Os desafios dos portadores de autismo no Brasil

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Em “Memórias póstumas de Blás Cubas”, o protagonista narra seu caso de amor com Eugenia, que, entre várias qualidades, é conhecida por sua deficiência, como o narrador diz “coxas”; portanto, Fora da ficção de Machado de Assis, as dificuldades dos portadores de autismo no brasil é um impasse que existe até os dias atuais, ao passo que não existe a inclusão por conta da falta de informação sobre autistas, como também a falta de representatividade em grandes cargos, sendo assim, medidas devem ser tomadas para que haja um melhor convívio na sociedade atual.

Antes de tudo, o autismo é um transtorno que causa na criança um atraso no desenvolvimento, déficits na comunicação e na interação social e comportamentos restritos e repetitivos, portanto, é notório que pela falta de informação, a sociedade vê o autista como um indivíduo problemático que não se encaixa nas estruturas existentes, consequentemente, fica claro que a falta de informação sobre o assunto cria um ambiente propício ao preconceito e exclusão.

Como se pode ver ao assistirmos a série The Good Doctor, percebemos os desafios diários que o personagem principal enfrenta pelo fato de ser autista e médico, logo, nota-se que adicionar pessoas autistas tanto na ficção, quanto em cargos de grande importância, ajuda a desmistificar o problema, a sociedade precisa saber mais sobre essa situação para ter mais empatia e compreensão pelas pessoas com autismo.

Portanto, com o intuito de amenizar a problemática que envolve os desafios dos portadores de autismo no brasil, cabe ao Ministério da Saúde promover palestras e propagandas tanto para informar a população a maneira correta de tratar pessoas com autismo (TEA), como também acolher esses indivíduos; cabe também as grandes empresas abrirem o mercado de trabalho a fim de que pessoas com TEA sejam inseridas em cargos importantes, assim como o protagonista da série The Good Doctor

 

 

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3 Correções

  1. Sua redação não é esteticamente bem estruturada, tem que tomar cuidado para não fugir do dissertativo -argumentativo, possui diversos erros gramaticais e ortográficos e está incoerente. O seu desenvolvimento, é bastante incompleto, sem tese. O primeiro repertório não está relacionado com o autismo. A proposta de intervenção requer um maior detalhamento. Você só precisa praticar mais.

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  2. Vamos analisar:

    Sua redação não é esteticamente bem visível, já que possui diversos erros gramaticais e ortográficos, como Blás em vez de Brás. Ao analisar seu desenvolvimento, achei-o bastante descomplexo e sem detalhamento algum, não consegui encontrar as suas teses para a problemática. Os repertórios usados por você são bem aplicados, mais não são embasados com o texto. A proposta de intervenção requer um detalhamento mais entrosado. Mas voce ainda pode melhorar muito.

    C1 120
    C2 160
    C3 160
    C4 180
    C5 120

    Nota final:740

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  3. No primeiro parágrafo, você traz um repertório para contextualizar (o nome do livro está incorreto, pois trata-se de “Brás Cubas”, mas isso não é penalizado por se tratar de nome próprio), mas ele não é diretamente relacionado ao tema, visto que a deficiência da personagem em questão é física. O ponto e vírgula deve ser substituído por ponto final e o conectivo “portanto” está inadequado, pois exprime ideia de conclusão (substituir por “analogamente” ficaria ideal). Depois há um desvio em relação ao uso de maiúscula em “fora” e uma justaposição de períodos entre “cargos” e “sendo assim”. Quanto ao projeto de texto, está muito bom, pois deixa claro o tema, a tese e os argumentos que serão desenvolvidos.
    Antes de analisar o conteúdo, é importante pontuar que você desenvolveu parágrafos frasais, ou seja, constituídos por um único período. De acordo com a grade do ENEM, quando isso ocorre, o candidato deve ser analisado no nível 3 da C1. Para evitar que esse erro permaneça, procure estudar justaposição de períodos.
    No segundo parágrafo você traz um bom repertório, mas não cita a fonte para que ele seja considerado legitimado. Além disso, a repetição do termo “falta de informação” prejudica a coesão do texto. No terceiro parágrafo, o repertório é pertinente e produtivo, configurando uma argumentação muito boa. Atente-se apenas para a necessidade de colocar “The Good Doctor” entre aspas.
    Na conclusão, você elabora duas propostas: a primeira possui 3 elementos válidos: agente, ação e detalhamento da ação. A segunda também apresenta 3: agente, ação e efeito. Atente-se a isso, pois é necessário que uma das propostas possua os 5 elementos necessários: agente, ação, modo/meio, efeito e detalhamento. Também é importante destacar que faltou uma vírgula antes da palavra “tanto” e o ponto final no fim do texto.
    C1: 120

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