Os desafios do combate da xenofobia no Brasil

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A xenofobia está presente na sociedade brasileira desde a colonização, em que os índios foram tratados de forma inferior pelos portugueses apenas pelo simples fato de serem de locais e culturas diferentes. A xenofobia ocorre quando uma pessoa de um região diferente é tratada de forma insignificante apenas por ser de outro local. No BBB, programa de televisão brasileiro, deste ano pode-se observar os ataques xenofóbicos sofridos pela participante Juliette Freire, em que outra participante fica constantemente rindo de seu sotaque e julgando-a inferior apenas por ser do nordeste, o que comprova que a xenofobia persiste na atualidade.

O nordeste é o principal alvo de ataques xenofóbicos no Brasil, uma das principais causas dessa xenofobia é a desigualdade social, em que as sociedades mais ricas e desenvolvidas desprezam o sotaque, a cultura, a região das sociedades mais pobres e menos desenvolvidas, e esta xenofobia causa graves problemas para a população afetada, sendo um deles o desemprego, em que um nordestino mesmo quando é muito mais classificado não ganha a vaga de emprego pelo simples fato de ser nordestino, segundo o IBGE, o desemprego é maior entre os nordestinos, além dos problemas psicológicos sofridos por esses indivíduos.

A xenofobia tem sido um desafio enfrentado no Brasil desde a colonização, e um dos desafios para o seu combate é fazer com que as pessoas tenham tolerância, tolerância a cultura, religião e costumes, ou seja, o desafio é fazer com que as pessoas respeitem uns aos outros e aceitem que são diferentes e que não tem problema algum nisso. Além dos ataques xenofóbicos sofridos pelos próprios brasileiros no ainda tem o grande número de ataques xenofóbicos sofridos pelos estrangeiros que passaram a morar no Brasil, uma pesquisa da UFMG afirma que 100% das mulheres haitianas sofrem xenofobia aqui no Brasil.

A partir dos fatos apresentados percebe-se que cabe ao ministério da educação, órgão responsável pelas diretrizes educacionais de todo o território brasileiro, incentivar as escolar a ensinar aos jovens desde cedo, através de palestras e debates, sobre diferentes culturas e costumes do Brasil e do mundo para que não se tornem adultos xenofóbicos no futuro. Também é necessário uma ação governamental para a criação de leis para punir pessoas que cometem ataques xenofóbicos e leis que protejam as pessoas que sofrem esse ataques para que assim o índice de xenofobia no Brasil diminua.

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3 Correções

  1. …pessoas tenham tolerância, tolerância a cultura, religião e costumes… não precisa repetir.
    … desde a colonização… repertório pobre, poderia ou ter defendido com mais profundidade essa tese ou citado outras.
    … julgando-a inferior apenas por ser do nordeste, o que comprova que a xenofobia persiste na atualidade… lógica generalista, precisa ser mais específica.
    Parabéns! Continue lendo e praticando.

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  2. Primeiramente, gostaria de lhe dizer que eu não sou corretora (tirei 920 na redação do Enem 2020 e passei para Letras) estou dizendo isso para que fique claro que assim como você eu sou estudante e meu objetivo aqui é aprender e ajudar!

    Seguindo as 5 competências exigidas pelo Enem, vamos lá!

    Competência 1: Domínio da língua portuguesa

    Ao ler sua redação por inteira vi alguns erros de português, vou colocar alguns para você ver.
    * “A xenofobia está presente na sociedade brasileira desde a colonização, em que os índios foram tratados de forma inferior pelos portugueses apenas pelo simples fato de serem de locais e culturas diferentes.” – (de forma inferior, pelos portugueses, apenas por serem de locais e culturas diferentes.) Você repetiu pelo e pelos em um curto período de tempo.

    * ” A xenofobia ocorre quando uma pessoa de um região diferente é tratada de forma insignificante apenas por ser de outro local.” – ( “A xenofobia”) Novamente você repete a pela xenofobia em um curto período de tempo. DICA: busque usar sinônimos para que isso não ocorra com tanta frequência.
    * “No BBB, programa de televisão brasileiro, deste ano pode-se observar os ataques xenofóbicos sofridos pela participante Juliette Freire, em que outra participante fica constantemente rindo de seu sotaque e julgando-a inferior apenas por ser do nordeste, o que comprova que a xenofobia persiste na atualidade.” – ( repetição da palavra PARTICIPANTE)

    * “O nordeste é o principal alvo de ataques xenofóbicos (1) no Brasil, uma das principais causas dessa xenofobia é a desigualdade social, em que as sociedades mais ricas e desenvolvidas desprezam o sotaque, a cultura, a região das sociedades mais pobres e menos desenvolvidas, e esta (2) xenofobia causa graves problemas para a população (3)afetada, (4) sendo um deles o desemprego, (5) em que um nordestino mesmo quando é muito mais (6) classificado não ganha a vaga de emprego pelo simples fato de ser nordestino (7) (8), segundo o IBGE, o desemprego é maior entre os (9) nordestinos, além dos problemas psicológicos sofridos por esses indivíduos.”
    Vamos por partes, falta muita pontuação nesse trecho. Ficou enorme e totalmente confuso. Veja!
    1- “, no Brasil, ” nesse caso o sujeito deve vim entre virgulas
    2- troque ”xenofobias” por ataques. Ficaria então – e estes ataques causam graves problemas para a população,
    3- tirar a palavra “afetada”
    4- Troque “sendo um deles” por – , tendo como exemplo o desemprego,
    5- Troque “em que um nordestino” por – , uma vez que um nordestino…
    6- Qualificado*
    7- Repetição da palavra ”nordestino”
    8- Ponto (.)
    9- Repetiu novamente a palavra nordestino

    *”A partir dos fatos apresentados 1 percebe-se que cabe ao 2 ministério da educação, órgão responsável pelas diretrizes educacionais de todo o território brasileiro, incentivar as 3 escolar a ensinar aos jovens desde cedo, 4 através de palestras e debates, sobre diferentes culturas e costumes 5 do Brasil e do mundo para que não se tornem adultos xenofóbicos no futuro.”

    1- virgula ”, percebe-se”
    2- Ministério da Educação – nome do órgçao com letra maiúscula
    3- escolas*
    4- Troque através por “por meio de”
    5- , no Brasil,

    *No segundo desenvolvimento você cometeu vários erros de repetição de palavras em um curto período de tempo, cuidado! Você cometeu muitos deslizes ao longo da sua redação.

    NOTA: 80

    (uma dica que eu te dou é, procurar ler mais livros, noticias, coisas que você gosta para poder escrever com mais facilidade!)

    Competência 2: Compreensão da proposta a partir do tema.
    A sua introdução, não apresenta as propostas que você deve abordar durante o desenvolver da redação. ( famosas TESES )
    Por isso, seu texto torna-se mis complicado de ler e entender o que se trata.
    Depois de muito ler e reler o que você escreveu nos seus dois desenvolvimentos eu cheguei a conclusão de que você compreendeu parcialmente a proposta do tema, no entanto
    Você apresenta repertórios socioculturais, sendo eles uma alusão histórica, programa de televisão, pesquisas… no entanto achei que você não soube aproveitar por completo ao desenvolver e apresentar seu ponto de vista

    Logo, você compreende parcialmente o tema e seus argumentos não estão muito bem relacionados com a proposta.

    Nota: 120

    competência 3: Organização e defesa
    Nessa competência, o mais importante é saber organizar um com projeto de texto, selecionando os argumentos mais precisos sob o tema proposto.
    Você selecionou dois argumentos ( pelo que eu entendi, desigualdade social e a intolerância ao diferente) Porém, você não soube menciona-los no local certo e relaciona-los com o que você defende.
    São duas ótimas teses, porem falta organizar direitinho suas ideias para poder produzir um texto onde o leitor não se confunda em determinadas partes.
    Seu texto não apresenta encadeamento de ideias, uma vez que os parágrafos não estão conectados o que dificulta a compreensão de suas ideias.

    Então, seus argumentos são bons e fazem sentido com a proposta da redação, no entanto falta você se organizar e fazer com que tudo se encaixe e fique bem relacionado.

    NOTA: 120

    Competência 4: Conhecimentos linguísticos e argumentação
    Aqui é analisado a famosa coesão textual, a forma como você utiliza os conectivos, advérbios, locuções, preposições de maneira coesiva tornando o texto mais fluido.
    Entretanto, eu senti muita falta de conectivos ao ler sua redação. Uma dica que eu te dou é estuda-los e utiliza-los sempre após o ponto, isso é uma forma do corretor ler com mais facilidade o seu texto além de te ser mais fácil garantir uma nota maior.
    Faltou também as famosas conjunções, que interligam as frases e evita de quem estiver lendo se confunda na hora.

    Por sentir muita falta dos conectivos e em diversas vezes ter me confundido em suas ideias, sua note é: 120

    NOTA: 120

    Competência 5: Proposta de intervenção
    Elaborar duas propostas de intervenção, de forma detalhada e que respeite os direitos humanos.

    “A partir dos fatos apresentados percebe-se que cabe ao ministério da educação, órgão responsável pelas diretrizes educacionais de todo o território brasileiro, incentivar as escolar a ensinar aos jovens desde cedo, através de palestras e debates, sobre diferentes culturas e costumes do Brasil e do mundo para que não se tornem adultos xenofóbicos no futuro. Também é necessário uma ação governamental para a criação de leis para punir pessoas que cometem ataques xenofóbicos e leis que protejam as pessoas que sofrem esse ataques para que assim o índice de xenofobia no Brasil diminua.”

    Você começou sua conclusão de maneira extremante confusa, uma vez que não apresenta nenhum conectivo e o tópico frasal que contenha o tema problematizado ou as teses escritas com outras palavras. Você começa o parágrafo apresentando diretamente a sua proposta de intervenção, o que é errado na redação.
    Olha como ficaria bem melhor se você tivesse feito dessa forma, por exemplo.

    Em suma, atenuar os desafios relacionados ao método de combate a prevenção as ações xenofóbicas na sociedade brasileira. Dessa forma, cabe ao Ministério da Educação, órgão responsável pelas diretrizes educacionais de todo o território brasileiro, …

    Procure responder todas essas perguntas ao fazer sua conclusão
    Ação (o que?)
    Agente (quem?)
    Modo (como?)
    Efeito (para quê?)
    Detalhamento (explicação e exemplos)

    e procure pensar nos agentes (GOMIFES)
    G – Governo
    O – ONGs
    M- Mídia
    I- Indivíduos
    F- Famílias
    E- Escolas
    S- sociedade

    Dessa forma voce conseguirá responder e fazer uma conclusão quase que perfeita!

    No mais, eu gostei em partes de sua conclusão… achei que faltou detalhamento e um pouco de dados em falar sobre sua proposta de intervenção

    NOTA: 120

    TOTAL: 560

    Desejo para voce bons estudos, acredite sempre no seu potencial… voce não é uma nota e pode ir muitoooo longe!
    Bons estudos e boa prova!
    Isabel

    Qualquer duvida ou algo que eu consiga te ajudar pode mandar mensagem!!

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  3. ola…
    sua introdução ficou mt boa, vc fez alusão a colonização brasileira, oq conta como repertorio e já aumenta seus pontos. Porem, achei sua introdução um pouco grande, acho que você deveria ter utilizado o exemplo da juliette no desenvolvimento, alem disso você não apresentou seus 2 argumentos.

    No começo dos dois desenvolvimentos, vc não utilizou nenhum marcador de texto.
    No desenvolvimento 1, apesar de usar com um marcador, vc soube desenvolver bem seus argumentos
    No desenvolvimento 2 vc repetiu o repertorio da colonizaçao

    Na conclusão vc soube desenvolver bem, e usou os 5 elementos que o enem pede

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