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Os desafios enfrentados pelas mulheres na luta pela igualdade de gêneros

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Pode corrigir sem dó kkkk

 

A Declaração Universal do Direitos Humanos promulgada em 1948, garante direitos igualitários para todo e qualquer indivíduo. No entanto, a atual realidade feminina remonta outra coisa. Ainda na luta, muita mulheres persistem na procura pela igualdade. Por isso, nota-se a necessidade de discutir acerca dos desafios enfrentados pelas mulheres na busca da igualdade de gênero.

A priori, destaca-se o machismo como principal inimigo feminino ao baseia-se na crença da inferioridade feminina. Segundo o mesmo, mulheres não seriam iguais aos homens e por isso deveriam ocupar seu “devido lugar” na sociedade. De acordo com tal pensamento, vale salientar o posicionamento da filosofa francesa Simone Beauvoir, que em sua obra “O segundo sexo”, afirma que o essencialismo teria designado a mulher sua essência feminina, cujo esta seria inferior aos homens de forma predestinada. De certo, praticado por séculos, tal ideal de inferioridade continua enraizado na cabeça de muitos, não só isso, mostra como o machismo é algo estrutural.

Simultaneamente, nota-se a falta de conhecimento como o segundo maior aliado. O pensamento equivocado a respeito de ideias feministas trazem consigo o ideal de supremacia feminina. Esta falsa premissa afasta indivíduos que poderiam ser de grande valia para o movimento. Constata-se, então, que a educação é primordial para as grandes mudanças sociais, assim como sugere a fala do filósofo Immanuel Kant ” O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.”

Em suma, medidas são necessárias para resolver tal impasse. Inicialmente, o Ministério da Educação em parceria com Ong’s (Organizações Não- Governamentais) que lutam pela igualdade de gênero, atuariam nas escolas através do projeto “igualdade sem gênero”, cujo intuito seria levar palestras e atividades didáticas que mostrassem aos jovens como todos são semelhantes, para assim promover um ambiente justo. Assim, uma parte da mudança se iniciaria pela educação. Ademais, para combater os casos de preconceito e ataques a mulheres por serem o que são, cabe ao Poder Legislativo e Judiciário atuar na criação e execução de leis de proteção a Mulher, oferecendo assim mais segurança no trabalho, na rua e em qualquer outra área da vida. Assim, a passos lentos, os desafios enfrentados pelas mulheres seriam reduzidos até a tão justa igualdade.

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2 Correções

  1. Olá Maria do Carmo, tudo bem? Já que vc autorizou, irei corrigir sem dó KKKKK
    *Na introdução vc iniciou com uma Outra Área do Conhecimento (OAC) usando a declaração dos direitos humanos, problematizou e apresentou o tema. Entretanto achei que sua tese não ficou explícita, pois vc não apresentou seus dois argumentos (machismo e falta de conhecimento.). Roteiro pra uma introdução ideal: contextualize (de preferência com uma OAC); problematize; deixe sua tese explícita. Sugiro que faça isso pois a tese explícita é fundamental para a competência 2.
    *No D1 vc argumentou bem, trouxe uma OAC muito pertinente para o assunto (Simone de Beauvoir). Algumas objeções: NUNCA USE A PALAVRA “COISA”, pq “coisa” significa muita coisa KKKK então evite e sempre use palavras mais precisas. Achei que vc não explicou a parte do “devido lugar”, às vezes pode parecer óbvio para vc mas mts vezes n é, então se atente a isso. A mesma situação em “essencialismo”. O ideal é que vc faça uma breve explicação sobre conceitos “velados” ou subentendidos.
    *No D2 achei sua argumentação um tanto vaga. E eu sei que pode parecer implicância, mas cuidado com referências “clichês”, como a do Kant. Desde de 2018 a banca corretora começou a analisar nas redações a “marca de autoria”, e no uso de referências muito clichês o corretor pode entender como sinal de inautenticidade e penalizar sua redação, por isso mt cuidado.
    *Na Pi encontrei os 5 elementos (Agente, detalhamento, meio, ação e objetivo). Contudo foi difícil achar o “meio”. Sugiro que vc use expressões que deixe claro o meio, como: por meio de; por intermédio de: mediante; etc.
    notas:
    C 1: 160 (achei mais de dois desvios gramaticais: falta de acento em “filosofa”; no lugar de “baseia-se” deveria ser “basear-se”; erro de vírgula.)
    C 2: 160 (falta de uma tese explícita)
    C 3: 160 (argumentação vaga no D2)
    C 4: 200 (excelente uso dos conectivos)
    C 5: 200 (contém os 5 elementos)
    total: 880
    Fui rigoroso como vc pediu KKKK mas msm assim ótima nota, parabéns. Percebo que vc argumenta mt bem e tem tudo pra tirar uma nota melhor q essa no enem. Desculpa a prolixidade e parabéns pelo texto.

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  2. Boa noite Maria Do Carmo! 1. Introdução: A sua tese não está explícita e não apresenta 2 argumentos (que serão desenvolvidos nos desenvolvimentos). Além disso, a palavra “remonta” dá o sentido de erguer/elevar, logo, não se aplica na frase. Sugiro que seus repertórios seja colocados entre aspas, para que a estrutura textual fique melhor separada em relação aos argumentos/repertórios, logo, “Declaração Universal do (dos) Direitos Humanos”. “muita mulheres” -> erro gramatical, acredito que seja na digitação, mas perde pontos, sugiro que revise as redações.
    2. Desenvolvimento 1: “ao baseia-se” – outro erro gramatical. A frase “mulheres não seriam iguais ” – mulheres não são iguais, visto que, o erro é presente e não futuro do pretérito. Na frase “teria designado a mulher sua essência feminina” o artigo a apresenta crase. Palavras repetidas de forma próxima: “seria inferior” e ” ideal de inferioridade” (mesmo de forma conjugada é classificada de tal forma), “inimigo feminino” e “inferioridade feminina”. Ademais, gostei da argumentação.
    3. Desenvolvimento 2: ” Esta falsa premissa afasta indivíduos que poderiam ser de grande valia para o movimento” – quais indivíduos? Gostei da argumentação, porém, observa-se que o tema é acerca dos “desafios enfrentados pelas mulheres”, logo, isso não foi citado em nenhum parágrafo, em seus dois desenvolvimentos foi abordado apenas frutos do problema, e não é errado fazer desta forma, porém, no caso, o tema se desdobra acerca dos desafios que as mulheres enfrentam, então acredito que você deveria ter falado sobre estes, tais como dificuldades no mercado de trabalho, desigualdades no futebol, desigualdade de salário, entre outros.
    4. Conclusão: “atuariam nas escolas” – olha, percebi ao longo da redação algumas palavras que apresentam o futuro do pretérito, por exemplo: seriam, deveriam, atuariam. Não devem ser utilizadas, principalmente na conclusão, que deve ser objetiva, logo, eles “devem atuar nas escolas”. Como sua redação não apresenta uma tese explícita, você se confundiu na parte de resolver os problemas, pois é justamente os problemas da tese que devem ser resolvidos. Sua proposta apresenta os agentes, os modos, apenas a primeira solução está detalhada (dessa forma, não conta, pois ambas devem estar) e a finalidade. Logo, não apresentam o meio e o detalhamento (mesmo que uma apresente). Contudo, lembre-se que a conclusão é o reflexo da tese, e sem ela, seu texto perde a estrutura.
    Logo, Competência 1 – 80 (erros gramaticais apresentados + futuro do pretérito).
    Competência 2 – 160 (você não compreendeu totalmente o tema acerca dos desafios enfrentados).
    Competência 3 – 160 (a organização do texto, em relação aos parágrafos, não está boa).
    Competência 4 – 200 (boa utilização de conectivos).
    Competência 5 – 80 (falta de meio + detalhamento + não relaciona com a tese (pois esta não está explícita).
    Total: 680 pontos.
    Essas foram minhas sugestões, espero que você as utilize e que suas redações melhorem cada vez mais!

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