Na obra cinematográfica “Carandiru”, conta-se sobre o massacre ocorrido no presídio de Carandiru, em 1992 no estado de São Paulo, onde um médico vive a dura realidade da prisão. Ainda que se tenha passado 30 anos desde a tragédia, o sistema carcerário brasileiro ainda encontra desafios para tornar as prisões eficientes. Tais desafios configuram-se principalmente pela superlotação dos presídios, e pela ineficácia dos métodos de ressocialização.
Primeiramente, é evidente que a criminalidade do Brasil é uma realidade crescente, e proporcional a este fato, o número de presos também aumenta. Dessa forma, há uma quantidade de presidiários que supera a capacidade dos presídios, acarretando assim condições de vida desfavoráveis para a saúde, caracterizadas pela sujeira e maior facilidade de proliferação de doenças, assim como ocorreu durante a idade média, com a pandemia da peste bubônica. Torna-se nítido, portanto, que a superlotação é um agravante da crise que os sistemas carcerários do Brasil vêm enfrentando.
Segundamente, nota-se que as prisões não proporcionam uma experiência que torna os detentos cidadãos cooperativos, comprovando a flacidez dos programas de ressocialização. Deste modo, 34% dos detentos que possuem capacidade de se reintegrar na sociedade, assim como mostra o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), voltam a cometer crimes. Portanto, é claro que o descaso com a reabilitação dos presos ocasiona em mais dificuldades nas cadeias.
Enfim, torna-se nítido que medidas para solucionar os desafios nos sistemas carcerários do Brasil devem ser tomadas, tornando o tenaz empecilho não mais existente. Para isso, é necessário que o Conselho Nacional de Justiça(CNJ) crie medidas alternativas para penalizar, com auxílio do Supremo Tribunal Judiciário(STJ), de modo que os presídios não recebam indivíduos com prisões provisórias e crimes de menor grau. Ademais, ainda cabe ao Conselho Nacional de Justiça(CNJ) implementar, com auxílio de instituições privadas, atividades educacionais e profissionalizantes, além de horários com psicólogos, com o objetivo de proporcionar melhoria de vida. Por fim almejando um fim diferente do que se teve em Carandiru, tais medidas devem ser tomadas para que os presídios se torna melhores.
Alecrinrr
Sua introdução está completa (tema + contextualização + argumentos).
porém em “…dos presídios, e pela ineficácia…” essa vírgula não existe.
Desenvolvimento 1: vi que vc usou o conectivo “primeiramente”. O enem não gosta de conectivos de ordem, por isso vc deve utilizar outros como “Visto que” etc…
Você fez um bom desenvolvimento porem deixou o repertório meio oculto. Vc deve desenvolver mais o repertório.
Desenvolvimento 2: vc usou o conectivo de ordem novamente “segunamente”. O enem não gosta de conectivos de ordem.
Desenvolvimento bom, porem achei curto, deveria desenvolver mais.
Conclusão perfeita! Eu só usaria um conectivo melhor para iniciar a conclusão
Geovana.Martins
Olá! Me chamo Geovana, e vou corrigir sua redação de acordo com as competências cobradas pelo ENEM
Competência 1 – Domínio da escrita formal da Língua Portuguesa
Competência 2 – Compreender a proposta e não fugir do tema
Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Competência 4 – Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Competência 5 – Elaborar a proposta de intervenção para o problema
Logo, as observações que visibilizei são:
– Gostei da sua redação! Mas vejo que poderia ter distribuído melhor os assuntos nos parágrafos de desenvolvimento. Contudo te facilitaria aborda de forma mais abrangente e certeira sobre o tema, (deixando mais objetivo a problemática do tema).
– Foi feliz nos conectivos, achei bem colocados.
– Sua citação que mencionou na introdução foi uma boa ideia, podendo ser mais direta e entrar mais no contexto da sua dissertação.
– Uma dica é se preparar melhor na sua conclusão, deixar claro “quem”, “quando”, “como”, “onde” serão os reesposáveis por tal papel dentro do objetivo de resolver a problemática.
No mais é isso, parabéns e continue se esforçando mais. Espero ter ajudado :)
Se cuide.
luiz_laina04
Olá irei utilizar o sistema de competências do Enem para corrigir sua redação.
Sendo dividida em níveis de 1 a 5 valendo de 0 a 200 pontos, somando 40 em cada nível.
Competência 1 – Domínio da escrita formal da língua portuguesa
C1 – 160
Competência 2 – Compreensão da proposta e aplicação do conceito de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro da estrutura de prosa do texto dissertativo-argumentativo
C2 – 160
Competência 3 – Seleção, relacionar, organizar e interpretar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista
C3- 120
Competência 4 – Demonstra conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção dos argumentos (Uso de conectivos)
C4- 160
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos ( Conclusão )
C5 – 200
OBSERVAÇÕES:
– Seu texto está bem claro e organizado, alguns erros de escrita e sintaxe
– Suas teses foram muito bem colocadas dentro do tema.
– Achei seu ponto de vista, correto porém a argumentação em ambos parágrafos de desenvolvimento foram superficialmente trabalhadas, tente buscar um repertório menos amplo.
– Bom uso de conectivos
– Sua conclusão está completa, só tente deixar mais claro quem é quem, ainda mais em situações de conclusões diferentes para problemáticas diferentes.
Espero ter ajudado!