Os desafios do hábito da leitura

  • 0

Boa tarde gente, tudo bem? por favor, se puderem corrijam e deem nota com base nas competências do enem. Desde já agradeço pela leitura e correção.

O hábito de leitura é muito importante para o crescimento pessoal e para a construção cognitiva das crianças. Entretanto, há alguns desafios que impedem a criação deste hábito. Que são a ausência de bibliotecas públicas e escolares e uma falta de incentivo do governo.

Sob esse viés, o hábito de leitura é importante para os jovens obterem conhecimento. Assim, como já afirmava o filósofo grego Aristóteles, “A leitura é o caminho mais curto para o conhecimento.” Contudo, a ausência de bibliotecas publicas e escolares em algumas regiões impedem a criação deste hábito que é de suma importância para a formação dos jovens. Segundo dados do Instituto nacional de estudos e pesquisas educacionais Anísio Teixeira(inep) de 180 mil escolas brasileiras, 98 mil ou 55% não tem biblioteca escolar ou sala de leitura. Logo, os desafios do hábito de leitura precisam ser resolvidos.

Ademais, destaca – se a falta de incentivo do governo como uma das principais causas dos desafios do hábito de leitura. De acordo com a pesquisa O Brasil que lê, apesar da aprovação do plano nacional do livro e da leitura, em 2019, não há subsídios federais destinados a manutenção das iniciativas, muitas das quais foram encerrados recentemente por causa da falta de apoio do governo.

Portanto, os desafios do hábito de leitura precisam ser resolvidos, e para resolver esse impasse, é necessário que o estado juntamente ao ministério da economia construa bibliotecas publicas em regiões que não tenham e que também sejam destinados recursos financeiros para a leitura por meio de uma criação de verbas a fim de incentivar o hábito da leitura entre os jovens.

Compartilhar

2 Correções

  1. Boa tarde beatriz, sua redação aborda de forma clara os desafios em relação ao hábito de leitura. Sua argumentação é sólida e sustentada por exemplos e dados relevantes. Sua introdução é adequada, apresentando o tema e os desafios associados ao hábito de leitura. O desenvolvimento explora a ausência de bibliotecas públicas e escolares, bem como a falta de incentivo governamental, oferecendo informações pertinentes para embasar suas ideias. Sua conclusão sugere medidas concretas para resolver esses desafios.

    Entretanto, algumas sugestões de melhorias podem ser feitas:

    Coerência textual: Certifique-se de que as ideias em cada parágrafo estejam conectadas de forma fluente, facilitando a compreensão do leitor.

    Uso de vírgulas: Algumas partes da redação poderiam se beneficiar do uso adequado de vírgulas para separar elementos de uma lista, em orações explicativas ou para melhorar a fluência da leitura.

    Variedade vocabular: Tente diversificar o uso de palavras e expressões para evitar repetições excessivas.

    Parágrafos mais concisos: Algumas sentenças podem ser um pouco longas. Tente dividi-las em duas para melhorar a clareza.

    Ampliação do último parágrafo: A sua conclusão poderia ser mais detalhada, explorando mais profundamente como a construção de bibliotecas públicas, alocação de recursos e incentivos financeiros podem ser eficazes para promover o hábito de leitura entre os jovens.

    No geral, sua redação está muito bem construída e aborda o tema com competência. Com algumas pequenas revisões, ela pode ficar ainda mais eficaz. Considerando os critérios do Enem, sua redação está na faixa de 800 a 900 pontos, mas isso pode variar de acordo com a correção oficial. Parabéns pelo seu esforço.

    • 0
  2. Olá, Beatriz. Sou apenas uma aprendiz, entretanto corrigirei sua redação de forma que possa te ajudar da melhor forma possível. Te convido a corrigir também alguma redação minha.

    INTRODUÇÃO
    Acredito que faltou maior abordagem sobre o assunto. Sua tese não ficou clara. A citação de Aristóteles, feita no d1, penso eu, caberia melhor na introdução. Você não deixou claro quais serão as suas sub-teses.

    D1
    verbo “impedem” – erro de concordância, já que se refere a “ausência”, deveria ser “impede”;
    “deste hábito que é de suma importância para a formação dos jovens”, a questão da leitura ser importante foi repetida várias vezes na redação. Cabe melhor argumentos para sustentar algo já mencionado na introdução, um exemplo prático talvez.

    CONCLUSÃO
    observe o emprego da vírgula. Vejo vários equívocos.

    Continue estudando!! Vamos alcançar o sucesso! Fique com Deus.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.