Os desafios dos professores na contemporaneidade

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Na série”Todo Mundo Odeia o Chris, o professor substituto do personagem principal é transferido para uma escola conhecida por ser perigosa e leva um tiro de um aluno. No entanto, fora da ficção, não é mais possível identificar qual escola é segura ou não, aumentando as dificuldades dos professores na contemporaneidade. Esse cenário desafiador, se dá tanto pela falta segurança nas escolas, quanto da ausência de valorização do pedagogo. Diante disso, medidas devem ser tomadas para solucionar essas mazelas.
Nessa perspectiva, é válido ressaltar que a falta de segurança nas escolas impulsiona ainda mais o problema. No jornal Nacional, foi relatado que na cidade de Saudades houve um ataque por parte de um jovem contra bebês e duas professores morreram na tentativa de salva-los. Assim, percebe-se a irresponsabilidade do Estado em prover mais ações de proteção nos colégios, visto que casos como estes são recorrentes no Brasil. Portanto, é inadmissível que esse quadro permaneça arriscando a vida de professores e alunos.
Ademais, a problemática persiste pela desvalorização que professores enfrentam, pelos alunos. O filósofo Immanuel Kant menciona que o individuo é aquilo que a educação faz dele. Todavia, mesmo os profissionais de educação exercendo um papel muito importante na vida de cada aluno, eles não recebem seu devido reconhecimento, uma vez que, a falta de respeito por parte de alunos, provoca transtornos de ansiedade e medo nos educadores. Consequentemente, deve haver ações imediadas para refazer a imagem de importância que esses profissionais possuem.
Portanto, é crucial que o Ministério da Educação invista mais em proteção nas escolas, possibilitando que haja além do zelador, um segurança que tenha o devido treinamento para situações adversas. Assim, haverá a resolução dessas dificuldades e profissionais pedagógicos trabalhem sem preocupações com situações que não são do seu alcance. Isso pode ser feito através do Tribunal de contas da União. Por fim, o país possuirá uma sociedade menos violenta, garantindo segurança na atuação dos educadores ao contrário do que foi visto na série.

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3 Correções

  1. Gostei muito da sua redação, a estrutura está muito boa em si, no entanto, vc deve se atentar mais aos erros gramaticais e também tente elaborar melhor a proposta de intervenção e no final, na retomada do contexto, da série no caso, seria melhor se vc tivesse colocado o nome da série msm, vai deixar o corretor menos entediado e vai deixar a ideia mais clara.
    Creio que sua redação vale em torno dos 800 pontos

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  2. De forma geral está boa, porém você ainda precisa desenvolver melhor sua redação (aos poucos você consegue, continue em frente!);
    Ct1: É possível identificar alguns erros ortográficos, mas no geral é simples (o que é bom) sem fugir do formal.
    Ct2: Você seguiu a estrutura proposta, acredito que não ficou muito claro os repertórios utilizados (falarei mais na Ct4).
    Ct3: É possível perceber que você utilizou um possível modelo colocando seus argumentos. Apesar de não haver nada que impossibilite isso, sugiro que você mescle mais suas palavras com a do modelo, para parecer sua autoria nessa competência. Ademais, você utilizou alguns fatos não muito consistentes que não deixam de ser argumentos, mas necessita melhorá-los.
    Ct4: É possível perceber vários erros de coerência em suas frases, mas as ligações estão boas, o texto flui bem desde a introdução até a conclusão.
    Ct5: Proposta de intervenção bem detalhada, ficou muito boa. Sugestão é que você não traga uma tese no fim de cada parágrafo para tentar resolver na conclusão. Como nas últimas linhas do 2º e 3º parágrafos.

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  3. INTRODUÇÃO: apresentou repertório sociocultural, “o professor substituto do personagem principal é transferido para uma escola conhecida por ser perigosa e leva um tiro de um aluno.” = acredito que seria bacana falar o nome do personagem, “leva um tiro de um aluno.” = paralelismo na palavra “um”. Apresentou a tese e os desafios : “Esse cenário desafiador, se dá tanto pela falta segurança nas escolas, quanto da ausência de valorização do pedagogo.”. Muito bom, uso dos conectivos muito bom também, número de linhas está ok. Falou que vai resolver os desafios “Diante disso, medidas devem ser tomadas para solucionar essas mazelas”. Mazelas = utiliza outra palavra, essa não tem sentido para seu texto.

    DESENVOLVIMENTOS: Percebi muito “que no seu texto, não pode, isso é queísmo, você perde ponto na C1. “foi relatado que na cidade de Saudades, (vírgula). Percebo erros de vírgulas no seu texto, você não argumentou bem sobre a falta de segurança nas escolas, faltou desenvolvimento, uso dos conectivos está ok.
    “Ademais, a problemática persiste pela desvalorização que OS professores enfrentam, pelos alunos. ”
    “O filósofo Immanuel Kant menciona que o individuo é aquilo que a educação faz dele.” = deveria ter ligado essa frase ou no tópico frasal ou com a próxima frase. Aqui você desenvolveu e argumentou mais, parabéns. Acredito que o conectivo consequentemente pode ser trocado, perigoso dar um duplo sentido na sua frase/texto. Para concluir o corretor vai se atentar às suas últimas frases, se você retomou elas em seu desenvolvimento e/ou conclusão, então, revise seu texto acerca disso.

    CONCLUSÃO: Sua proposta de intervenção está bem vaga, vê se concorda comigo. Agente = Ministério da Educação, por meio de quem??? Por intermédio de que verba/financiamento/ajuda…? “possibilitando que haja além do zelador, um segurança que tenha o devido treinamento para situações adversas.” Como o Ministério da Educação vai investir nesses seguranças? Aí você volta nas minhas primeiras perguntas, tá vendo como tudo é interligado? Se falta um, falta outro, e por aí vai, tudo isso é detalhamento. “Assim, haverá a resolução dessas dificuldades” = QUAIS DIFICULDADES? aqui você fez bem em falar das dificuldades, mas quais? você citou : “falta segurança nas escolas, quanto da ausência de valorização do pedagogo”; sobre a valorização do pedagogo, faltou uma intervenção, até porque você falou no seu texto sobre isso “Consequentemente, deve haver ações imediadas para refazer a imagem de importância que esses profissionais possuem.” Para finalizar que tal fechar com uma reflexão supracitada sobre Kant?!
    Corrigi como minha professora corrige a minha, espero ter ajudado.

    C1: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de
    escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. 160.
    C2: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. 160.
    C3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada,
    com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. 160.
    C4: Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório
    diversificado de recursos coesivos. 160.
    C5: Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e
    articulada à discussão desenvolvida no texto. 120.
    Total: 760

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