No filme animado “Os Smurfs”, o vilão Gargamel é preso e detido em um presídio de infraestrutura precária. Paralelo à obra fictícia, no cenário brasileiro contemporâneo, os desafios do sistema carcerário se mostram um obstáculo para o progresso social. Dessa forma, convém discorrer sobre os fatores que fomentam a problemática, como o mal planejamento espacial e educativo das prisões.
Em primeiro lugar, vale mencionar que a estruturação inadequada dos âmbitos carcerários corrobora a gravidade da questão. Sob essa ótica, no que se refere à Primeira Revolução Industrial, os ambientes insalubres não ofereciam conforto aos trabalhadores e desumanizavam seu ofício, de maneira análoga, a realidade das penitenciárias se igualam ao período histórico. Nesse sentido, os presídios não detêm de aparatos regulares para reintegração e bem-estar do detento, em prol da má administração. Por conseguinte, há a progressiva inviabilidade das penas de ressocialização.
Em segundo lugar, cabe destacar a ausência de projetos educacionais aos presos como propulsora do problema. Nessa perspectiva, a Constituição de 1988 garante o direito à educação de qualidade a todos, entretanto, tal preceito legislativo não ocorre na prática. Isso se deve, principalmente, à falta de mecanismos de ensino dirigidos à reinserção do indivíduo no mercado profissional e à reeducação social durante a pena determinada. Desse modo, há a impossibilidade de aprendizagem e qualificação profissional e impotencialidade da norma cidadã.
Portanto, iniciativas são imprescindíveis para minimizar os impactos desse conflito. Logo, compete ao Plenário, por meio do envio de um projeto de lei à Câmara dos Deputados, promover a fiscalização e equipagem dos áreas penais, a partir da reconstrução estética e interna das penitenciárias, com a disponibilização de educadores, especialistas de mercado e psicólogos para o acompanhamento dos detentos. Assim, contextos como o filme “Os Smurfs” poderão ser evitados pela ação executiva de um governo consciente.
Obs: corrigir pelas competências do Enem, se possível ❤️
Vhgujkjkh
Olá, ótima referência ao filme dos smurfs, porém essa citação ficou muito superficial, descreva melhor como era a cela que gargamel ficou. A problematização ficou muito simples, você basicamente citou a frase resumo, desenvolva melhor o tema, fale mais .Depois da citação de cada argumento, dê uma leve explicada sobre cada um deles.
O d1 ficou bom, mas descreva melhor como são os presídios,lotação, falta de higiene, tudo isso pode ser citado , fale também que por isso, ao sair da prisão os presos não saem recuperados, mas piores.
O d2 está muito bom, citou um repertório de peso , que é a constituição ,muito bom, só desenvolva melhor as consequências, só pra ficar mais completo
A intervenção ta Boa, e gostei que você retomou o filme, deixou o texto ciclico
SabrinaBubans
Boa noite, Cecilia. Tudo bom?
Sua redação está ótima, com o tema bem colocado e relacionado ao repertório inserido no texto. Achei muito bacana essa ligação do filme com o sistema penitenciário brasileiro e o projeto de texto foi bem usado ao longo da sua escrita. Você escreveu de forma clara e bem coesa, deixando super compreensível.
Senti falta de uma marca de autoria, e acho que talvez seria bom mudar um pouco a questão do início dos parágrafos, para não repetir o “em primeiro/segundo lugar”, nunca sabemos quando os corretores vão querer descontar por essas repetições.
Fora isso, está tudo incrível, com uma proposta de intervenção maravilhosa e bem explicada. Parabéns! Nota final: 920. Sucesso no seu futuro!
swirlblue
Oi Cecilia, tudo bem ?
Gostei bastante da sua redação, mencionou outros conhecimentos gerais nas duas dissertações e soube relacionar muito bem com os acontecimentos contemporâneos.
Na sua conclusão solucionou o problema, dando boas propostas e botando Órgãos Estatais.
Acho que poderia argumentar um pouco mais apenas na dissertação, mas esta tudo ótimo, parabéns.
Nota final: 940
Irismattos
Introdução: incrível! Você relacionou muito bem o filme com o tema, sua tese está nítida.
D1: Você trouxe um repertório bom mas sua argumentação ficou fraca, utilize mais juízo de valor.
D2: muito bem! Repertório bom e argumentação boa.
Conclusão: excelente! Você apresentou todos os elementos.
C1- 160, utilize travessões e dois pontos em suas redações, isso vai elevar sua nota nessa competência.
C2- 200
C3- 160, devido a argumentação fraca
C4- 200
C5- 200
Total- 920