Iniciante

Os desafios no combate à ansiedade.

  • 0

Diferentemente do que uma parte da população acredita, a ansiedade é um sentimento normal à espécie humana, porém o seu excesso torna-se uma doença, o chamado transtorno de ansiedade, o qual afeta 18 milhões de brasileiros, segundo a OMS. Esse transtorno engloba outros, como a fobia social e ataques de pânico. Portanto, a ansiedade de forma demasiada apresenta-se como um problema para o corpo social. Todavia, o combate a essa tribulação enfrenta alguns desafios, como a exorbitante autocobrança das pessoas e a falta de busca por ajuda médica.

Por conta do alto grau de competição em campos como o mercado de trabalho ou âmbito estudantil, a ansiedade eleva-se, já que a autocobrança está constantemente presente. Como mostra um estudo realizado na Universidade Católica de Campinas, cerca de 33% dos estudantes apresentam algum tipo de ansiedade severa, geralmente citada como “ansiedade de provas”, por Seymour Sarason, reputado psicólogo. Dessarte, a população, infelizmente, acostuma-se aos fortes sintomas da ansiedade e não busca tratamento, pois há uma normalização desse fenômeno, fortificada pela competitividade.

Logo, por causa dessa normalização, o negacionismo relacionado à busca de ajuda médica torna-se um importante obstáculo ao confrontamento da ansiedade, principalmente em um contexto no qual a internet é presente. De acordo com a revista Veja, as pesquisas no Google sobre “crises de ansiedade” aumentaram 5000%, em 2020, no território brasileiro. Demonstrando, assim, o lastimável costume do autodiagnóstico feito pelos cidadãos, por meio da internet, que permite um afastamento da procura por profissionais, impedindo um tratamento adequado e eficiente do quadro da ansiedade.

Então, para que esses desafios sejam superados, é necessário que o Ministério da Saúde e o da Educação criem um programa nacional de saúde mental. Esses são órgãos responsáveis pelas ações de promoção da saúde individual e coletiva, e pela extensão da pesquisa universitária, respectivamente. Desse modo, por meio dos estudantes das universidades públicas, a população, incluindo os próprios estudantes, será atendida de forma gratuita por esse programa. A fim de proporcionar uma ajuda de forma acessível, ele servirá, também, como incentivo à busca por tratamento. À vista disso, os desafios no combate à ansiedade serão diminuídos.

Compartilhar

3 Correções

  1. olá,
    a tua redação está boa, mas tem uns errinhos gramaticais e de pontuação, se atenta um pouco mais a isso.
    o teu repertório está ótimo e bem destrinchado no desenvolvimento, só que a introdução está mais parecendo um desenvolvimento que uma introdução propriamente dita.
    detalha mais um pouquinho a proposta de intervenção, ok?
    no geral, está ótima, daria uma média de 880-900.

    • 0
  2. A redação abordou bem o tema, os parágrafos ficaram bem desenvolvidos, usou vários conectivos que ajudam a ligar as ideias umas as outras.
    A conclusão está boa também, acho que poderia detalhar um pouco mais a proposta de intervenção mas ainda dá para entender o que você quis dizer.
    O restante do texto ficou bem completo, continue assim.

    • 0
  3. A redação está muito boa, o que eu pontuaria nela são os erros gramaticas e de sentido da frase, que está presente no primeiro paragrafo. Os repertórios estão muito vem utilizados, o texto está dentro dos limites de uma dissertação-argumentativa, o tema foi bem compreendido, é coeso e coerente e apresenta uma detalhada proposta de intervenção. Parabéns!!!!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.