Iniciante

Os desafios do mundo contemporâneo para impedir a ascensão do sedentarismo.

  • 1

A Revolução Industrial, iniciada em meados do século XVIII, proporcionou às pessoas um modo de vida mais fácil. No entanto, essas novas tecnologias desviaram a atenção do povo brasileiro de um assunto bastante importante : o cuidado da saúde. Logo, ocorreu uma ascensão do sedentarismo no mundo contemporâneo, estando a falta de investimento somado ao grande tempo frente às telas entre os maiores causadores desse quadro, tornando-se necessário haver mudanças para mitigar essa realidade, intrinsecamente ligado aos aspectos sociais.
->Em primeira análise, é mister destacar o escasso investimento Estadual em iniciativas que visam diminuir o sedentarismo. Segundo dados do IBGE, mais de 45% dos adultos no Brasil são sedentários, ou seja, existe um grande número de indivíduos nessa situação, mas não há ações do Estado, seja em projetos ou campanhas, para reverter esses casos. Dessa maneira, nota-se a grande irresponsabilidade do poder com sua população, visto que, atividades como as já citadas melhorariam o bem-estar do corpo social brasileiro.
->Ademais, cabe citar o cientista Albert Einstein e seu pensamento “O espírito humano deve prevalecer sobre a tecnologia”. Sob a mesma ótica, o vasto tempo que as pessoas “navegam” na internet, privam-nas de realizar exercícios físicos, prevalecendo, assim, o oposto do que ressalta Albert Einstein. Destarte, a troca do mundo real pelo virtual, diminuiria o expressivo número de sedentários, mostrado, em forma de dados estatísticos pelo IBGE.
->Portanto, faz-se necessário que medidas estratégia sejam criadas para reverter esse entrave. Para isso, urge que o Ministerio da Saúde, em parceria com o Ministerio da Economia, introduza ações que visem estimular o corpo social brasileiro a se cuidar melhor, por meio da destinação de verbas, para a criação do projeto “Semana Saudável” – com atendimentos médicos junto a palestras alertando sobre o excessivo tempo frente às telas – a fim de impedir o avanço do sedentarismo no Brasil. Somente assim, haverá uma maior preocupação da sociedade acerca do bem estar, podendo usufruírem melhor dos recursos proporcionados pela Revolução Industrial.

Obs: As setas (->) são para separar os parágrafos e melhorar a visualização de vocês. Os outros travessões são do texto. Em redação oficial eu não as usarei.

Compartilhar

1 Correção

  1. O seu texto é bom, você demonstra domínio da norma culta, se utiliza de conectivos, um toque que eu te dou, no primeiro parágrafo em que você diz “cuidado da saúde” você poderia reescrever usando o “com” no lugar de “da”, ainda poderia, no lugar dos dois pontos, colocar uma vírgula e colocar o ponto continuando só depois da palavra “contemporâneo, dessa forma fica mais fácil a visualização do que é alusão, do que é tese e do que é argumentos. Além do mais a última parte do seu terceiro parágrafo (segundo paragrafo do desenvolvimento) ficou um pouco nebuloso, ” Destarte, a troca do mundo real pelo virtual, diminuiria o expressivo número de sedentários[…]” (não sei se foi eu que não entendi corretamente). Na conclusão você apresentou os pontos necessários (agente, ação, modo/meio, detalhamento e finalidade). Enfim, espero ter te ajudado um pouco.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.