Os desafios do trabalho informal e a quarentena no Brasil

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A OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou pandemia em virtude do Coronavírus no dia 11 de março de 2020, estabelecendo assim, algumas medidas, dentre elas, a quarentena, decorrente disso, grande parte dos trabalhadores informais sofrem prejuízos, uma vez que estão impossibilitados de sair de casa. A economia se divide em duas grandes forças: oferta e demanda, ambas interrompidas, em função dessa pandemia. Os impactos negativos são perceptíveis , a saber, na oferta redução da produção e na demanda, diminuição do consumo. Nessa perspectiva como tudo isso afeta os trabalhadores informais?

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE), eles ocupam 41,4% da população, a exemplo de pedreiros, encanadores, eletricistas, entre outras. Que por não terem vínculos com empresas e nem renda fixa, não estão amparados pelas proteções e benefícios sociais. São profissionais de extrema importância na sociedade , e como esse ofício exige contato físico, pois frequentemente precisam ir as ruas, consequentemente ficando expostos ao vírus. Nesse sentido o Ministério da Saúde adotou regras, como a paralisação desses trabalhos evitando assim aglomerações para diminuir o contágio.

Regras como essas, de isolamento social ou quarentena, tem gerado muitos questionamentos, desde o início da pandemia, vive-se um dilema,”proteger-se e ficar sem renda “? Como mostra a reportagem que  Ana Santana, uma vendedora ambulante, participou para o site ‘apública’, ela disse que o que tem é apenas para manter os mantimentos da casa, e que as contas, certamente, não conseguiria pagar. Não se deve analisar apenas o impacto econômico do COVID-19 em um país ou perda do PIB, torna-se necessário ver o que isso significa para o indivíduo e entender o que significa se preocupar com sua alimentação e saúde, pessoas dependentes desta renda, não pode simplesmente parar de trabalhar. Mas afinal durante esse período, como conciliar a sua saúde e a economia?

Portanto, é importante que o poder público, o Ministério da saúde, a mídia, a população, ademais esferas governamentais, cada um assuma suas responsabilidades para o enfrentamento desse problema. Urge intensificar as medidas preventivas, manter os auxílios econômicos criados, promover avanços ao que tange a saúde com eficiência e agilidade em relação aos testes e resultados, divulgação de informações de forma a orientar as pessoas quanto a prevenção da doença, ressaltando a importância de criar uma rotina clara e organizada durante o isolamento social, todas estas medidas são importantes a fim de minimizar a expansão da pandemia.

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3 Correções

  1. Você poderia troca” com o atual vírus” por “hodiernamente”.
    Não ocorreu a apresentação da tese ( as sua opinião a cerca do tema”
    A maior parte das redações nota mil na modalidade enem tem 3 partes em sua introdução.
    No primeiro desenvolvimento não tem conectivo que é muito importante.
    Quando há siglas tem que colocar seus significados.
    Não use exclamação se não for citação
    Você mais expôs do que argumentou precisa reforçar essa parte.
    No segundo desenvolvimento também não teve conectivo.
    Seus parágrafos estão com tamanhos muito diferentes, tente harmonizar.
    Não trouxe o retorno da tese( que não tem) na conclusão.
    O Governo já criou essas medidas então vc deve propor uma intensificação.
    Traga dados mais distantes do senso comum para você se destacar .
    Sua conclusão ficou muito simples além de misturar duas propostas elas ficar imcompletas, tente separa-las e completar as duas.

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  2. –》. Apresentou seu texto com muita clareza…
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    –》. Dissertou muito bem sobre o assunto.
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    –》. você desenvolveu muito bem.
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    –》. Parabéns sua redação está incrível.
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    –》. Terá um futuro surpreendente.
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    –》. Sucesso.
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    –》. Está muito coerente e muito objetivo o seu texto…

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  3. Nota 1 – 120 – demonstra domínio adequado da norma padrão, apresentando alguns desvios gramaticais graves e de convenções da escrita.
    Nota 2 – 160 – desenvolve bem o tema proposto, mas acaba por não explorar os seus principais aspectos.
    Nota 3 – 120 – seleciona, organiza e relaciona as informações, fatos opiniões e argumentos de maneira pertinente, mas de maneira pouco consistente em defesa do seu ponto de vista.
    Nota 4 – 120 – articula as partes do texto, mas apresenta algumas inadequações na utilização dos recursos coesivos.
    Nota 5 – 160 – elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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