Os desafios em relação à adoção tardia no Brasil

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A obra expressionista”O grito”do pintor Edvard Munch expressa um sentimento de inquietude,agonia e um mundo totalmente incerto.Fora da obra,na sociedade contemporânea brasileira, há muitos obstáculos para que crianças e adolescentes acima de sete anos sejam adotados.Esssa problemática persiste devido a insegurança dos pais e pela negligência governamental.

Diante desse cenário,vale ressaltar que muitas famílias até querem adotar crianças mais velhas,porém por receio das histórias passadas,fatores genéticos e a criança já está mais desenvolvida,desistem da sua ideia inicial e consequentemente aumenta os dados estatísticos de indivíduos que continuam vivendo em abrigo até chegar na maior idade.No Brasil até tem uma lei que dá o direito das crianças e adolescentes serem educados no seio familiar,mas como o jornalista Gilberto Dimenstein fala na sua matéria chamada “Cidadão de Papel” as leis só são citadas na teoria,e não há prática.Assim muitos indivíduos joviais ficam receiosos e pensam que nunca vão ter uma convivência com uma família.

Outrossim as negligências do governo influência muito na problemática dos desafios de adotar um ser na idade mais avançada,pois acontecem situações que os pais adotantes e as crianças/adolescentes querem,mas infelizmente o estado demora muito para aprovar,e todos ficam chateados,pais que querem ter filhos já descartam essa possibilidade por demorar muito e indivíduos menores de idade que querem ter um lar e pais,se conformam que o abrigo é o lugar mais estável e seguro que eles podem ter no momento,e isso se torna semelhante com a teoria de Hannah Arendt,pois ela acredita na “Banalidade do Mal” ou seja que a população se conformam e ficam alienados com os problemas sociais.
       Portanto,medidas são necessárias para amenizar essa problemática,sendo assim o ministério da educação deve planejar e elaborar palestras para incentivar todos a realizarem adoções tardias,citando que as crianças e adolescentes de qualquer idades são excelentes opções para adotar,e auxiliar no desenvolvimento integral,como também os ministérios responsáveis para aprovar adoções,agilizem,se estiver tudo certo nas documentações e em todos os testes,aprovem,para que os dados estatísticos nos abrigos sejam amenizados e assim as expressões da população não será semelhante a obra de Edvard Munch.

 

 

 

 

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2 Correções

  1. 1. “O grito” é um excelente repertório, mas não ficou clara a relação entre a obra citada e a problemática do texto.
    2. “e as crianças já estarem mais desenvolvidas”* “receosos”* “situações em que”*
    3. No D1, o trecho “No Brasil até tem uma lei…” parece desconexo do que foi dito anteriormente no mesmo parágrafo. Vale ressaltar que um parágrafo contém apenas uma ideia.
    4. Atenção para a concordância verbal: “as negligências do governo influenciaM”
    5. Estado, com E, refere-se ao conjunto de instituições que controlam o país. Já estado, com e, refere-se a unidades federativas (Bahia, São Paulo, etc.).
    6. No D2 e na conclusão, há uma falha na construção do período, sendo difícil entender o que você quis passar. Evite escrever períodos muito longos, pois você pode acabar se perdendo nas ideias. Além disso, evite a repetição de palavras (o uso de sinônimos torna a leitura menos cansativa).

    Boa sorte!

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  2. Pontuações e possíveis melhoras:

    INTRODUÇÃO:

    1. ”A obra expressionista ”O grito”, do pintor Edvard Munch, expressa um sentimento de inquietude,agonia e um mundo totalmente incerto.” —> As vírgulas para são colocadas para identificar o aposto explicativo (indica que há apenas um pintor para essa obra), sem vírgulas seria um aposto especificativo (como se tivesse mais de uma obra expressionista ”O grito” e essa, especificamente, é a do Edvard munch).

    2. Fora da obra,na sociedade contemporânea brasileira, há muitos obstáculos para que crianças e adolescentes acima de sete anos sejam adotados —> Sua tese é um pouco vaga, poderia complementar indicando exemplos desses obstáculos/causas/consequências que seriam retomadas nos desenvolvimentos. E qual a relação da pintura com esses obstáculos presentes na realidade brasileira? Obras expressionistas focam bastante em um olhar mais intimista do ser, você poderia ter relacionado com o sentimento de incerteza que diversas crianças e adolescentes inseridos nesse contexto de adoção passam e citado os obstáculos da realidade brasileira que impedem sua efetiva integração em um núcleo familiar. Outra alternativa seria procurar uma referência mais direcionada ao tema, existe diversos filmes que retratam isso, até mesmo Stuart Little (um filme bobinho, mas encaixa tranquilamente no tema).

    3. Esssa problemática persiste devido a insegurança dos pais e pela negligência governamental. —> Ótimos argumentos, mas tente iniciar o período com um conectivo (Nesse sentido, Dessa maneira, Desse modo, etc).

    DESENVOLVIMENTO 1

    1. Diante desse cenário,vale ressaltar que muitas famílias até querem adotar crianças mais velhas,porém por receio das histórias passadas,fatores genéticos e a criança já está mais desenvolvida,desistem da sua ideia inicial e consequentemente aumenta os dados estatísticos de indivíduos que continuam vivendo em abrigo até chegar na maior idade. —> Período muito longo e faltou o tópico frasal! ”querem” é um termo muito coloquial, troque por: apesar da preferência majoritária por crianças no período da primeira infância, muitas famílias que estão no processo de adoção DESEJAM acolher a parcela infanto-juvenil mais velha, contudo, preconceitos em relação a sua condição impedem que isso ocorra. Daí no próximo período você citaria os exemplos dados (fatores genéticos – acho que você quis dizer fatores patológicos (crianças portadores de alguma doença mental ou auto imune).

    2. No Brasil até tem uma lei que dá o direito das crianças e adolescentes serem educados no seio familiar,mas como o jornalista Gilberto Dimenstein fala na sua matéria chamada “Cidadão de Papel” as leis só são citadas na teoria,e não há prática.Assim muitos indivíduos joviais ficam receiosos e pensam que nunca vão ter uma convivência com uma família. —> Percebo que você tem uma boa orientação de como escrever o texto argumentativo, mas imagine que apesar de você ter que emitir sua opinião, o texto não é uma conversa casual. Evite termos (até tem, mas como o jornalista fala, e pensam). Qual é essa lei que determina o direito de ser educado em um seio familiar? Seria
    um elencado da Constituição? Constituição não é Código Civil. Caso você tenha se referido à Constituição não é necessário colocar o artigo, mas indique que nela há a determinação desse direito.

    DESENVOLVIMENTO 2

    1. Outrossim as negligências do governo influência muito na problemática dos desafios de adotar um ser na idade mais avançada,pois acontecem situações que os pais adotantes e as crianças/adolescentes querem,mas infelizmente o estado demora muito para aprovar,e todos ficam chateados,pais que querem ter filhos já descartam essa possibilidade por demorar muito e indivíduos menores de idade que querem ter um lar e pais,se conformam que o abrigo é o lugar mais estável e seguro que eles podem ter no momento,e isso se torna semelhante com a teoria de Hannah Arendt,pois ela acredita na “Banalidade do Mal” ou seja que a população se conformam e ficam alienados com os problemas sociais.

    **** Esse parágrafo tem vários probleminhas.
    Gramaticais: Concordância de negligências com influências. (você colocou influência no singular). Faltou vírgula após o conectivo ”Outrossim”. ”Na problemática dos desafios” mais uma vez você fez a concordância no singular. ”Infelizmente” é uma boa marca de opinião, mas faltou as vírgulas separando. ”estado” o certo seria ”Estado”.

    ”Ser na idade mais avançada” dessa forma parece que você está se referindo a um idoso e não a um adolescente.
    ”Pais adotantes e crianças querem, mas infelizmente o estado demora muito para aprovar,e todos ficam chateados,pais que querem ter filhos já descartam essa possibilidade por demorar muito. —> eles querem o que? vocês quis dizer que ambos estão aptos a formarem uma família, no entanto, os entraves e obstáculos do processo longo determinado pela burocracia do Estado induz a desistência dessa ação. Perceba que eu escrevi a mesma coisa, mas de uma maneira menos coloquial e não precisei de nenhuma palavra difícil para fazer isso. É questão de treino, sempre que estiver escrevendo pense que não é uma conversa, se coloque como uma escritora profissional que vai ter seu texto publicado e ”formate” na sua mente como transformaria uma frase simples em algo sucinto, mas bem elaborado.

    Outro erro que vejo é esse período enorme! e a referência cultural no final, como você vai ter certeza que sua referência a Hannah Arendt está completamente em concordância com o que você argumentou? Parece que foi apenas jogado no meio do texto e, além do mais, Banalidade do Mal não tem nada que relacione com adoção, geralmente esse princípio é usado para falar sobre violência ou atos de hostilidade que são normalizados na sociedade.

    CONCLUSÃO

    1. Ministério da Educação (Órgãos sempre iniciando com letra maiúscula).
    2. Elementos: Quem vai fazer: Ministério da Educação (ok)
    O que vai fazer: Planejar e elaborar palestras para incentivar todos a realizarem adoções tardias (ok, mas trocaria ”todos” por ”o conjuntos de pessoas que desejam adotar”.
    Como vai fazer: (não encontrei esse elemento)
    * ”citando que as crianças e adolescentes de qualquer idades são excelentes opções para adotar,e auxiliar no desenvolvimento integral” (Acho que isso não seria um meio, mas talvez um detalhamento do que a palestra abordaria, um meio seria integrar essas palestras em espaços onde esses adoantes estão presentes ou realizar campanhas informativas vinculadas na mídia). Mesmo assim esse possível detalhamento está redundante ”são excelentes opções para adotar” parece que você está falando de um produto que é uma excelente opção para comprar e não de uma pessoa, poderia ter trocado por ”abordando que a importância de adotar adolescentes e crianças sem preferências de idade, cor, gênero e e raça, a fim de sensibilizar a população e garantir a inserção desses indivíduos no núcleo familiar”

    Finalidade: para que os dados estatísticos nos abrigos sejam amenizados (trocaria por reduzidos, só se ameniza sintomas) e assim as expressões da população (população em geral? no caso seria das crianças) não será semelhante a obra de Edvard Munch. (ok)

    Em questão de nota eu acredito que ficaria em 620 – 700 devido aos erros na C1, C4, C5, C2 e C3 em uma correção pesada.

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