Os desafios do meio ambiente no Brasil

  • 0

Consoante ao grande líder do movimento dos direitos civis dos negros, Martin Luther King, “A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo o lugar”. Análogo aos desafios do meio ambiente no Brasil que, mesmo após avanços sociais e educacionais, o cenário de iniquidade persiste e reflete na sociedade brasileira, devido ao consumo excessivo da população que causa a obsolescência programada por parte de empresas.

Em primeira análise, a utilização exagerada de certos produtos pode trazer vários danos aos indivíduos e ao meio ambiente. Ademais, “existe na população a autoilusão de que nossas ações na vida material não terão grandes consequências”, trecho do livro “Inteligência Ecológica” de Daniel Goleman. Assim, pode-se afirmar que os seres humanos são incapazes de detectar os riscos que podem causar à biodiversidade, isto porque, as indústrias nacionais enriquecem enquanto poluem a natureza. Pois, a ausência de conhecimentos sobre os itens usados é catastrófica.

Em segundo plano, é notório que quanto mais lixo eletrônico for produzido, mais prejuízos o ecossistema irá enfrentar. Além do mais, com a crise de 1929, foi adotada a estratégia da redução gradativa da qualidade de produtos, a fim de retomar o crescimento das empresas. Dessa forma, as fábricas produzem cada vez mais em um menor tempo de escala, deste modo, a obtenção de tais objetos como celulares, notebook, TVs, etc, seja mais comum em um menor intervalo de tempo. Por conseguinte, esses tipos de artefatos devem ser tratados de forma mais rígida.

Portanto, algo precisa ser feito com urgência para amenizar a questão. Logo, o Ministério do Meio Ambiente, por meio de fiscais sanitários, deve controlar a superprodução e a qualidade de produtos, e, criar campanhas para priorizar a educação ambiental nas escolas, deste modo, as pessoas serão conscientizadas para evitar agressões à natureza. Nesse sentido, o fito de tal ação é reduzir a consumação por parte do corpo social e criar políticas públicas que possam averiguar a qualidade das mercadorias de organizações. Somente assim, esse problema será gradativamente erradicado, pois, conforme Gabriel O Pensador, “Na mudança do presente a gente molda o futuro.”

Compartilhar

3 Correções

  1. Boa tarde vou dar minha opinião sobre seu texto.!!😀

    >Eu acho que você deveria começar assim “O grande líder. ….. E ir ate o ponto
    > Outra boa mudança “Análogo *A ISSO OS* desafios do meio ambiente no Brasil *PERSISTEM* mesmo após avanços *OS* sociais e educacionais. *O* cenário de iniquidade persiste e reflete na sociedade *DE MODO QUE O* consumo excessivo *DE PRODUTOS POR PARTE DA POPULAÇÃO* e (coloque uma outra tese que vai te ajudar a desenvolver seu texto)
    >Em primeira análise, a utilização exagerada de certos produtos pode trazer vários danos aos indivíduos e ao meio ambiente. Ademais, “existe na população a autoilusão de que nossas ações na vida material não terão grandes consequências”, trecho do livro “Inteligência Ecológica” de Daniel Goleman. Assim, pode-se afirmar que os seres humanos são incapazes de detectar os riscos que podem causar à biodiversidade, isto porque, as indústrias nacionais enriquecem enquanto poluem a natureza. Pois, a ausência de conhecimentos sobre os itens usados é catastrófica. (SUA CITAÇÃO NÃO TEVE NEXO COM O TEMA NEM COM A TESE)
    >(ISSO DESESTRUTUROU SEU TEXTO)
    >(VOCÊ TEM UMA BOA ESCRITA MAS PRECISA RELACIONAR SUAS IDEIAS)

    Em segundo plano, é notório que quanto *MAIOR FOR A PRODUÇÃO DE LIXO ELETRÓNICO MAIOR SERÁ OS PREJUÍZOS PARA O MEIO AMBIENTE*. Além do mais, com a crise de 1929, foi adotada a estratégia da redução gradativa da qualidade de produtos, a fim de retomar o crescimento das empresas e aumentar os lucros. Dessa forma, as fábricas produzem cada vez mais em um menor espaço de tempo. *E COM ESSA NOVA MEDIDA E OS AVANÇOS DA TECNOLOGIA A PRODUÇÃO INDUSTRIAL GERA MAIS CONSUMO E MAIS DESCARTE POR CONTA DA OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA*.

    >Portanto *CAMINHOS DEVEM SER ELUCIDADOS AFIM DE RESOLVER ESSE IMPASSE*. Logo, o Ministério do Meio Ambiente, por meio de fiscais sanitários, deve*M* controlar *NÃO SÓ* a superprodução e a qualidade de produtos, *COMO TAMBÉM* criar campanhas para priorizar a educação ambiental nas escolas, deste modo, as pessoas serão conscientizadas *ACERCA DE SEU CONSUMO E SEU IMPACTO SOBRE A NATUREZA*
    >(para evitar agressões à natureza. Nesse sentido, o fito de tal ação é reduzir a consumação por parte do corpo social e criar políticas públicas que possam averiguar a qualidade das mercadorias de organizações. Somente assim, esse problema será gradativamente erradicado, pois, conforme Gabriel O Pensador, “Na mudança do presente a gente molda o futuro.”) RESUMA ESSA PARTE E RELACIONE COM O RESTO DO TEXTO.
    >Parabéns você é um excelente escritor(a)

    • 2
  2. Oie, vou tentar pontuar alguns problemas que observei.
    Na instrução tu trouxe apenas um argumento q foi o “consumo excessivo”, porém é legal q tu traga dois argumentos p abordar um no D1 e outro no D2.
    No d1 acho q tu poderia abordar de uma forma melhor a citação do livro. Ademais, tem uns problemas de coesão e coerência, tu colocou os argumentos de forma desorganizada o que deixou o parágrafo confuso. Tem muita informação sabe?
    o d2 segue a mesma linha, tá bem desorganizado. Separa direitinho teus argumentos e tenta ligar eles de forma coerente.
    Na conclusão tu não retomou a tese e tu precisa trazer duas propostas de intervenção, observei apenas uma q inclusive está completíssima.
    Espero ter ajudado. Boa sorte!

    • 0
  3. Algumas observações que eu vi sobre sua redação :
    – ”as indústrias nacionais enriquecem enquanto poluem a natureza. Pois, a ausência de conhecimentos sobre os itens usados é catastrófica.” eles realmente não sabem disso? para eles utilizarem isto eles devem saber o produto a ser utilizado, então, eles sabem sim, na maioria das vezes, assim, acho que está parte deveria ser alterada, ficou mt generalizada.
    – Terceiro paragrafo: ”que quanto mais lixo eletrônico for produzido, mais prejuízos o ecossistema irá enfrentar.” porque? ficou muito vazio somente isto.
    – Ainda sobre o terceiro paragrafo: ficou muito vazio, você abordou bem sobre a parte histórica, dizendo da crise mas não expos sua ”opinião” logicamente de forma, implícita, sem usar ”eu” ”eu penso”….
    – Conclusão ”Portanto, algo precisa ser feito com urgência para amenizar a questão” ficou vago, você deve voltar com o tema aqui, e conectá-lo.
    – Conclusão: Nesse sentido, o fito de tal ação é reduzir a consumação por parte do corpo social e criar políticas públicas que possam averiguar a qualidade das mercadorias de organizações. Somente assim, esse problema será gradativamente erradicado, pois, conforme Gabriel O Pensador, “Na mudança do presente a gente molda o futuro.” tome cuidado, isto ficou muitooo grande, e deixou sua conclusão maior que seu segundo desenvolvimento, o que fica parecendo que você não possui repertório para falar sobre o assunto proposto.

    obs: sou uma mera aluna tentando ajudar, não fiquei presa em nota, e exatamente em todos os erros gramaticas e de pontuação (visto que eu também não observei nenhum. EU daria a nota de

    comp 1: 160. visto que não encontrei erros gramaticais, mas algumas palavras poderiam ser substituídas ou melhor colocadas
    comp 2: 160, compreendeu a proposta do tema, porém deixou a desejar em alguns quesitos, principalmente no terceiro paragrafo
    comp 3: 120, houve falhas de argumentação, principalmente no terceiro parágrafo, ficou muito vago
    comp 4: 200 gostei dos conectivos que usou, bem colocados
    comp 5: 200, consegui ver os 5 elementos : agente, modo, meio, detalhamento e finalidade.

    assim: 840

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.