Os desafios do Tabagismo no Brasil

  • 0

De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos-promulgada em 1948 pela ONU (Organização das Nações Unidas)-é direito de todos os cidadão sem qualquer distinção a saúde. Entretanto o cenário atual impede que isso aconteça na prática devido não só a ausência de programas para combater como a dificuldade de reabilitação para aqueles que realizaram essa prática. Mediante esse contexto, evidencie-se a necessidade de serem tomadas atitudes pelas autoridades componentes para reverter essa problemática.

Em primeiro lugar o que deve ser analisado em relação á situação em questão é a ausência de programas para combater. Entende-se, com isso que o Tabaco foi produzido no período colonial, o qual desde então está prejudicando a saúde humana, pois a substância contida no tabaco causa dependência física e psicológica.

Pode-se observar também, para a reflexão a dificuldade de reabilitação, quando o ser humano realiza essa prática, a tendência é continuar praticando. Desse modo, quando não consegue parar de consumir tais ações, é necessário participar de casas de reabilitações, porém nem todos conseguem superar o vicio contido.

Portanto, algo precisa ser feito com urgência para amenizar a questão. Logo o Ministério de Saúde com parceria com o Ministério de Educação, por meio de palestras e conversas com familiares, deve promover projetos sociais e criação de programas de todas idades deixando explícito todos os maléficos que causa a substância contida no cigarro para a vida do ser humano. Nesse sentido, o fito de tal ação é relatar para a população através da tecnologia e palestras que o Ministério se Saúde e o Ministério de Educação deve criar para diminuir o consumo de tabaco no país. Somente assim, esse problema será gradativamente erradicado pois, conforme Gabriel O pensador “Na mudança do presente a gente molda o futuro”

Obs: Se for possível, coloquem a nota.

Compartilhar

2 Correções

  1. Bom, você demonstra que conhece a tipologia exigida pelo ENEM, mas eu senti falta , por vezes, da sua voz no texto( argumentação sólida, análise crítica) é, também, de conhecimentos exteriores que comprovarem a veracidade dos fatos apresentados. Cuidado também com o repertório improdutivo. Aqui cito o que você utilizou no fechamento da redação; ele não é produtivo, nem pertinente .
    Não sei se percebeu, mas você não explicitou o Tema da proposta de redação na introdução. Por mais óbvio que seja, deve-se sempre deixar claro a temática que direcionará a sua escrita. Eu sei que somos sempre aconselhados a evitar repetições, no entanto a banca já espera que citemos ,mais de uma vez, às palavras do tema.
    Há alguns deslizes no que diz respeito à escolha de registro e uma reincidência de desvios com as vírgulas.
    Apresenta um bom repertório de conectivos e os utiliza de maneira adequada. A proposta de intervenção está completa.
    Tente, no fechamento do texto, voltar ao repertório da introdução, assim, a redação fica bem mais interligada.

    C1: 140. C2: 120. C3: 140. C4: 160. C5: 200

    Nota: 780

    Espero ter ajudado!!

    • 0
  2. Na sua introdução você não falou sobre o Tabagismo no Brasil, sem o título não daria nem pra saber o tema da sua redação.

    Introdução:
    “não só a ausência de programas para combater… ”
    Combater o que ? sua redação ficou bem vaga na introdução

    Seu Desenvolvimento:
    Esta muito curto

    Conclusão:
    Muito longa em relação ao resto do texto

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.