Os desafios do trabalho informal e a quarentena no Brasil

  • 2

Devido ao contexto atual, no qual o assunto é coronavírus (Covid-19), que teve o seu primeiro caso em Wuhan na China em 1 de dezembro de 2019, mas o primeiro caso foi deportado dia 31 de dezembro do mesmo ano. O novo corona vírus causa problemas respiratorios sintomas esses parecidos com da gripe comum o que distingui é a rapidez que o vírus afeta os pulmões é potencialmente graves em alguns pacientes levando assim a óbito,toda pessoa corre o risco de adquiri, pois, a contaminação pode ser através das gotículas salivares, contato com superfícies e pelo ar. As pessoas do mais veneráveis,classificadas do grupo de risco são: idosos e pacientes com doenças crônicas. Por ser um vírus com o código genético ainda não conhecido,não há nenhuma vacina e medicamentos aprovadas pelas agências de saúde do mundo.
Cientistas do planeta estão numa corrida buscando uma uma solução para descobrir uma droga que é capaz de vencer este vírus. Cientistas brasileiros incluindo uma infectologista do estado da Bahia já conseguiu descobrir o código genético do novo corona vírus, uma luz no final do túnel nesta guerra contra a peste do século XXI.
No início de março logo após as primeiras pessoas infectadas no país e a primeira morte ser confirmada pelo ministério da saúde, o governo brasileiro adotou medidas para combater o avanço do vírus pelo país. O confinamento das pessoas em casa foi a primeira medida tomada.
A OMS (organização mundial de saúde) decretou que o isolamento social era a única maneira de amenizar que pessoas se contaminem e espalhem o vírus. A pandemia levou o governo a fechar fronteiras, comércios, aeroportos,suspensão de aulas,impactando assim a economia do mundo inteiro.
No Brasil todos estão sofrendo com o isolamento, os mais afetados são os pobres, trabalhadores informais, MEIs, autônomos, desempregados . O governo federal teve que buscar soluções para ajudar a população criou o auxílio emergencial benéfico esse que irá atender a todos esses que estão sem renda mensal. Essa proteção emergencial no valor de 600 reais terá duração até esse surto da pandemia passar.
O distanciamento social está ajudando o país a controlar a circulação do vírus, sendo assim não sufoca o Sistema de saúde pois não teria capacidade de atender se todas pessoas se infectar ao mesmo tempo, o governo ganha tempo para que todos tenha atendimento e prepara o sistema de saúde para receber os que irão ser infectados. A pandemia pegou todos de calças curtas está causando efeitos devastadores em todo mundo.

Compartilhar

4 Correções

  1. O texto aparenta ser corrido. Há muitos erros de pontuação, principalmente usos equivocados da vírgula. Ainda no assunto da pontuação, uma sugestão rápida: o uso do dois-pontos (:), em sua frase “[…]classificadas do grupo de risco são: idosos e pacientes com doenças crônicas”, não era necessário. Tente limitar os dois-pontos para apostos.
    A coesão do texto também é prejudicada pelos parágrafos. O primeiro parágrafo é demasiado longo, podendo ser dividido em dois. Outro problema marcante é a falta de rumo na redação. O título promete ao leitor que o texto tratar-se-á dos desafios do trabalho informal em meio as dificuldades da quarentena no Brasil, mas tal assunto só é mencionado no 5º parágrafo. Como o assunto mal é exposto no texto, falta a introdução, os argumentos e a conclusão.
    Como já havia mencionado, o texto não fala do assunto prometido no título. De fato, o texto é mais um relato dos acontecimentos ocorridos no mundo em função à Pandemia. Logo, não está seguindo os critérios de um texto argumentativo-dissertativo.
    Além de tudo exposto, vale chamar a atenção a alguns erros de escrita. Atenção para não escrever as palavras baseadas somente no jeito em que se fala. Muitas vezes, por conta de sotaques, acabamos omitindo algumas letras ou pronunciando palavras de maneira que nos leve a pensar, erroneamente, que são escritas de outro modo (vide o “e”, que muitas vezes é pronunciado como a letra “i” em diversas palavras). Sempre que tiver uma dúvida na escrita de uma palavra, não hesite em consultar o dicionário.
    Em suma, o texto poderia ser melhor. É evidente que o autor possui conhecimento do mundo atual, mas falta aplicar esse conhecimento de maneira correta. Sugiro, para aprimorar seu desempenho, que leia redações de vestibulares nota 1000 e analise-as, estudando como os textos são organizados e estruturados. Procure, antes de começar a escrever qualquer texto, criar um brainstorm, para não correr o risco de perder os trilhos de sua redação e mudar de assunto no meio do texto. Em relação aos erros gramaticais, é imperativo que um livro didático de gramática seja consultado. Pode parecer muitas regras para gravar de uma só vez, mas tente ler um pouco a cada dia. Sempre há uma regra ou uma curiosidade que você não sabia e pode te ajudar a compreender com mais facilidade a estrutura de orações, conjugações de verbos, entre outros elementos da língua portuguesa.
    Desejo-lhe boa sorte com seus próximos textos, e lembre-se: a prática leva a perfeição!

    • 0
  2. Bom, no meu ponto de vista a estrutura do seu texto está confusa. Você fez uma introdução muito longa e começou a desenvolver sua problemática apenas no quarto parágrafo.
    A introdução deve ser feita apenas no primeiro parágrafo, a partir dele você(no desenvolvimento) é necessário explorar a problemática, no caso o trabalho informal e a quarentena e os desafios que eles agregam. No último parágrafo é necessário apresentar uma proposta de intervenção para a(s) problemática(s) explorada(s).
    Senti falta de algumas pontuações durante o texto, como vírgulas e pontos finais. São problemas que se resolve com o tempo e com atenção, mas não desista.

    • 0
  3. Boa tarde.
    a) na introdução afirme de forma breve;
    b) as informações contidas na introdução serão defendidas no desenvolvimento do texto, pensando nisso, reorganize os pontos relevantes de que queres falar.
    c) possui muitas informações, organizando-as, cuidado com as palavras repetitivas.

    • 0
  4. Boa tarde.
    1) Achei muito legal você citar o coronavírus e ligar com o problema da vacina, mas sua introdução ficou muito longa e muito detalhada.
    2) Você teve ótimas ideias para o desenvolvimento do seu texto, porém não defendeu seu ponto de vista sobre o assunto (você trouxe um problema na sua introdução, que foi as vacinas, mas n continuou falando sobre ela no seu desenvolvimento, por exemplo) e não soube organizar suas ideias, tornando o texto confuso. Faltou você utilizar conectivos entre os parágrafos, como além disso, ademais, no entanto… Você repetiu muitas palavras não mostrando seu vocabulário.
    3) Recomendo você começar sua conclusão com “Portanto, …”. Você não deu uma solução para o problema, que deveria ter sido abordada no seu desenvolvimento.
    -> Não desanime, continue treinando! A prática leva a perfeição. Recomendo que você pesquise sobre como funciona um texto dissertativo – argumentativo e assista alguns vídeos de dicas de redação no youtube, acredito que irá te ajudar muito.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.