Os desafios do combate ao tabagismo na sociedade brasileira

  • 0

O tabaco, planta descoberta no século XV, inicialmente era usado pelos Povos Pré-Colombianos para fins religiosos e medicinais. Entretanto, com o surgimento da primeira tabacaria – fábrica de cigarros –, em 1874, no Brasil, o cigarro passou a ser usado a partir de um “estereótipo social” que indica poder, o que gera um grave problema de saúde pública. Com efeito, medidas devem ser tomadas para consumar os problemas do estereótipo social e da saúde pública. 

Diante desse cenário, o tabagismo persiste no Brasil, incentivado pelo estereótipo social. Nesse sentido, o Saci-Pererê, personagem tabagista, do Sítio do Pica-Pau Amarelo, obra de Monteiro Lobato, 1921, que fez história nas décadas de 70 e 80 em episódios para o público infantil, incentivou o tabagismo de forma explícita para seu público alvo. Nesse viés, ocorre que a influência demonstrada pelo Saci-Pererê no Sítio do Pica-Pau Amarelo produz efeitos negativos às crianças. Assim, enquanto a estereotipação se mantiver arraigada na cinematografia, o Brasil será obrigado a conviver com uma das mais graves adversidades para a sociedade: o tabagismo. 

Ademais, o fumante fragiliza a saúde pública. Sobre essa ótica, a Lei Antifumo – que foi promulgada em 2014 –, com o intuito de desconstruir o uso do cigarro, proíbe fumar em locais públicos fechados e restritos, intensifica a fiscalização pela vigilância sanitária, proíbe propagandas e promove o aumento no preço da carteira de cigarros. No entanto, tal Lei mostra-se incapaz de conter a disseminação exacerbada de fumantes em meio a população brasileira. Logo, enquanto a Lei Antifumo mantiver-se ineficiente, o tabagismo prevalecerá na sociedade. 

Portanto, para combater o tabagismo, o Ministério da Cultura deve proibir o uso do cigarro no meio cinematográfico, a fim de privar o telespectador da influência ao tabagismo. No que lhe concerne, o Ministério da Saúde deve, por meio da vigilância sanitária, efetivar a fiscalização da venda de cigarros nos comércios, com a finalidade de promover maior burocracia para sua aquisição – de modo a diminuir o uso do tabaco –, e deixa-lo livre, somente, para fins religiosos e medicinais, como na cultura indígena. Assim, o combate ao tabagismo, mostrar-se-á efetivo na sociedade brasileira. 

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá tudo bem? Estarei realizando a correção da sua redação, contudo vale ressaltar que não sou nenhum profissional, mas farei o meu melhor para lhe proporcionar uma redação de qualidade!

    “o tabagismo persiste no Brasil,(1)incentivado”

    (1)- Vírgula má empregada, esta vírgula não se encaixa nesta frase.

    “tabagista,(2) do Sítio do Pica-Pau”

    (2)- Vírgula má empregada, esta virgula não se encaixa nesta frase.

    Você demonstra que compreende o assunto e tem um bom repertorio, porém a sua conclusão não demonstrou uma boa proposta de intervenção, algo conciso. Recomendo ver um pouco mais sobre as características do texto dissertativo-argumentativo.

    Abraços virtuais, bons estudos! :)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.