ᅠᅠᅠEm 2019, a NASA emite um alerta ao início de uma nova era, em que os recursos não-renováveis do meio ambiente estão no fim. Diante disso, há uma analogia aos combustíveis fosseis no Brasil, pois desde da Revolução Industrial se usa esse tipo de material de forma abusiva. Dessa forma, é preocupante como a utilização desordenada desse recurso seja causada pela negligência governamental e como consequência, o aquecimento global.
ᅠᅠᅠSendo assim, os desafios impostos pelo uso abusivo de combustíveis fósseis, são necessários de análise a uma das causas do problema que é a negligência governamental. Afinal, mesmo com entidades capazes de buscarem formas de produzirem energia sem a necessidade do recurso não-renovável, ainda há uma insistência na utilização dessa fonte. Prova disso, é o argumento de Bauman das instituições zumbis, uma vez que as organizações não cumprem seus papéis e enquanto são apenas um nome na sociedade, esse problema permanecerá.
ᅠᅠᅠAlém disso, há consequências que são persistentes diante da causa, uma delas é o aquecimento global. Já que, quanto mais o uso de combustível fóssil, mais se dá os piores efeitos da mudança climática. Congruente a essa ideia, vê-se o movimento dos cientistas em 2022, a qual milhares deles alertavam o perigo do aumento do aquecimento global pelo uso excessivo de diversos recursos não-renováveis, assim como o problema que enfrentamos no Brasil.
ᅠᅠᅠPortanto, com o uso abusivo de combustíveis fósseis no Brasil, é preciso que o Ministério do Meio Ambiente – órgão responsável por proteger e amazenar a natureza do país – promova conferências nacionais para a aprovação do poder executivoe legislativo. Por meio de debates, com entidades estaduais e federais, sobre formas de produzir energia sem a utilização do recurso limitado. Tal finalidade será para investir em infraestrutura em prol de enfrentar os desafios impostos pela maneira desordenada e do clima da nossa pátria amada.
Alixo
COMPETÊNCIA 1
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
COMPETÊNCIA 2
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
COMPETÊNCIA 3
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
COMPETÊNCIA 4
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
COMPETÊNCIA 5
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.