Iniciante

Os desafios do combate ao tabagismo entre os brasileiros

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“No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho”. De maneira análoga ao trecho do poema de Carlos Drummond de Andrade, pode-se estabelecer uma relação metafórica entre as “pedras no caminho” e os impactos do tabagismo na sociedade brasileira, uma vez que o entrave precisa ser retirado do âmbito social. Assim, é lícito afirmar que a omissão governamental e a postura das empresas influenciam na perpetuação desse cenário negativo.

Sob esse viés, é lícito postular a omissão governamental como impulsionadora desse revés. Segundo John Locke, o Estado deve garantir os direitos imprescindíveis dos indivíduos. Contudo, percebe-se um rompimento nesse pacto, uma vez que o Ministério da Saúde exerce um papel passivo, pois são poucas as ações que evidenciam os malefícios do uso do tabaco e isso poderia ajudar na diminuição do consumo. Consequentemente, por causa dessa falta de informações, muitas pessoas não sabem os perigos que o tabaco pode causar.

Ademais, outro fator a ser salientado é a postura das empresas. À vista disso, as empresas, com o fito de potencializar as vendas e atrair novos clientes, criam novos tipos de produtos, como os cigarros eletrónicos e novos sabores. Dessa forma, essa postura das empresas influencia na compra de cigarros.

Logo, constata-se que o tabagismo é um tema relevante e que carece de soluções. É necessário, portanto, que o Ministério da Saúde, atue em projetos que evidenciem os riscos do uso do tabaco, por meio das mídias televisivas, com a participação de médicos, a fim de diminuir o número de usuários. Tal medida visa combater o impasse de forma precisa e democrática.

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3 Correções

  1. Adorei sua redação a referência a Carlos Drummond de Andrade combinou bem e sua argumentação permanece fluida e com conectivos que estabelecem a coerência. Apenas tome cuidado com repetições de termos e você poderia ter retomado a frase da introdução na conclusão.
    No geral você conseguiria um 900-960.continue assim

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  2. 1- Domínio da escrita formal da língua portuguesa
    É avaliado se a redação do participante está adequada às regras de ortografia, como acentuação, ortografia, uso de hífen, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica. Ainda são analisadas a regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, paralelismo, emprego de pronomes e crase.
    2- Compreender o tema e não fugir do que é proposto
    Avalia as habilidades integradas de leitura e de escrita do candidato. O tema constitui o núcleo das ideias sobre as quais a redação deve ser organizada e é caracterizado por ser uma delimitação de um assunto mais abrangente.
    3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    O candidato precisa elaborar um texto que apresente, claramente, uma ideia a ser defendida e os argumentos que justifiquem a posição assumida em relação à temática da proposta da redação. Trata da coerência e da plausibilidade entre as ideias apresentadas no texto, o que é garantido pelo planejamento prévio à escrita, ou seja, pela elaboração de um projeto de texto.
    4- Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    São avaliados itens relacionados à estruturação lógica e formal entre as partes da redação. A organização textual exige que as frases e os parágrafos estabeleçam entre si uma relação que garanta uma sequência coerente do texto e a interdependência entre as ideias.
    Preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais são responsáveis pela coesão do texto porque estabelecem uma inter-relação entre orações, frases e parágrafos. Cada parágrafo será composto por um ou mais períodos também articulados. Cada ideia nova precisa estabelecer relação com as anteriores.
    5- Respeito aos direitos humanos
    Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos. Propor uma intervenção para o problema apresentado pelo tema significa sugerir uma iniciativa que busque, mesmo que minimamente, enfrentá-lo. A elaboração de uma proposta de intervenção na prova de redação do Enem representa uma ocasião para que o candidato demonstre o preparo para o exercício da cidadania, para atuar na realidade em consonância com os direitos humanos.
    Estude e boa sorte

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  3. Otima redaçao, foi bem objetivo direito ao ponto, só faltou mais informações adicionais para complemento.
    Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa (160)
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo (200)
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista (160)
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação (200)
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural (200)

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