Mestre

Os desafios no combate à ansiedade na sociedade contemporânea

  • 1

Ao longo do processo da evolução social, as taxas de transtornos mentais vem tomando espaço no atual cenário. Suas causas são diversas e variam de individuo para individuo. A ansiedade, nota-se, na contemporaneidade, é um dos transtornos mais comuns e ficando assim, necessário uma análise dessa conjuntura.

É relevante, primeiramente, ressaltar que de acordo com a OMS, Organização Mundial da Saúde, cerca de 10% dos brasileiros sofrem de ansiedade, entretanto poucos procuram tratamento. O tabu em cima do tema, e o mesmo sendo abordado como frescura e besteira, influencia negativamente o assunto dentro de casa e na escola, comprometendo a sua importância na sociedade e sua problemática na atualidade. 

Nesse contexto, percebe-se também, a relutância em tomar os medicamentos. O medo dos efeitos colaterais, do vício e o uso dos remédios sem a prescrição aumentam o desafio de tratar a ansiedade como doença. Para a psicóloga Rosely Sayão, formada na PUC de Campinas, esse tipo de comportamento apaga a pessoa por trás dos problemas. Dessa forma, essa perspectiva desafiadora demanda a adoção de medidas eficientes a fim de garantir uma melhoria social.

Em síntese, pode-se perceber a relevância do assunto. Para mudar a situação é necessário que o MEC mude os planos educacionais nas áreas das ciências humanas, usufruindo de palestras, debates e trabalhos que envolvem a família, visando ampliar o contato com o tema. Nessa lógica é imperativo que o Ministério da Economia junto ao Ministério da Saúde destinem verbas para a abordagem do assunto por meio de panfletos em postos de saúde. Dessa forma, a reversão do problema é possível, deixando um ambiente estável. 

 

Se possível, deem a nota baseada nas competências.

Compartilhar

2 Correções

  1. A sua citação chamou bastante a minha atenção, a forma que você usou para relacionar o tema com a citação foi algo bastante inteligente, tudo bem que há alguns erros ali e aqui, mas são pouquíssimos, continue praticando e chegará a melhor forma possível de citação, a forma que você mostrou entender do assunto e que você usou para mostrar os problemas nele foi essencial na sua redação. A parte que você citou a OMS foi uma das que mais chamou a minha atenção, o jeito que você usa os dados a seu favor para deixar a sua redação melhor, é outro ponto em que você tem experiência, mas, previna-se de qualquer erro e para não haver mais erros é só continuar praticando e irá tirar uma nota ótima em qualquer avaliação que fizer. Gostei bastante da sua proposta de intervenção você usou bem as palavras e conseguiu solucionar os problemas demonstrados no seu texto.

    • 1
  2. Você escreveu bem, seu posicionamento ficou marcado na introdução, tu foi coerente sem se perder do tema, usou variedade de conectivos e pontuou nas competências, tem bagagem sociocultural, só faço uma observação ser um texto de 30 linhas, os desenvolvimentos devem ter o mesmo tamanho. Você seguiu os critérios exigidos para a redação do enem:
    Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
    Não darei uma nota por não ser apta à isso. Continue assim ! Também aceito algumas dicas, gostaria que você avaliasse minha última redação, entra no meu perfil.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.