Iniciante

Os desafios no combate à ansiedade na sociedade contemporânea

  • 0

O mito da caverna, de Platão, descreve a situação de pessoas que se recusavam a observar a verdade em virtude do medo de sair de sua zona de conforto. De maneira análoga, percebe-se que, a realidade brasileira caracteriza-se com o mesmo impasse no que diz respeito aos desafios no combate à ansiedade na sociedade contemporânea. Diante disso, existem fatores que favorecem esse quadro de iniquidade, como o descaso do estado, além da banalização da sociedade.
Em primeiro lugar, verifica-se que o Estado mantém uma política que avança em passos letárgicos, quando não é falha em suas diretrizes. Desse modo, o art. 6 da Constituição Federal garante o direito à saúde. Contudo, a prática deturpa a teoria, uma vez que o acesso à atendimento psicológico é precário, nota-se por exemplo, o despreparo dos profissionais de saúde nos hospitais para atender pessoas em crise ou quando identificam que precisam de ajuda.Assim, a parcela afetada por essa negligência estatal encontra-se no escuro, desamparada e sem saber lidar com a problemática do combate à ansiedade, se tornando, por consequência, as vítimas da Constituição de papel.
Outrossim, a inércia social é um desafio determinante para a problemática desse entrave no Brasil. Nesse contexto, o poema “No meio do caminho” é uma das obras primas de autoria do escritor brasileiro Carlos Drummond de Andrade. Os versos, publicados em 1928 na Revista Antropofagia abordam os obstáculos (pedras) que impedem a realização de avanços na sociedade. De maneira análoga, nota-se que, infelizmente, a omissão da sociedade frente aos desafios no combate à ansiedade representa um grande empecilho, uma vez que muitos brasileiros adquirem para si o pensamento retrógrado de serem, apenas, “mais um tijolo no muro”, achando que não podem se unir para reverter o problema que aflige, principalmente, a parcela menos favorecida da sociedade. Logo, é essencial que haja uma intervenção para conter esse revés.
É evidente, portanto, que os desafios do combate à ansiedade apresenta empecilhos que devem ser erradicados do Brasil. Dessarte, com o intuito de mitigar o descaso do estado, necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione Capital que, por intermédio do Governo Federal, será revertido em apoio psicológico para a sociedade, através da implantação de postos de atendimento psicológico e ingresso de profissionais qualificados nos hospitais. Além disso, deve-se ampliar as campanhas televisivas que influenciem as pessoas à respeito das consequências da inércia social diante dessa problemática. Desse modo, atenuar-se-á, em médio e longo prazo, os desafios no combate à ansiedade na sociedade contemporânea, e a coletividade alcançará a verdade da caverna de Platão.

Compartilhar

3 Correções

  1. Bom dia!

    Gostei de sua introdução está bem detalhada e feita…

    Seus desenvolvimentos estão muitos bons, porém o D2 o desfecho final achei muito pequeno, nas redações do Enem os desenvolvimentos tem que ter 4 períodos e o último que é o desfecho final tem que fazer ele bem crítico.

    Sua conclusão está perfeita com todos os elementos que exigem uma intervenção….

    Parabéns!

    C1 = 200
    C2 = 200
    C3 = 180
    C4 = 180
    C5 = 200
    960 PONTOS.

    • 0
  2. Irei corrigir ela de acordo com meus conhecimentos

    1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa-200
    Sem muito o que dizer sobre isso, realmente impecável
    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto-200
    Não fugiu nada do tema e apresentou uma boa proposta
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista-160

    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação-160

    5. Respeito aos direitos humanos-160

    • 0
  3. Olá Bruna, tudo bem?

    Vou escrever sobre tópicos o que mais me chamou na atenção no seu texto.

    Texto bem escrito com argumentos citações que enriqueceram e vocabulário rico

    Procurar escrever de forma que os parágrafos fiquem divididos e seja entendível a introdução, desenvolvimento e a conclusão junto a com intervenção

    Sempre escreva citações após a apresentação do tema proposto se possível e coloque entre as” aspas”

    D1: Argumentos sólidos que dão base ao texto por especificar algumas problemáticas em questão como a falta de acessibilidade a psicólogo

    D2: Mais uma citação que reforça o conceito de que precisa ser feita uma ação

    Conclusão e intervenção: Conclusão bem feita pois foi proposto ações possíveis mediante a sociedade para uma melhora na ansiedade

    C1:200: poucos desvios gramaticais
    C2: 160: mostra que domina a norma culta da língua Portuguesa
    C3: 160: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    C4: 160 Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
    C5:200 Mostra que tem diversidade cultural quando faz citações do texto enriquecendo seu texto
    Total:880

    Conclusão: Gostei muito do repertório de palavras utilizadas no seu texto, como as alusões citadas para enriquecer seu texto e dar maior profundidade aos argumentos apresentados, apenas atentar-se na separação dos parágrafos para compressão melhor do texto.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.