Mestre

Os desafios de viver e aprender no Brasil

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Viver e aprender estão intrinsecamente relacionados entre si, pois o caminho da educação é essencial para uma melhor qualidade de vida. Entretanto, hodiernamente, no Brasil, essa relação de viver e aprender se encontra marcada por uma série de desafios, que impossibilita muitos brasileiros de ter acesso à educação. Sob esse viés, convém analisar os principais aspectos dessa problemática, a fim de se conquistar o pleno funcionamento da sociedade.

É inegável que a questão constitucional e sua aplicação estejam entre as causas desses desafios no acesso à educação. De acordo com o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, em sua obra “Globalização e as consequências humanas”, a falta de controle do Estado gera desordem na sociedade. De forma análoga, a atual sociedade brasileira assemelha-se a essa premissa, haja vista que, devido à negligência estatal sobre a gestão de recursos escolares nas escolas públicas, boa parte da população com baixa renda é privada de seu direito de aprender. Desse modo, o descaso estatal condena os seus cidadãos a uma vida despojada de qualidade.

Outrossim, a passividade do povo brasileiro contribui para que esse problema permaneça na sociedade. “O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles”, através desse trecho de Simone Beauvoir, uma filósofa francesa, percebe-se que essa premissa molda o cotidiano do cidadão brasileiro que enfrenta os desafios do acesso à educação e, consequentemente, sente a falta de uma melhora em sua qualidade de vida, visto que o mesmo se habitua à injustiça, em lugar de combatê-la, sujeitando-se, logo, à limitação de sua autonomia, seja ela financeira, seja ela de pensamento.

 
Faz-se mister, portanto, a aplicação de medidas para erradicar esse impasse na sociedade brasileira. Dessarte, o Estado, em parceria com o Tribunal de Contas da União, deve providenciar recursos – que facilitaram para os cidadãos o ingresso na educação e, por fim, terão mais oportunidades para melhorar suas vidas –, isso será feito mediante projetos de leis e distribuição de capital, promovendo a democratização dos direitos. Dessa forma, uma sociedade mais integrada poderá evitar a desordem.

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3 Correções

  1. Oii, tudo bem?

    Analisando sua redação, achei necessário ressaltar alguns pontos:
    – O primeiro parágrafo está bem estruturado, mas se você colocasse alguma fonte (alusão histórica, dados estatísticos, citações…) daria mais sustentação para os seus argumentos.
    – A conjugação do verba “facilitar” e “ter” no parágrafo da conclusão, ficaram confusos.
    De acordo com a análise:
    C1: apresentou domínio da escrita formal da língua -> 180
    C2: apresentou domínio sobre o tipo textual e sobre a compreensão do tema -> 180
    C3: apresentou boas ideias, possui uma escrita autoral aparentemente, sustentou seus argumentos com citações, no entanto faltou sustentação na sua introdução -> 160
    C4: usou bem os conectivos -> 200
    C5: boa proposta de intervenção, respeitou os direitos humanos, faltou detalhar um pouco mais -> 180

    Nota: 900

    Minha opinião:
    – seu texto possui uma ótima estruturação estética e argumentativa, se estivesse presente uma sustentação na intro e um detalhamento maior na conclusão, estaria TOP
    – mandou bem!!!
    – pratique e chegará longe, você tem potencial !!

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  2. Viver e aprender estão intrinsecamente relacionados entre si (Não há necessidade do termo: entre si), pois o caminho da educação é essencial para uma melhor qualidade de vida (Por quê? tente detalhar). Entretanto, hodiernamente, no Brasil, essa relação de viver e aprender  (Tente adicionar sinonimos em seu texto; assim você evita a redução de sua nota na competência 1, por anáfora) se encontra marcada por uma série de desafios, que impossibilita muitos brasileiros de ter (Correção: terem. Atente-se a concordância verbal) acesso à educação. Sob esse viés, convém analisar os principais aspectos dessa problemática, a fim de se conquistar o pleno funcionamento da sociedade.

    É inegável que a questão constitucional e sua aplicação estejam entre as causas desses desafios no acesso à educação. De acordo com o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, em sua obra “Globalização e as consequências humanas”, a falta de controle do Estado gera desordem na sociedade. De forma análoga, a atual sociedade brasileira assemelha-se a essa premissa, haja vista que, devido à negligência estatal sobre a gestão de recursos escolares nas escolas públicas, boa parte da população com baixa renda é privada de seu direito de aprender (Sugestão: aprendizado). Desse modo, o descaso estatal condena os seus cidadãos a uma vida despojada de qualidade.

    Outrossim, a passividade do povo brasileiro contribui para que esse problema permaneça na sociedade. “O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles”, através desse trecho de Simone Beauvoir, uma filósofa francesa, percebe-se que essa premissa molda o cotidiano do cidadão brasileiro que enfrenta os desafios do acesso à educação e, consequentemente, sente a falta de uma melhora em sua qualidade de vida, visto que o mesmo se habitua à injustiça, em lugar de combatê-la, sujeitando-se, logo, à limitação de sua autonomia, seja ela financeira, seja ela de pensamento. (Ótimo)

     
    Faz-se mister, portanto, a aplicação de medidas para erradicar esse impasse na sociedade brasileira. Dessarte, o Estado, em parceria com o Tribunal de Contas da União, deve providenciar recursos – que facilitaram para os cidadãos o ingresso na educação e, por fim, terão mais oportunidades para melhorar suas vidas –, isso será feito mediante projetos de leis e distribuição de capital, promovendo a democratização dos direitos. Dessa forma, uma sociedade mais integrada poderá evitar a desordem. (Perfeito)

    Nota: ~980

    Obs.: Não possuo qualificação em correções de redação. A nota aplicada em seu texto é o reflexo do meu raso conhecimento acerca do assunto, podendo ser contestado e classificado como incorreto.
    Parabéns, Dio, por sua nota!

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  3. introdução excelente, apresentou sua tese direitinho e não percebi nenhum erro ortográfico
    a argumentação foi impecável, e suas citações enriqueceram muito o seu texto
    na conclusão foi possível observar agente, modo, detalhamento, finalidade e meio
    parabéns pelo desempenho, creio que sua estimativa de nota seria 960+

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