Os desafios do trabalho informal e a quarentena no Brasil

  • 1

Por conta da pandemia causada pelo coronavírus (COVID-19) o qual de acordo com o Ministério da Saúde, trata-se de um vírus que acaba ocasionando em infecções respiratórias, vindo da China e alastrado recentemente por todos os estados brasileiros, diversos problemas foram acarretados.

Ao observar o cenário recente causado devido a pandemia do COVID-19, nota-se como foi devastador a situação resultante do vírus. Uma solução abrangente para a população se prevenir, foi se colocarem ao estado de quarentena para o menor espalhamento do vírus. Entretanto, isso não é possível para determinados grupos, como por exemplo o caso dos trabalhadores informais.
Os trabalhadores informais representam 41,4% do mercado de trabalho de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que é um número significante e preocupante. Podem estar inclusos feirantes, camelôs, pedreiros, eletricistas e muitos outros que possuem grande importância em sociedade e necessitam ir para as ruas, pois não possuem renda fixa que garante-os necessidades básicas, como alimentação, plano de saúde e transporte. São intitulados desse modo pois não possuem vínculos registrados na carteira de trabalho e são desprovidos de benefícios, como férias, aviso prévio e seguro-desemprego.

Existe pessoas que tem necessidade de estar nas ruas, como por exemplo os profissionais da saúde, da segurança e que estes já acabam levando o vírus. Desse modo existe a necessidade de estarem mais expostos ao vírus e com maior risco de contaminação. Para que haja uma solução mais viável o governo entrou com uma intervenção, o chamado auxílio emergencial, mesmo assim não supre a necessidade de muitos, seja por falhas no sistema ou diversos outros problemas. Sendo assim algumas outras medidas devem ser tomadas, como a fabricação de máscaras caseiras e artesanais para vendas, redobrar o cuidado com a higiene, incentivar as pessoas a ficarem em casa e dispostos a ajudar e levar informações para pessoas mais necessitas, seja de informação ou necessidades pessoais.

Compartilhar

7 Correções

  1. Ótima escolha de tema, resumiu tudo falando muito bem, não fugiu do tema, só vamos buscar usar mais elementos coesivos como (conjugações, pronomes, substantivos que retomam e resumem termos ou ideas presentes em partes do texto) essa postura vai evidenciar que você domina a linguagem e consegue elaborar um texto fluído ou seja, coeso. Mas fora isso tá ótima sua redação, parabéns 💥💥

    • 1
  2. – adorei o seu texto.
    .
    – argumentou muito bem sobre.
    .
    – teve idéias claras e objetivas.
    .
    – mesmo que o seu segundo parágrafo ficou bem resumido, você conseguiu sim, desenrolar o assunto e ficar fácil de entender.
    .
    – dissertou de uma forma coerente.
    .
    – parabéns! sua redação está perfeita diante ao contexto atual.

    • 0
  3. Primeiramente acho que você teve ideias bem bacanas quando decidiu escrever essa redação, mas, acho que houveram alguns deslizes que seria bom que você lê-se e re-lê-se. No primeiro ponto você tratou do assunto indiretamente, sem ligar especificamente o fator “Quarentena” ao Covid-19 o que é bom, incluindo a parte em que diz sobre problemas que tal vem causando na sociedade, mas esqueceu de mencionar algo sobre o trabalho informal, pois acho que é algo que tem que estar com clareza na tese que você irá transcrever e defender, sabe?!
    Já no desenvolvimento, creio que foi bem citado vários fatores e ideias, só percebo um pouco da falta de linguagem culta e formal, de acordo com a língua portuguesa, talvez um dado específico relacionado aos infectados pelo vírus, ou a porcentagem de trabalhadores prejudicados pela quarentena, algo assim.
    Já na conclusão, vejo que faltou um pouco da coesão, aquilo que tanto se preza na REDAÇÃO. Não se teve coesão ao falar em vender máscaras, pois, se a prejudicados pelo trabalho informal, “como iriam comprar essas máscaras?”, “como chegariam a tê-las em mãos?”.. e o termo certo seria “Isolamento Social” algo que não foi citado.. Mas assim, no geral eu achei bem bacana seu texto, só precisa rever um pouco esses ponto em minha opinião. 😊
    ~ Tenho 16 anos, sou um mero aluno do 3° ano, acho que as dicas foram até boas rsrs

    • 0
  4. Em sua introdução, você poderia melhorar mais na parte em que você relaciona as coisas
    Teve um erro de concordância “existe pessoas” , no caso seria “existem pessoas”
    Seus argumentos estão bons porém você poderia deixa – los bem mais forte
    Sua proposta de intervenção está bem boa, mas você poderia aperfeiçoa – la mais !

    • 0
  5. 1) Sua introdução apresenta erros estruturais, como dificuldade de relacionar o tema adequadamente. Além disso, você não colocou os argumentos D1 e D2 na introdução. primeiro é necessário pensar porque “Os desafios do trabalho informal e a quarentena no Brasil” é um problema! E depois pensar em uma tese bem construída com palavras que denotam argumentação, projeto e marca textual. logo após colocar a relação de ( causa+causa, causa+conseqüência, consequência+consequência.)
    2) Ainda na introdução há erros de concordância ( mistura de gerúndio, depois você já coloca o particípio). Erros com uso da vírgula e composição de todo o parágrafo em apenas 1 período. Também a escassez de conectivos.
    * “ocasionando em infecções respiratórias”, está errado. Coloque apenas ” ocasionando infecções respiratórias”- embora não seja ideal colocar gerúndio, mas …
    3) No desenvolvimento você tece argumentações óbvias, o que dificulta seguir de forma linear. O que eu quero dizer, é que não há repertório sociocultural, frases de pensadores, para sustentar seu argumento. logo, sua redação fica um texto raso, subjetivo. Embora tenha usado um dado do IBGE, isso não é suficiente. Muitos erros de coesão e coerência textual.
    4) último parágrafo: erro de concordância em “Existe pessoas”. O certo é ( “existem”). Ausência de vírgula depois de “desse modo”. Sua proposta de intervenção está boa, porém falta aperfeiçoa-la um pouco.
    *Nota de cada competência ( na minha opinião)
    C: entre 80 e 120
    C: 80
    C: 120
    C: 80
    C: 160
    Nota final: Em torno de 520 a 560

    • 0
  6. ______________________________________________
    Gostei muito da sua redação, ficou clara e objetiva.
    ______________________________________________
    Porém na sua intervenção poderia melhorar, poderia também retificar algumas palavra.
    _______________________________________________
    Corrigir a colocação da vírgula em frases q deveria ser usada e não foi, e vice-versa.

    • 0
  7. Parabéns sua redação ficou muito boa!
    ______________________________________________
    Houve bastante explicação sobre o assunto, que aliás ficou bem esclarecido.
    _______________________________________________
    Gostei bastante da conclusão!!!
    _______________________________________________
    _______________________________________________

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.