabe ao governo incorporar tecnologias internacionais, por meio de acordos transnacionais, para impulsionar o avanço e suficiência da produção brasileira. Promovendo, dessa forma, um amparo aos diplomatas do país, para que garantam, com qualidade, o gradual progresso científico, e recebam o direito de boa estrutura trabalhista.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá Cecilia! Gostaria de começar dizendo que sua redação ficou muito boa, no entanto eu mudaria algumas coisas, por exemplo ao apresentar sua primeira tese, no segundo parágrafo, ao invés de ressaltar o investimento direcionado aos países desenvolvidos seria interessante focar na falta de direcionamento dos investimentos em países subdesenvolvidos e emergentes, também falando do desenvolvimento, eu substituiria o termo “desse tipo” por “dessa maneira” ou “dessa forma” por causa da informalidade do “tipo”. Foi possível perceber ao longo do texto a repetição do “para” que pode ser substituído por outras palavras. Ainda assim, sua introdução foi muito bem construída, bem clara e direta, a utilização dos dados foi muito boa e principalmente a proposta de intervenção que foi abordada com o agente e maneira de aplicação. Espero ter ajudado! Boa sorte!

    • 0
  2. Sua redação está muito boa, já apresenta boas qualidades, agora falta só você aprimorar algumas habilidades que você consegue uma nota acima de 900, você está indo muito bem.
    ——————————-
    Na introdução você mostrou repertório citando o autor Oscar Wilde, muito bom, porém, falou pouco do tema em si, eu sempre leio as redações antes de ler o tema, e tive dificuldades em saber do que se tratava, talvez se vocẽ usasse as palavras do tema com sinônimo te garantisse mais pontos.
    ———————————-
    O seu primeiro desenvolvimento está muito bom, já no seu segundo desenvolvimento, você poderia ter usado mais recursos, argumentado mais, ter dado mais alusões históricos, citações (já que você usou dado no outro parágrafo)
    ————————————–
    Busque mais recursos coesivos, coloque conectivos no seu texto mais frequentemente que isso irá lhe garantir o 200 na C4
    —————————————
    O seu desenvolvimento está muito bom, digno de nota máxima, parabéns!
    —————————————-
    C1: 160;
    C2: 140;
    C3: 160;
    C4: 160;
    C5: 200;
    ————
    TOTAL: 840

    • 0
  3. Suas referências para atribuir ao texto são excelentes. Sua tese está simples e esclarecedora, respeitou a quantidade de parágrafos, para que não fique extenso. Além de tudo, atribuiu um tema muito bom. Nas competências, analisando minuciosamente, creio que se sairia bem! Parabéns pelo seu desempenho, continue assim. Espero ter ajudado 💕

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.