Iniciante

Os desafios do sistema carcerário brasileiro

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Na obra cinematográfica “Carandiru”, conta-se sobre o massacre ocorrido no presídio de Carandiru, em 1992 no estado de São Paulo, onde um médico vive a dura realidade da prisão. Ainda que se tenha passado 30 anos desde a tragédia, o sistema carcerário brasileiro ainda encontra desafios para tornar as prisões eficientes. Tais desafios configuram-se principalmente pela superlotação dos presídios, e pela ineficácia dos métodos de ressocialização.

Primeiramente, é evidente que a criminalidade do Brasil é uma realidade crescente, e proporcional a este fato, o número de presos também aumenta. Dessa forma, há uma quantidade de presidiários que supera a capacidade dos presídios, acarretando assim condições de vida desfavoráveis para a saúde, caracterizadas pela sujeira e maior facilidade de proliferação de doenças, assim como ocorreu durante a idade média, com a pandemia da peste bubônica. Torna-se nítido, portanto, que a superlotação é um agravante da crise que os sistemas carcerários do Brasil vêm enfrentando.

Segundamente, nota-se que as prisões não proporcionam uma experiência que torna os detentos cidadãos cooperativos, comprovando a flacidez dos programas de ressocialização. Deste modo, 34% dos detentos que possuem capacidade de se reintegrar na sociedade, assim como mostra o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), voltam a cometer crimes. Portanto, é claro que o descaso com a reabilitação dos presos ocasiona em mais dificuldades nas cadeias.

Enfim, torna-se nítido que medidas para solucionar os desafios nos sistemas carcerários do Brasil devem ser tomadas, tornando o tenaz empecilho não mais existente. Para isso, é necessário que o Conselho Nacional de Justiça(CNJ) crie medidas alternativas para penalizar, com auxílio do Supremo Tribunal Judiciário(STJ), de modo que os presídios não recebam indivíduos com prisões provisórias e crimes de menor grau. Ademais, ainda cabe ao Conselho Nacional de Justiça(CNJ) implementar, com auxílio de instituições privadas, atividades educacionais e profissionalizantes, além de horários com psicólogos, com o objetivo de proporcionar melhoria de vida. Por fim almejando um fim diferente do que se teve em Carandiru, tais medidas devem ser tomadas para que os presídios se torna melhores.

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3 Correções

  1. Sua introdução está completa (tema + contextualização + argumentos).
    porém em “…dos presídios, e pela ineficácia…” essa vírgula não existe.

    Desenvolvimento 1: vi que vc usou o conectivo “primeiramente”. O enem não gosta de conectivos de ordem, por isso vc deve utilizar outros como “Visto que” etc…
    Você fez um bom desenvolvimento porem deixou o repertório meio oculto. Vc deve desenvolver mais o repertório.

    Desenvolvimento 2: vc usou o conectivo de ordem novamente “segunamente”. O enem não gosta de conectivos de ordem.
    Desenvolvimento bom, porem achei curto, deveria desenvolver mais.

    Conclusão perfeita! Eu só usaria um conectivo melhor para iniciar a conclusão

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  2. Olá! Me chamo Geovana, e vou corrigir sua redação de acordo com as competências cobradas pelo ENEM

    Competência 1 – Domínio da escrita formal da Língua Portuguesa
    Competência 2 – Compreender a proposta e não fugir do tema
    Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    Competência 4 – Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    Competência 5 – Elaborar a proposta de intervenção para o problema

    Logo, as observações que visibilizei são:

    – Gostei da sua redação! Mas vejo que poderia ter distribuído melhor os assuntos nos parágrafos de desenvolvimento. Contudo te facilitaria aborda de forma mais abrangente e certeira sobre o tema, (deixando mais objetivo a problemática do tema).

    – Foi feliz nos conectivos, achei bem colocados.

    – Sua citação que mencionou na introdução foi uma boa ideia, podendo ser mais direta e entrar mais no contexto da sua dissertação.

    – Uma dica é se preparar melhor na sua conclusão, deixar claro “quem”, “quando”, “como”, “onde” serão os reesposáveis por tal papel dentro do objetivo de resolver a problemática.

    No mais é isso, parabéns e continue se esforçando mais. Espero ter ajudado :)

    Se cuide.

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  3. Olá irei utilizar o sistema de competências do Enem para corrigir sua redação.

    Sendo dividida em níveis de 1 a 5 valendo de 0 a 200 pontos, somando 40 em cada nível.

    Competência 1 – Domínio da escrita formal da língua portuguesa

    C1 – 160

    Competência 2 – Compreensão da proposta e aplicação do conceito de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro da estrutura de prosa do texto dissertativo-argumentativo

    C2 – 160

    Competência 3 – Seleção, relacionar, organizar e interpretar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista

    C3- 120

    Competência 4 – Demonstra conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção dos argumentos (Uso de conectivos)

    C4- 160

    Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos ( Conclusão )

    C5 – 200

    OBSERVAÇÕES:

    – Seu texto está bem claro e organizado, alguns erros de escrita e sintaxe
    – Suas teses foram muito bem colocadas dentro do tema.
    – Achei seu ponto de vista, correto porém a argumentação em ambos parágrafos de desenvolvimento foram superficialmente trabalhadas, tente buscar um repertório menos amplo.
    – Bom uso de conectivos
    – Sua conclusão está completa, só tente deixar mais claro quem é quem, ainda mais em situações de conclusões diferentes para problemáticas diferentes.

    Espero ter ajudado!

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