Os desafios dos professores em tempos de quarentena

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A constituição federal de 1988, documento mais importante do pais, prevê em seu artigo 6°, o direito à saúde, trabalho e ao lazer como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa os desafios dos professores em tempos de quarentena, dificultando, deste modo, a universalização desses direitos tão importantes. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa analise dos fatores que favorecem esse quadro.

Em primeiro plano, deve-se ressaltar medidas governamentais para combater a sobrecarga de deveres aos professores. Nesse sentido, levando em conta que vários professores possuem uma família para cuidar e dar a devida atenção a ela, o que se torna tortuosa a conciliação entre esses dois âmbitos. Essa conjuntura, segundo as ideias do filosofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a saúde, o lazer e o trabalho, o que infelizmente é evidente no país.

Ademais, é fundamental apontar a falta de interesse dos alunos para com o aprendizado como impulsionador desses conflitos. Segundo uma pesquisa feita pela USP, é mostrado que o rendimento escolar caiu cerca de 85% em relação aos anos anteriores. Diante de tal exposto com o baixo rendimento dos alunos, professores tendem a se desgastarem mais, por conta de atrasos de envio de atividades, faltas em Web conferências, desprezo com os educadores. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Governo Federal, juntamente com o Ministério da Educação, por intermédio da contratação de estagiários para auxiliar os lançamentos de informações no sistema escolar, e também uma promoção de atividades distrativas para os professores a fim de retirar a sobrecarga dos mesmos e ao mesmo tempo aliviar todo o estresse adquirido com esse trabalho desgastante. Assim, se consolidara uma sociedade mais virtuosa, onde o Estado desempenha corretamente o seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.

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3 Correções

  1. Opa, olá.

    Gostei da sua introdução, conseguiu apresentar bem o tema.

    No seu desenvolvimento 1 você apresenta uma bom repertório, o problema mesmo está na organização dos argumentos.

    Lembrando que a competência 3 é: “Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.”

    Sendo assim, seu desenvolvimento 1 sofre no quesito de relacionar, não há um caminho lógico a ser seguindo. Ex: “Em primeiro plano, deve-se ressaltar medidas governamentais para combater a sobrecarga de deveres aos professores.” – Você começa seu desenvolvimento um falando de medidas governamentais para depois, no mesmo parágrafo, não citar mais nenhuma medida governamental. Não houve uma relação entre os argumentos.

    No desenvolvimento 2 você também apresentou um bom repertório, mas novamente cai na competência 3. Lembre-se que ela pede “interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.”

    E o que seria isso? Ir além da simples reprodução de ideias. Ou seja, você precisa interpretar essas ideias e saber argumentar e opinar com elas, fazendo com que sua argumentação tenha relação com essas ideias. Mas no seu desenvolvimento 2 foi mais uma reprodução de ideias do que uma argumentação em si.

    Sua conclusão está boa, apresenta boas formas para se chegar ao seu objetivo. Só essa parte que acho que poderia ficar melhor.

    De: “Para isso, é imprescindível que o Governo Federal, juntamente com o Ministério da Educação, por intermédio da contratação de estagiários para auxiliar os lançamentos de informações no sistema escolar, e também uma promoção de atividades distrativas para os professores a fim de retirar a sobrecarga dos mesmos e ao mesmo tempo aliviar todo o estresse adquirido com esse trabalho desgastante.”

    Para: Para isso, é imprescindível que o Governo Federal, juntamente com o Ministério da Educação, tome atitudes, por intermédio da contratação de estagiários para auxiliar os lançamentos de informações no sistema escolar e também uma promoção de atividades distrativas para os professores, visando reduzir a sobrecarga em cima deles.

    Em suma, sua redação apresenta bons repertórios socioculturais, o que é importante na competência 2. Mas lembre-se que a competência 3 já está interessada em saber como você usa esses repertórios socioculturais, e é aí que vejo que sua redação pode acabar caindo.

    Bons estudos!!!

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  2. a redação está excelente, com uma boa pontuação ,porem achei a conclusão meia fraca.
    observando que um dos problemas citados não foi resolvido na conclusão .
    no terceiro paragrafo poderia ter deixado, somente o problema de falta de interesse dos alunos nos estudos.
    observando também que citou somente a falta de interesse por parte dos alunos, mas podemos observa em alguns caso que professores não explicam bem o conteúdo ou até mesmo nem explicam, simplesmente lançando atividades e gerando sobrecarga de atividade que é um problema que poderia ser abordado em sua redação

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  3. Olá, Gustavo!
    Tudo bem?
    Gostei como encaixou o modelo de texto ao tema!
    O seu DENSENVOLVIMENTO 1 acredito que poderia ter sido, sobre: Como desenvolver atividades por meio digital, tendo visto que o maior desafio durante a pandemia, foi ter que se reinventar ou até mesmo se readaptar e criar novos hábitos, trazendo criatividade, interatividade para seus alunos através da tecnologia, pois muitos não sabiam utilizar os meios digitais e foi fator crucial para esse momento vivido.
    No DESENVOLVIMENTO 2 você apenas, cita mas não aprofunda sua argumentação, senti falta disso também.
    A CONCLUSÃO, está boa! Porém da pra melhorar o que você colocou “atividades distrativas” poderia, ser por exemplo: trazer para o âmbito escolar atividades recreativas, trilhas, passeios, dinâmicas, visita a museus, assim aprimorando o aprendizado e trazendo dinamismo nas aulas.

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