Segundo a Constituição Federal de 1988, todo cidadão tem direito à família e ao bem-estar social. No entanto, a adoção no Brasil enfrenta desafios que impedem que essas garantias sejam constatadas, de fato, na prática. Logo, cabe analisar esse impasse ligado tanto ao preconceito quanto à ineficiência do Governo.
A princípio, na série “Grey’s Anatomy” é abordado o desejo do casal Meredith e Derek em criar uma menina africana, já que eles são incapazes de ter filhos biológicos. Fora da ficção, o que se observa é a presença da visão preconceituosa, haja vista que diversas famílias preferem adotar crianças brancas, por considerarem essa cor de pele superior. Nessa ótica, é inaceitável que em um Estado dito democrático, haja tanta desigualdade, não permitindo o processo adotivo de forma igualitária.
Outrossim, conforme Aristóteles, filósofo grego, “o papel da política é promover o bem-estar social”. Todavia, o que se nota é a negligência governamental diante da forte burocracia para adoção no país, principalmente quando se trata de casais homoafetivos. Com efeito, há o crescimento do nível de desistência ligado a esse procedimento, o que culmina na perpetuação da orfandade e a lotação de orfanatos.
Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para alterar esse cenário. Destarte, o Ministério da Educação deve promover projetos elucidativos a respeito da importância dessa temática, por meio de palestras e campanhas que serão veiculadas nos meios midiáticos, por exemplo, na televisão. Essa ação terá intuito de romper estigmas sociais, como o preconceito, e incentivar a população a não desistir de adotar, devido ao mecanismo burocrático. Assim sendo, os cidadãos mais novos vão usufruir dos seus direitos constitucionais.
Nicoli
Uau, que redação boa.
Segue um roteiro e você demonstra domínio da estrutura.
Teve clareza e você argumentou bem.
Uma sugestão é trocar o conectivo destarte porque não são todos os avaliadores que gostam por serem poucos usuais.
A proposta tem os 5 elementos e você deixou cíclico.
Continue praticando, adorei o tema escolhido.
Não sou apta a dar nota, mas a sua seria alta.
Avalie meu comentário.
Eu gostei muito da sua redação, está ótima. Parabéns!!!!
Você contextualizou muito bem na introdução, problematizou o tema corretamente e de forma coerente. Seus desenvolvimentos ficaram completos e muito bem argumentados, com citações, garantindo sua nota máxima na competência 2. Sua conclusão também foi boa, muito clara e específica, com os 5 critérios que precisam ter. Na minha opinião sua nota seria de 900 a 960.
diegols
Nossa, que redação excelente.. Tudo muito bom, introdução, argumentos, e conclusão. Soube usar as palavras nos lugares corretos, e mostrou um repertório diversificado.
Nada a comentar. Você seguiu praticamente todos os 5 critérios do ENEM, e sua nota com certeza seria altissima.
Sinceramente, parabéns!
Lidialimas
Olá
Gostei bastante de sua redação.
Seus argumentos são bons, sua estrutura ficou bem definida e com clareza.
Usou conectivos diferenciados com informações e alusão histórica, seja na introdução como nos desenv.
Sua conclusão talvez precise de uma melhorada pois deu a entender que teve outra proposta de intervençao sendo que seria a explicação da sua finalidade.
Mas enfim, ta tudo muito bom e com certeza sua nota seria alta com essa redação.
Parabéns
IasminOliveira0809
Sua redação está excelente. Usou três repertórios (A Constituição Federal, a série e a frase) e isso é muito importante.
É digna de uma nota muito alta, continue assim. No entanto, acho que você poderia ser mais criativo com a conclusão, afinal, nem todos têm acesso a tv.
1. 200
2. 200
3. 200
4. 200
5. 160
Total: 960.