Com a evolução da globalização no final do SÉC XX, ampliou a integração sócio-espacial em nível global, de forma que as doenças virais passaram a se alastras com mais facilidade, o que tornou por sua vez, o isolamento social ainda mais indispensável. Diante dessa realidade caótica, é necessário encontrar soluções para vencer os desafios do isolamento social no Brasil. Todavia, há entraves que fazem com que esse quadro seja ainda mais alarmante – a omissão governamental e a manutenção da saúde mental.
Em primeiro lugar, é válido pontuar que a Constituição Federal de 1988, em sua conjuntura de leis, garante direitos aos cidadãos trabalhistas, sendo pleno dever do Estado zelar pela aplicação destes. Contudo, fora da ficção, a construção teórica dessa Constituição faz-se pouco efectiva em metodologias práticas, uma vez que, em situação de pandemia, muitos trabalhadores sobretudo os do ramo informal, continuam suas atividades elaborais para sua sobrevivência. Isso revela em seu amplo contexto que o Poder Público tem se revelado insuficiente, em assegurar medidas protetivas aos indivíduos activos nessas condições, sem que esse tenham que arriscar a vida em prol da manutenção do seu sustento. Assim, é necessário que o aparato legislativo aconteça de forma satisfatória no contexto da pandemia e/ou enfermidades globais.
Outrossim, é necessário destacar que a manutenção da saúde mental é outro grande desafio causado pelo isolamento social. A partir desse viés, é notório que o distanciamento social causa grande sensação de solidão e ansiedade, que consequentemente gera a depressão. Comprova-se a exposição da argumentação acima, através dos dados divulgados pelo OMS (Organização Mundial da Saúde), em que afirmam que no ano de 2020, o quadro mental de muitos indivíduos aumentaram 55% no caso de ansiedade e 30% nos casos de depressão. Nesse sentido, é inquestionável que a necessidade da manutenção mental dos indivíduos, principalmente em tempos de pandemia que traz consigo o isolamento social, é de extrema importância.
Fica evidente, portanto, que ações precisam ser desenvolvidas. Nesse sentido, cabe ao Governo Federal por meio de verbas públicas, implementar uma renda mínima aos trabalhadores informais e indivíduos em vulnerabilidade sócio-económica, em casos de pandemia, afim de garantir o bem-estar e a saúde mental dos cidadãos. Além disso, cabe ao Ministério de Saúde com a ajuda de psicólogos, desenvolverem cartilhas de instruções que ajudem no controle emocional da população. Ademais, deve ser desenvolvidos programas de atendimento gratuito, que através das redes sociais promovam o bem-estar mental da sociedade. Dessa forma, os impactos do isolamento social não atingirão de forma brusca, a mente a saúde dos indivíduos.
>POR FAVOR SE PUDEREM CORRIJAM ME DANDO A NOTA. OBRIGADA ^_^
miguel gil
Com (esse “com deveria ser retirado pois ficou em nexo as duas orações deveria ser: a evolução da globalização, no final do século xx, ampliou a integração…) a evolução da globalização (vírgula) no final do SÉC XX (vírgula) (aconselho escrever século por extenso, evitar abreviações desse tipo, pois de ministérios podem ser utilizados mais amplamente), ampliou a integração sócio-espacial em nível global (houve uma redundância entre globalização e nível global, logo você deveria omitir o nível global, já que quando se está falando de globalização, se está falando também de algo de nível global) , de forma que as doenças virais passaram a se alastras (alastrar) com mais facilidade, o que tornou por sua vez, o isolamento social ainda mais indispensável. Diante dessa realidade caótica, é necessário encontrar soluções para vencer os desafios do isolamento social no Brasil. Todavia, há entraves que fazem com que esse quadro seja ainda mais alarmante – a omissão governamental e a manutenção da saúde mental.
Em primeiro lugar, é válido pontuar que a Constituição Federal de 1988, em sua conjuntura de leis, garante direitos aos cidadãos trabalhistas, sendo pleno dever do Estado zelar pela aplicação destes. Contudo, fora da ficção, a construção teórica dessa Constituição faz-se pouco efectiva (efetiva) em metodologias práticas, uma vez que, em (uma) situação de pandemia, muitos trabalhadores (vírgula pois é um aposto) sobretudo os do ramo informal, continuam suas atividades elaborais para sua sobrevivência. Isso revela em seu amplo contexto (vírgula) que o Poder Público tem se revelado insuficiente, (não há vírgula) em assegurar medidas protetivas aos indivíduos activos (ativos) nessas condições, sem que esse (esses) tenham que arriscar (suas vidas) a vida em prol da manutenção do seu sustento. Assim, é necessário que o aparato legislativo aconteça de forma satisfatória no contexto da pandemia e/ou enfermidades globais.
c1 – 120 (os erros gramaticas foram apontados)
c2 – 200 (não houve fuga do tema)
c3 – 200 (sua tese correspondeu aos critérios estabelecidos pela banca)
c4 – 160 ( houveram alguns erros da utilização de alguns conectivos)
c5 – 200 (proposta de intervenção com os 5 critérios alcançados)
pontos : 880 pontos
ANGELMUSIC
Obrigada pela correção.
BOM DIA !
dudinhaaa
Oi Angel,
Achei que no seu texto faltou um pouco de conexão entre os pensamentos, talvez o uso de conectivos diferentes ao invés do “isso” seriam legais.
No primeiro parágrafo, eu substituiria a frase “ampliou a integração sócio-espacial ” por ” a integração sócio-espacial foi ampliada”, apenas para melhorar a leitura.
Mas em geral sua redação ficou bem legal e adorei a ideia de consultas online gratuitas!
Não entendo muito das notas ainda mas te daria 800. Beijos!
ANGELMUSIC
Obrigada pela correção. Te agradeço muito.
TENHA UM ÓTIMO DIA ! ^_^
RodrigoMartins10
Olá, Angel! Gostaria de te deixar aq alqui dicas no que vc pode melhorar.
Primeiramente, fique atenta para o uso de vírgulas. Presenciei mts erros, por ex em: “Isso revela em seu amplo contexto, que o Poder Público” – a vírgula foi equivocadamente colocada. Tente investir nesse detalhe, é de suma importância para a nota máxima na competência 1(eu msm já errei mt em vírgulas, mas hj em dia considero q evolui um pouco rsr).
Atente tbm para a concordância verbal. Há um erro em “os impactos do isolamento social não atingirá” – é necessário que o verbo atingir esteja no plural (atingirão).
E por fim, fique lgd para o tamanho de seu texto, pois no Enem (acredito q seja redação Enem rsr) só terão 30 linhas.
Entretanto, gostei mt do seu text! Apresenta um bom repertório, bons dados. N sou corretor PRO, mas acredito q nas outras competências(exceto a 1) vc teria nota máxima.
Por isso, treine e corrija seus erros, e vc estará a passos curtos de uma excelente nota! ;)
ANGELMUSIC
OBRIGADA PELA CORREÇÃO ! QUERIA SÓ SABER QUAL SERIA A SUA NOTA QUE VOCÊ ME DARIA ?
GUARDAREI TODAS AS DICAS COM MUITO CARINHO ! obg.
RodrigoMartins10
Cerca de 900, ok rs
ANGELMUSIC
Obrigada de coração pela sua correção, isso me alegra muito.
TENHA UM ÓTIMO DIA !
BAYYYY ^_^