Os desafios dos transportes públicos no Brasil

  • 1

Na obra “Utopia” do escritor inglês Thomas More é retratada uma sociedade perfeita na qual o corpo Social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas.No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto que o autor emprega uma vez que os transportes públicos no Brasil apresentam barreiras as quais dificultam a concretização dos planos de More.Diante dessa perspectiva, destacam-se:a falta de segurança e a qualidade dos serviços oferecidos à população.
A princípio, deve-se ressaltar ausência de medidas governamentais para combater a falta de segurança no transporte público. Nesse sentido, o tecido social enfrentam situações nas quais pessoas vivem no seu cotidiano com a insegurança no transporte coletivo e também nos terminais de ônibus.Tais com: roubos,furtos e assédio sexual. Essa conjuntura, segundo filósofo John Locke,configura-se como uma violação do “contrato social”,já que o Estado não cumpre que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis ,como a segurança, o que é infelizmente evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a má qualidade dos serviços oferecidos à população como impulsionador do impasse. Nesse viés, o cenário ao adentrar em alguns ônibus, por exemplo, é riscado,assentos quebrados.outrossim, é o aumento excessivo da tarifa de ônibus sem contar com a pouca circulação de alguns veículos. Logo, é intolerável que esse cenário continue a perdurar.
Infere-se,portanto, a necessidade de combater esses obstáculos nos transportes públicos. Para isso governo federal, em parceria com o Ministério da infraestrutura, por meio de verbas públicas, devem investir em guardas municipais dentro dos ônibus e terminais ,além disso, deve ter uma maior circulação do transporte coletivo principalmente no horário de “pico”,a fim de que os usuários possam desfrutar de um serviço de qualidade e com segurança.

Compartilhar

3 Correções

  1. Oi, Victoria! :)

    INTRO
    -> o termo “do escritor inglês Thomas More” deve estar isolado entre vírgulas, pois se trata se aposto
    -> ausência de virgula após “sociedade perfeita” se o pronome relativo estiver explicando algo sobre o termo antecedente, deve vir entre vírgulas
    -> ausência de virgula após “autor emprega” deve usar virgula antes da expressão “uma vez que”
    -> ausencia de virgula após “apresentam barreiras” pronome relativo, mesmo caso

    D1
    -> “ressaltar a ausência”
    -> erro de concordância: “tecido social enfrentam” (enfrenta; concorda com tecido)
    -> antes de “tais como” deve ser uma virgula, não um ponto final, uma vez que você ainda não tinha concluído a sua ideia
    -> evite usar “infelizmente” (assim como lamentavelmente), pois é uma expressão sentimentalista
    -> nunca termine seu parágrafo de desenvolvimento com um pensamento alheio, sempre deve ser com a tese de fechamento. Sua argumentação e citação foram ótimas, mas faltou a opinião final.

    D2
    -> falta de coerência: “é riscado,assentos quebrados.”
    -> você citou assentos quebrados, excesso da tarifa de ônibus e pouca circulação dos veículos, mas não se apronfundou em nenhum, ou seja, apenas jogou informações no parágrafo. Nunca faça isso, pois você perde pontos na competência 3, esta julga o seu posicionamento a respeito da tematica, então sempre foque em apenas 1 problema e problematize-o.
    -> neste parágrafo vc trouxe a tese de fechamento, porém foi muito breve. Eu não aconselho a opinião como, por exemplo: “Assim, é evidente que precisa mudar”, aproveite este pedaço para mostrar ainda mais um pouco do seu posicionamento.
    -> sempre traga uma citação em cada parágrafo de desenvolvimento

    CONCLUSÃO
    -> ausencia de virgula e artigo: “Para isso governo” -> ” Para isso, o governo”
    -> “Governo Federal” e “Infraestrutura” com iniciais maiusculas
    -> sempre faça uma retomada a partes do seu texto

    C1: 120
    C2: 160
    C3: 120
    C4: 160
    C5: 200
    = 760 [representativa]

    Parabéns pelo texto! Qualquer coisa, só chamar. =)

    • 3
  2. ESTRATÉGIA PARA ABERTURA: Na obra “Utopia” do escritor inglês Thomas More é retratada uma sociedade perfeita na qual o corpo Social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas.

    Uma boa abrir com esse repertório, tanto porque é encarado como um Coringa tbm!
    Vale ressaltar que a maioria dos Coringas são um tanto quanto clichês nas redações, pois todo mundo usa. No entanto, eles podem salvara aprovação de alguém.

    PROBLEMA: No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto que o autor emprega uma vez que os transportes públicos no Brasil apresentam barreiras as quais dificultam a concretização dos planos de More.

    …é o oposto que o autor emprega uma vez que os transportes públicos…
    Creio que ficou faltando uma vírgula no local. No caso ficaria correto:
    …é o oposto que o autor emprega, uma vez que os transportes públicos…

    TESE: Diante dessa perspectiva, destacam-se:a falta de segurança e a qualidade dos serviços oferecidos à população.

    Bom, a tese é feita para dar um Norte ao que será defendido no desenvolvimento. No seu caso, recomendaria ao invés de destacar o problema que já teria sido destacado no segundo período que você escreveu, dizer o que deve ser feito.

    Acho que fica mais claro se eu demonstrar aqui.
    Eu tinha feito essa redação em desrespeito ao ECA e acabei tirando 920.

    Desde o surgimento da “volkschule” ou em português, escola do povo, o Reino da Prússia não teve mais jovens que iam para a guerra, mas no meio do caminho desertavam, logo, isso fez com que o mundo implementasse o mesmo modelo em suas escolas, equivalente ao ensino fundamental. Além disso, há trinta anos, o Brasil assinou o ECA, resultando na alienação e deformação da alma das crianças, algo que deve ser parado o quanto antes e por isso o ECA deve ser extinto.

    [algo que deve ser parado o quanto antes e por isso o ECA deve ser extinto.]
    aqui eu tinha feito a minha tese que seria discutida nos dois parágrafos de desenvolvimento.

    TÓPICO FRASAL: A princípio, deve-se ressaltar ausência de medidas governamentais para combater a falta de segurança no transporte público.

    O tópico frasal é o primeiro período que a gnt faz no parágrafo de desenvolvimento.
    Esse primeiro período, na minha opinião soou mais como uma conclusão do parágrafo do que o próprio início.
    Talvez, caso tivesse invertido o parágrafo, por exemplo, colocando a fala de Rosseau primeiro, ficaria melhor. Já que, você meio que justificaria um argumento posto em prova.

    DESENVOLVIMENTO 2: Ademais, é fundamental apontar a má qualidade dos serviços oferecidos à população como impulsionador do impasse. Nesse viés, o cenário ao adentrar em alguns ônibus, por exemplo, é riscado,assentos quebrados.outrossim, é o aumento excessivo da tarifa de ônibus sem contar com a pouca circulação de alguns veículos. Logo, é intolerável que esse cenário continue a perdurar.

    Por que a tarifa do ônibus recebe um aumento excessivo?
    Não seria porque já é apontado o problema da qualidade do serviço e que precisaria de mais dinheiro para chegar em um ponto adequado?
    Isso, me levaria em um outro ponto a ser discutido, que é a ineficiência estatal, a qual não consegue criar um sistema para tantas pessoas, caso contrário, mais dinheiro teria que ser jogado no buraco negro. A iniciativa privada neste ponto causaria melhoras no transporte público.

    TÓPICO FRASAL: […]Ademais, é fundamental apontar a má qualidade dos serviços oferecidos à população como impulsionador do impasse. […]
    Ótimo ponto a ser apontado.

    SEGUNDO PERÍODO: […]Nesse viés, o cenário ao adentrar em alguns ônibus, por exemplo, é riscado,assentos quebrados.outrossim, é o aumento excessivo da tarifa de ônibus sem contar com a pouca circulação de alguns veículos.[…]

    No seu segundo período do desenvolvimento 2, não há uma justificativa da causa criada no tópico frasal. Tenha em mente, que quando vc aponta um problema, aponte a causa também, e posteriormente, na conclusão, a solução.
    No meu ponto de vista, esse período soou como uma forma de encher linguiça, pois já não havia argumentos a ser debatido.

    Em relação a isso, trouxe um argumento coringa sobre serviços públicos, tente apontar a corrupção como causa da ineficiência.

    Infere-se,portanto, a necessidade de combater esses obstáculos nos transportes públicos. Para isso governo federal, em parceria com o Ministério da infraestrutura, por meio de verbas públicas, devem investir em guardas municipais dentro dos ônibus e terminais ,além disso, deve ter uma maior circulação do transporte coletivo principalmente no horário de “pico”,a fim de que os usuários possam desfrutar de um serviço de qualidade e com segurança.

    AÇÃO: devem investir em guardas municipais dentro dos ônibus e terminais ,além disso, deve ter uma maior circulação do transporte coletivo principalmente no horário de “pico”
    AGENTES: Para isso governo federal, em parceria com o Ministério da infraestrutura (2 AGENTES PARA CONSERTAR O PROBLEMA É PERFEITO!)
    MODO: por meio de verbas públicas (quem paga as verbas públicas são a população, o que reflete em aumento dos impostos.)
    FITO: a fim de que os usuários possam desfrutar de um serviço de qualidade e com segurança.
    DETALHAMENTO: [faltou a cereja do bolo, que seria por exemplo, a reafirmação da sua tese.]

    EXEMPLO DE CONCLUSÃO QUE TIROU 200 NA COMPETÊNCIA 5:
    Em síntese, o Poder Executivo e o Poder Legislativo devem extinguir o ECA, por meio da declaração que esse conjunto de lei, mostra-se inconstitucional, pois ferem toda a propriedade privada. Isso será feito para harmonizar a infância das crianças, sem a deformação de quem elas realmente são e do que elas pensam, pois apenas assim, respeitando o princípio da não agressão, as crianças teriam uma vida melhor.

    BOM ESPERO QUE TENHA GOSTADO DA CORREÇÃO – NÃO SOU NENHUM ESPECIALISTA, MAS TO TENTANDO AJUDAR COM QUE EU SEI.

    • 1
  3. Ótima redação! Soube introduzir argumentos válidos no desenvolvimento da redação e propôs um ideia plausível como solução.
    Logo, é intolerável que você não vai continuar perdurar. (Essa frase ficou sem nexo. Faltou algo para explanar com coerência.
    Infere-se,portanto, a necessidade de combater esses obstáculos nos transportes públicos. Para isso governo federal, em parceria com o Ministério da infraestrutura, por meio de verbas públicas, devem investir nos guardas municipais dentro dos ônibus e terminais ,Além, disso deve ter uma maior circulação do transporte coletivo principalmente no horário de “pico”,a fim de que os usuários possam desfrutar de um serviço de qualidade e com segurança. (Verifica a pontuação desse parágrafo, já que possui (,) com letra maiúscula na frente e as palavras estão todas juntas em algumas situações.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.