Os desafios na alfabetização infantil no Brasil – Se puder adicionar notas seguido o modelo Enem, eu agradeço

  • 2

      “No meio do caminho tinha uma pedra”.  O trecho da canção do cronista brasileiro Drummond de Andrade, faz referência a um obstáculo em um trajeto. De maneira análoga,  tal conjuntura é observada na sociedade brasileira ao se analisar os desafios da alfabetização infantil no Brasil, que é um problema agravado pela displicência governamental e é tido como um obstáculo atualmente. Desse modo, constata-se um impacto motivado não só pela ineficiência estatal, mas também pela lacuna educacional.

Em primeiro lugar, a negligência do governo é um agravante do revés. Nesse sentindo, segundo o escritor Oscar Wilde “a insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação”. Sob esse viés, a premissa sobre a dita se aplica ao contexto nacional, pois, mesmo com a evidente insatisfação populacional, o Estado age indiferentemente perante a situação. Dessa forma,  devido a uma falha nas autoridades, a problemática se perdura no país.

Ademais, a má formação educacional é outro fator que perpetua o revés. Sob essa perspectiva,  conforme o pedagogo Paulo Freire, quando a educação não é libertadora,  o sonho do oprimido é ser opressor. Nessa óptica, a educação,  a qual tem o papel de disseminar o conhecimento, acaba não cumprindo seu objetivo,  o que ocasiona um aumento nos índices de analfabetismo no país. Logo, o setor educacional tem interferência interna na manutenção do entrave.

Portanto,  faz-se imprescindível a tomada de medidas resolutivas quanto ao entrave. Para isso, compete ao Ministério da Educação, responsável por organizar o ensino brasileiro,  o aprimoramento das técnicas de ensino nos primeiros anos escolares, por meio do aumento de verbas nesse setor. Tal ação terá como objetivo aumentar a qualidade da alfabetização no Brasil, é consequentemente retirar a “pedra do caminho” citada por Drummond.

Compartilhar

3 Correções

  1. Oi, bom dia! Não sou especialista mas vou tentar corrigir sua redação.

    🔶 Introdução: achei seu repertório criativo, porém a construção dele poderia ter sido melhor, para ficar menos confuso ou jogado no texto. Por exemplo: Drummond de Andrade, um cronista brasileiro, no trecho da canção “No meio do caminho tinha uma pedra”, faz referência a um obstáculo em um trajeto.

    🔶 D1: parágrafo fraco, seu repertório não se encaixou no seu argumento. Tipo, você não explicou como se dá a “insatisfação do povo” prevista por Oscar Wilde e nem o progresso que isso estaria gerando, ou como se dá a negligência do governo. Para o argumento do “negligência estatal” é interessante citar os filósofos contratualistas, nesse caso especialmente o Rousseau, que acredita ser uma obrigação do Estado fornecer educação.
    🔺 “governo” (linha 1), muito vago. Substitua por: Governo Federal, máquina pública, poder público, Estado, governamental, estatal, etc
    🔺 “Nesse sentindo” (linha 2), cuidado com erros de digitação, na hora de corrigir, as pessoas descontam pontos como se fossem erros de gramática.

    🔶 D2: novamente, um parágrafo fraco onde o repertório não faz sentido nenhum. Lembre de não usar repertórios só para “encher linguiça” e conseguir pontos na C2, porque isso acaba tirando pontos na C3. Traga referências que contribuam para o tema e para sua argumentação.
    🔺 Tópico frasal (linha 1,2), a má formação educacional não é o revés em si, já que estamos falando de analfabetização?

    🔶 Conclusão: apesar do parágrafo estar bem construído e contando com os 5 elementos (ação, agente, meio, detalhamento e finalidade), sua proposta de intervenção é fraca, previsível e não resolveu o problema. Além disso, seu detalhamento (“responsável por organizar o ensino brasileiro”) deixou a desejar. No seu lugar, eu sugeriria o aumento da carga horária de português para os primeiros anos do fundamental, aumento de verba para creches públicas que também auxiliam no processo de alfabetização e até a disponibilização de alguns professores particulares pelo Estado, para as crianças com maiores dificuldades.

    🔶 Geral: você demonstra dominar a estrutura de texto dissertativo-argumentativo do Enem e ter um bom vocabulário e gramática. Entretanto, sinto que falta desenvolvimento e o uso adequado de repertórios.

    🔶 Nota
    – C1: 180
    – C2: 120
    – C3: 120
    – C4: 180
    – C5: 180
    🔹 Total: 780

    ~ Boa sorte e desculpa qualquer coisa. Não esquece de se inscrever amanhã! 🌸

    • 1
  2. Olá!
    Irei corrigir sua redação de acordo com os meus conhecimentos, por isso, perdoe-me qualquer equívoco.

    PARÁGRAFO 1

    Faltou conectivo para ligar o trecho. Eu aconselho que, no lugar desse ponto, após a citação do trecho, coloque uma vírgula, ficará mais harmonioso assim.
    Não há vírgula após o nome do autor, nesse caso.

    PARÁGRAFO 2

    “segundo o escritor Oscar Wilde,”. Tem uma vírgula depois do nome do escritor.
    Eu aconselho trazer algum dado para enriquecer seu argumento, uma vez que o repertório, por si só, não trouxe a devida veracidade ao seu texto.

    PARÁGRAFO 3

    Por que a educação não está cumprindo seu objetivo?
    A conclusão do seu parágrafo ficou meio solta, pois seus argumentos e ponto de vista não ficaram muito claros.

    PARAGRÁFO 4

    “e, consequentemente,”
    Use verbos para deixar a ação clara. Aconselho detalhar mais de um elemento. Também detalho o agente nas minhas redações, mas é sempre bom garantir algo a mais. Você pode fazer isso por meio de duplas finalidades.

    NOTAS:
    C1: 160
    C2: 160
    C3: 120
    C4: 120
    C5: 200
    TOTAL: 760

    • 1
  3. Os desafios na alfabetização infantil no Brasil
    _________
    “No meio do caminho tinha uma pedra”. O trecho da canção do cronista brasileiro Drummond de Andrade,[1] faz referência a um obstáculo em um trajeto. De maneira análoga, tal conjuntura é observada na sociedade brasileira ao se analisar os desafios da alfabetização infantil no Brasil, que é um problema agravado pela displicência governamental e é tido como um obstáculo atualmente. Desse modo, constata-se um impacto motivado não só pela ineficiência estatal, mas também pela lacuna educacional.
    ———————————————————————–
    [1]= sem vírgula
    ———————————————————————–
    [1]Em primeiro lugar, a negligência do governo é um agravante do revés. Nesse sentindo, segundo o escritor Oscar Wilde [2] “a insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação”. Sob esse viés, a premissa sobre a dita se aplica ao contexto nacional, pois, mesmo com a evidente insatisfação populacional, o Estado age indiferentemente perante a situação. Dessa forma, devido a uma falha nas autoridades, a problemática se perdura no país.
    ———————————————————————–
    [1]= a correção do Enem não aceita “em primeiro lugar” como conectivo apesar de alguns sites a contradizer, use “Nesse contexto”
    ———————————————————————–
    Ademais, a má formação educacional é outro fator que perpetua o revés. Sob essa perspectiva, conforme o pedagogo Paulo Freire, quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser opressor. Nessa óptica, a educação, a qual tem o papel de disseminar o conhecimento, acaba não cumprindo seu objetivo, o que ocasiona um aumento nos índices de analfabetismo no país. Logo, o setor educacional tem interferência interna na manutenção do entrave.
    ———————————————————————–
    Sem erros
    ———————————————————————–
    Portanto, faz-se imprescindível a tomada de medidas resolutivas quanto ao [1]entrave. Para isso, compete ao Ministério da Educação, responsável por organizar o ensino brasileiro, o aprimoramento das técnicas de ensino nos primeiros anos escolares, por meio do aumento de verbas nesse setor. Tal ação terá como objetivo aumentar a qualidade da alfabetização no Brasil, [2]é consequentemente retirar a “pedra do caminho” citada por Drummond.
    ———————————————————————–
    [1]= repetição de palavra
    [2]= e
    |||||||||||||||||
    Competência 1- 200
    Competência 2- 160
    Competência 3- 120
    Competência 4- 160
    Competência 5- 160
    Nota: 800
    |||||||||||||||||
    * Na conclusão tem um detalhe importante a de salientar, a ação, elemento da conclusão, é uma frase abstrata, por exemplo: “o MEC deve evitar o analfabetismo”. No entanto, deve ser bem detalhada também para ser considerada. Ao mesmo tempo, sua proposta tem o detalhamento do agente, mas é difícil para alguns corretores considerarem por, às vezes, ser muito simples, apesar de uma redação nota mil já ter tirado 200 numa proposta detalhando o agente, mas o Enem cada vez mais está sendo mais criterioso na correção das redações, antes tinham mais de 100 redações notas mil, agora 20 é raridade. Eu, particularmente, não considero o detalhamento do agente a não ser que mostre algo “diferente”. Pq imagine, chega lá a pessoa coloca: o Ministério da Educação, responsável pela educação,… Entende? pq se não a proposta fica vaga… como que essas verbas vão ser aumentadas? Ent coloque o agente, a ação abstrata, o meio concreto, o qual vai fazer tal tal tal e a finalidade que não seja igual à ação, isso é importante.
    * Observe suas citações, você explica elas, mas a última você não explica a parte do “opressor”. Diga que, como consequência, surgem maior criminalidade, explicando a citação.
    * Quanto à C3, observe que vc só fez citações, explique o seu ponto de vista também, por isso eu vou te passar essa fórmula do desenvolvimento, apesar de não ser regra, pq se for vai ser difícil alcançar nota máxima, pois é preciso ter dinamismo, aplicar ao tema duas ideias e fazer contrapontos, observações pertinentes, enfim, mas está aqui:

    Fórmula do desenvolvimento:

    _Nesse contexto + Tese
    _Nesse viés + Citação + explicação da citação
    _ Apesar disso/Nessa veia (vai depender do contexto) + Órgão culpado (Estado, escola, sociedade, empresas privadas, família…) + o que não faz + uma vez que + o que permite…
    _Como consequência + devido a o que

    Fique à vontade para usar, mas lembre-se que a parte do órgão para culpar varia. Veja redações nota mil para entender melhor

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.