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OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA – CORRIGIR, POR FAVOR, DIANTE DOS CRITÉRIOS EXIGIDOS PELO ENEM

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O drama americano “Titanic”, baseado em fatos reais, retrata, dentre tantas problemáticas, as diferenças das classes sociais do naufrágio RMS Titanic, nas quais os residentes do fundo eram a classe mais baixa da embarcação. Diante disso, após a colisão do navio com o “iceberg”, a entrada de água concentrou-se, à princípio, nas partes profundas, atingindo diretamente os mais pobres, enquanto a classe alta desembarcava em busca de vida. Conforme a realidade do naufrágio, é pertinente relaciona-la aos desafios enfrentados pelas pessoas carentes em busca da educação nos tempos de pandemia, pois são os principais afetados, através da optação do Ensino à Distância (EAD) pelas instituições educacionais, além disso, com o fechamento provisório das escolas de Ensino Fundamental, os pais exerceram o papel dos professores, prática que arrisca a formação essencial das crianças.

Primeiramente, é válido destacar que as medidas provisórias EAD, promovidas pelas instituições educacionais, em tempos pandêmicos são inviáveis, pois limitam esse ensino à um grupo de pessoas com acesso à web e a aparelhos digitais. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (UNESCO) cerca de 40% dos estudantes não têm internet em casa. Em razão disso, pode-se pensar em alternativas como livros didáticos para beneficiar essa porcentagem impedida de acompanhar as aulas online, mas também não há garantia de que seja uma solução viável, pelo fato de as escolas públicas fazerem apenas um empréstimo desses materiais, exigindo a devolução ao fim do ano letivo. Por isso, jovens que ainda não finalizaram o Ensino Médio estarão impedidos de consultar os conteúdos completos para prestar vestibulares e os concluintes não poderão aprofundar e/ou revisar os conhecimentos, comprometendo sua aprovação.

Posteriormente, faz-se pertinente enfatizar que as crianças também são vítimas da triste situação pandêmica, pelo fato de não estarem sendo guiados pelos profissionais da área. Certamente o ensino domiciliar vem acompanhado de diversos entraves como a incompreensão dos responsáveis sobre o conteúdo a ser aplicado, falta de uma didática para fácil compreensão do aprendiz, impaciência, entre outros aspectos, os quais impedem o sucesso da didatologia básica. Logo, as práticas conteudistas aplicadas pelos especialistas em pedagogia são essenciais para o desenvolvimento lógico e crítico – fundamental  nos anos seguintes – além do incentivo desde o princípio da vida, oferecido pela escola, à condutas de respeito, altruísmo e empatia, afinal, de acordo com o excelentíssimo filósofo Pitágoras, educa-se as crianças para não ser necessário castigar os homens.

Portanto, são necessárias ações que promovam a remediação do caso. Cabe ao Ministério da Educação (MEC) inovar e criar algumas soluções como programas de aulas, não só online, mas também por meio das televisões e rádios – para o meio infantil, conteúdos divertidos e instrutivos – abrangendo essa oportunidade de aprendizagem a todos. Ademais, instruções pedagógicas para os responsáveis saberem lidar com as disciplinas em domicílio, por meio de cartazes educativos, nas redes sociais e em ambientes públicos. Assim, todos os estudantes poderão desfrutar do privilégio à educação, independente da faixa etária, restringindo a situação da desigualdade social à obra parcialmente real do Titanic.

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3 Correções

  1. C1 160
    C2 200
    C3 160
    C4 200
    C5 200
    Nota total 920. Eliza, parabéns sua redação tá ótima, entretanto tenta destacar mais tua marca de autoria, o que conta ponto na competência 3. A C2 julga o repertório sociocultural, e vc demonstra isso bem, usando na introdução, d1 e d2. A C4 é os conectivos, ela é a mais tranquila. A C5 você citou os cinco agentes. Um dos fatores que fez vc perdeu ponto na C1 foi a crase. Vc usou crase em palavras masculinos, por exemplo, na sua introdução “à princípio” a princípio é uma palavra masculino, portanto não usa crase! Toma cuidado isso perde muito ponto.

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  2. C1: 160
    C2: 180
    C3: 160
    C4: 180
    C5: 200
    Só alguns pontos tenha cuidado, sempre veja algo mais relacionado a nossa realidade do Brasil, raramente o enem abrange o mundo… E outro ponto ” em busca de vida” esta mais relacionado a exploração biológica, tente usar “tentando salvar-se” opte pelo simples no enem que ajuda muito o corretor.

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  3. Eu gostei da sua redação!
    Muito formal e coerente
    Organizada e bem estruturada
    Também bem adequada ao tema proposto
    Mas há alguns erros gramaticas
    Porém não são muitos
    Parabéns
    Não sou tão crítica assim
    Sua red ficaria entre 700 a 800 pontos
    Sua contextualização
    ficou muito boa mesmo e sua tese esta bem destacada
    Bons estudos

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