Os desafios dos presídios femininos no Brasil

  • 0

Apesar da Constituição Federal de 1988, assegurar legalmente o direito ao bem estar para todos, vê-se que há muito tempo os desafios dos presídios femininos são visto como um problema. Isso acontece não só pelo preconceito e abandono familiar, mas também, a falta de cuidados básicos para higiene.

Inicialmente, muitas mulheres que são presas acabam sendo abandonadas pelos familiares ou até mesmo pelo companheiro. Além disso, é muito comum essas detentas  nunca receberem nenhuma visita de algum conhecido durante esse período . De acordo com o Artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, todos os seres humanos nascem iguais em dignidade e em direitos. Porém no Brasil o problema do abandono familiar das presas não encontra respaldo político e social para ser solucionado.

Ademais, entre os principais problemas que as presidiarias enfrentam um dos maiores é a escassez de produtos de higiene, sendo insuficiente para todas as detentas. Segundo  um estudo feito pela Fiocruz , a falta de higiene e assistência em prisões são responsáveis por 61% das mortes de presos no país.

Portanto, cabe ao  Ministério da Justiça mediante a apoio psicológicos para essas pressas abandonas, com o intuito de apoiar psicologicamente essas pessoas, em conjunto, o Governo Federal deve atuar na liberação de mais verbas com o objetivo de suprir as necessidades básicas .

Compartilhar

2 Correções

  1. Boa tarde, vou pontuar alguns erros gramaticais em seu texto:

    L1: “Apesar da Constituição Federal de 1988, assegurar legalmente..” vc separou o sujeito do verbo com a vírgula, não pode!
    L2:”os desafios dos presídios femininos são visto” erro de concordância numérica, ‘vistos’ deve estar no plural.
    L9:”Porém no Brasil”, faltou uma vírgula logo após ‘porém’.
    L16:” cabe ao Ministério da Justiça [faltou uma vírgula aqui] mediante a apoio psicológicos para essas”

    • 1
  2. Olá, boa tarde. Espero poder ajudar.

    – Sua introdução tem apenas dois períodos. Ao meu ver, com três períodos fica mais bem estruturado. Fica com uma contextualização, uma tese e um encaminhamento argumentativo. Em seu primeiro parágrafo faltou também um elemento coesivo. Tem que ter pelo menos um entre os períodos em cada parágrafo do seu texto.
    – Seu primeiro parágrafo de desenvolvimento eu achei que ficou um pouco incoerente, as ideias não casaram bem entre si, na minha opinião.
    – Seu segundo parágrafo de desenvolvimento tem apenas dois períodos, recomendo que faça três ou mais. Fica mais bem estruturado se vc fizer os dois parágrafos de desenvolvimento nessa linha: Exposição do argumento (primeiro período), dps a comprovação (segunda período) e, por último, a problematização (terceiro período ou terceiro e quarto período, se o seu texto tiver quatro). Fora isso, achei que seu segundo parágrafo está bom, você começou com “Ademais”, que funciona tanto como elemento coesivo (atendendo a regra de um por parágrafo) e operador argumentativo.
    – Sua conclusão eu achei vaga e não consegui identificar bem o detalhamento nela. Seria bom extender e argumentar melhor sua proposta. Ela apresentou apenas um período. E, sempre que possível, faça uma conclusão que retome um ponto usado no seu texto.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.