Regente

Os desafios do combate ao suicídio no Brasil.

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Doença silenciosa, ausência do controle psicológico. No início do SÉC XXI, o aumento nos números de suicídios em meio aos jovens se tornou um problema que o Brasil foi convidado a administrar erradicado-ló. Nesse contexto, enfatizam-se como pilares do problema: a depressão e o bullying. Diante disso, é necessário que ações sejam desenvolvidas para que tal problema seja solucionado.

Em primeira análise, é válido destacar que o SÉC XXI é marcado pela busca da felicidade e a padronização de comportamentos e pensamentos, ambos estabelecidos pela mídia, resultando assim, no aumento de casos depressivos no meio social. Segundo Platão, “através da ditadura da felicidade são vendidas promessas de felicidades, de que algo fará o homem sentir-se melhor”. De maneira análoga, observa-se que existem pressões sociais que obrigam o indivíduo aparentar uma realidade superior a que vive, trazendo como efeito, a formação de indivíduos não realizados e culpados, fazendo com que os mesmos busquem na morte, a única solução do problema.

Segundo Zygmunt Bauman, a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas é característica da “modernidade líquida”, viciada desde o século xx. Analisando o pensamento do sociólogo, essa realidade imediata perpetua-se com os desafios do combate ao suicídio no Brasil, em detrimento ao grande índice de práticas relacionadas ao bullying, desse modo, efetiva-se como causa visível a expansão tecnológica, trazendo como conseguinte a prática sistemática e repetitiva de atos psicológicos a um ou mais indivíduos. Nesse contexto, é necessário a intervenção pontual do problema, pois como afirma Anne Frank: “o que foi feito não pode ser desfeito mas podemos prevenir que aconteça novamente”.

Fica evidente, portanto, a intervenção do problema. Para que isso ocorra é dever do Estado juntamente com o Ministério da Saúde, atuarem por meio do desenvolvimento de programas aberto a sociedade, que através de palestras públicas vizem auxiliar pessoas que apresentam tal desequilíbrio mental, tendo como objetivo, diminuir os índices de suicídio no país. Na sequência, o Estado deve incluir nas escolas programas anti-bullying, bem como a presença de especialistas no assunto, que apresentem como finalidade, erradicar as práticas sistemáticas no meio social, contextualizando de forma ampla, os efeitos que o bullying produz aos indivíduos por ela atingido. Pois como afirma Hannah Arendt: ” a harmonia é a lei da sobrevivência”.

 

✓se possível corrigir o mediante as competências do Enem.

✓desde já agradeço. (◍•ᴗ•◍)❤

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6 Correções

  1. oi boa tarde :)
    Não sou profissional mas na minha concepção foi assim:
    C1: 120
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 120
    C5 : 160
    Parabéns pelo seu texto vc escreve muito bem uma dica é se atentar bastante na parte gramatical e desenvolver mais os argumentos pq vc tem muito repertório sociocultural e isso ajuda muito na C2, bom é isso.

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  2. 1- Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita: 120
    2- Compreender a proposta e não fugir do tema: 160
    3- Capacidade de organização… Em defesa de um ponto de vista: 160
    4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos: 140
    5- Proposta de intervenção: 180
    Nota: 760

    Uma dica é não utilizar citações na conclusão, pois elas, são utilizadas nas redações especialmente para a argumentação do tema proposto, e seu uso na conclusão prejudica a coesão do texto. Outra dica de extrema importância, é que a conclusão deve ser um pouco menor do que o desenvolvimento, para que seu texto apresente uma boa estrutura. Parabéns pela redação, continue assim!

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  3. Olá, boa noite ANGELMUSIC !
    Segue abaixo a correção de acordo com as competências do Enem.
    1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 200
    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 160
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 160
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 160
    5. Respeito aos direitos humanos: 200
    Total: 880

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  4. seu texto está otimo, você tem argumentos consistentes e repertório otimo pra agregar aos seus argumentos e sua conclusão esta otima bem detlhada e vc soube desenvolver n=bem seus argurmentos.
    *
    contudo, cuidado quando ao espaço da folha de redação, seu texto está perfeito contudo muito grande e a redação do enem pede algo bem resumido

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  5. Boa noite. Parabéns pelo o texto.
    Não sou especialista em redação, mas gostei. Espero ajudar!
    1.Domínio da norma culta da língua portuguesa: 120
    2.Compreender a proposta e aplicar várias áreas de conhecimento: 160
    3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações… Em defesa de um ponto de vista: 200.
    4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para construção da argumentação:160.
    5.Elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os direitos humanos:160 .
    Nota: 800.

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  6. 1.Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa: 170
    2.Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 140
    3.Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista:180
    4.Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 180
    5.Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural:200
    total: 870
    Obs: iria descontar bastante seus pontos pelos erros gramaticais de vírgulas e uso incorreto de conjunções, porém você desenvolveu seu texto com excelência
    outra coisa não deixa argumentos vagos igual você fez no D2 uso um conectivo , Parabéns pela redação.

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