Os desafios do homeschooling no Brasil atual.

  • 1

 

 

Após a Terceira Revolução Industrial notou-se um grande aumento na quantidade de meios de comunicação, que por sua vez tornam as informações mais acessíveis. Hodiernamente, no Brasil, por consequência desses avanços tecnológicos, o homeschooling (estudo em casa) ficou mais viável para parte da população, mas ainda existem desafios para concretizar sua implementação. Desse modo, torna-se importante analisar os precursores dessa problemática: os fatores que prejudicam o estudante que não frequenta a escola e a má distribuição de renda.

Em primeiro plano, segundo o escritor Séneca, a educação exige os maiores cuidados, pois influi sobre toda a vida. Dessa maneira, é notório que a escola tem grande importância na formação do indivíduo, devido ao fato de que ela ajuda na formação da opinião crítica do aluno, além de desenvolver as habilidades e valores necessários para um bom convívio em sociedade. Entretanto, o estudo em casa promove uma realidade diferente, visto que a criança tende a crescer de acordo com os ideais dos seus pais, cenário maléfico para elas, pois não conseguem desenvolver suas próprias opiniões, além de ficarem afastadas do convívio social. Dessarte, nota-se que a escola continua sendo fundamental para a vida das pessoas, situação que intensifica a problemática.

Seguidamente, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, cerca de 20% da população ainda não tem acesso à internet. De fato, essa situação é evidenciada no meio social, uma vez que a parcela mais pobre da população não tem renda suficiente para conseguir desfrutar dos benefícios que a internet proporciona, entre eles, pode-se destacar: a viabilidade do estudo on-line. Ainda, essas pessoas mais pobres não têm condições financeiras para contratar um professor particular, fator que torna inevitável a necessidade de um bom ensino público. Assim, observa-se que essa realidade prejudica a implementação do homeschooling no país.

Portanto, é evidente que deve haver mudanças para superar esse impasse. Logo, com o intuito de proporcionar um ensino público de qualidade, para que não seja necessário a adoção dos estudos em casa, o Ministério da Educação, órgão gestor da educação no país, por meio de aplicação de verbas, deve melhorar a infraestrutura das escolas estaduais e municipais, com obras e equipamentos essenciais para uma boa aprendizagem, além de qualificar melhor os professores. Ademais, cabe ao Governo, melhorar a distribuição de renda no país, para deixar os meios tecnológicos mais acessíveis. Somente assim, será possível implementar o homeschooling no país, mas não como o principal meio de estudos, e sim como uma opção viável e com boa acessibilidade.

 

SE PUDER DAR A SUA NOTA, AJUDARÁ BASTANTE. OBRIGADO POR LER!

Compartilhar

6 Correções

  1. E aí mano
    Boa redação velho. Vc usou a alusão histórica, citação de um escritor dados estatísticos etc.
    A única crítica (construtiva blz) é que vc colocou a ação na sua proposta de intervenção como “melhorar a infraestrutura das escolas” e isso não condiz com o que vc defendeu no primeiro parágrafo de desenvolvimento de que a realidade do estudo online e em casa prejudica o senso crítico dos estudantes.
    Foi mal ,talvez eu esteja louco.
    Vc escreve muito bem e tem um bom vocabulário vlw
    Flw 🤙

    • 1
  2. Parabéns, excelente redação. A estrutura do texto está muito boa, sua ortografia, coerência, coesão, entre outros. Sua introdução está impecável, com os fatos bem organizados. Desenvolvimento excelente e sua conclusão está bem elaborada, porém se puder esclarecer melhor a finalidade, ficará melhor ainda. Continue assim e sucesso na sua jornada!

    • 1
  3. Olá, sua redação em questão de estrutura está impecável.
    Sobre sua introdução, gostei muito de ter começado com uma alusão histórica. Por se tratar da primeira coisa que o corretor irá ler agregou muito.
    No seu primeiro desenvolvimento, ficou bom sua problematização, bem explicado e demonstrou bem seu ponto de vista. Porém, creio que se tivesse um argumento além da citação na primeira frase enriqueceria mais.
    Em relação ao seu segundo desenvolvimento, ficou muito bem esclarecido, seu argumento é bom e sua problematização também.
    Sobre sua conclusão, sua frase inicial é ótima, sua primeira proposta de intervenção está completa nos termos do Enem ( quem, o que, como, para que). Porém, na sua segunda proposta de intervenção não tem o meio de como irá melhorar a distribuição de renda no país.
    “Ademais, cabe ao Governo(QUEM), melhorar a distribuição de renda no país ( O QUE), para deixar os meios tecnológicos mais acessíveis ( PARA QUE).” Entende? não está explícito o meio de como o governo vai melhorar a distribuição de renda. Alem disso, poderia ter detalhado mais essa parte.
    De modo geral, sua redação está muito boa! Parabéns!
    Comp 1: 200
    Comp 2: 160
    Comp 3: 200
    Comp 4: 200
    Comp 5: 160
    NOTA: 920

    • 1
  4. Português excelente!!!
    Aprendi muito com seu texto.
    Sua redação está quase completa, só falta algo que possa surpreender mais o leito, tipo um filme ou um livro mais atual, algo que possa deixar o corretor de boca aberta!!!!
    Sua redação está perfeita!!!
    Se conhecesse você certamente te daria um MILL rsrs. (Brincadeiras à parte)
    Sua redação estar entre 900 à 1000.
    Não sei avaliar passo a passo, mas , sua escrita é boa, texto bem coerente e coeso, com ideias muito bem organizada. Siga o exemplo do 1° corretor, só que siga-o retornado a sua tese(com outras palavras).
    Sucesso!!!!!!!

    • 1
  5. Olá, CarlosWesley07!
    COMPETÊNCIA 01 – 180
    COMPETÊNCIA 02 – 200
    COMPETÊNCIA 03 – 200
    COMPETÊNCIA 04 – 200
    COMPETÊNCIA 05 – 180
    NOTA: 960
    Meus parabéns! Não achei erros na sua redação, apenas repetição de algumas palavras e a falta da finalidade na conclusão (não consegui identificá-la).

    • 1
  6. Competência 1: 200
    Competência 2: 200
    Competência 3: 200
    Competência 4: 160
    Competência 5: 160
    Sua redação está ótima, você soube argumentar muito bem sobre o tema. Só perdeu pontos na competência 4 por repetir o conectivo “para” 2 vezes. E não precisa fazer uma proposta de intervenção para os 2 argumentos, o Enem só pede uma, mas bem detalhada.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.