Aprendiz

Os desafios de uma jornada segura na internet para jovens e crianças

  • 0

A internet é uma grande fonte disseminadora de informações. Além disso, seu uso é indubitavelmente importante para pessoas que desejam se conectar com o mundo. No entanto, visto que muitas vezes é considerada uma “terra sem leis”, permeia-se a facilidade para a exibição e propagação de conteúdos inadequados, cujo público alvo corresponde aos jovens e crianças.

Há alguns anos atrás, viralizou- se na internet a personagem Momo, ser que surgia em meio a vídeos infantis cujo objetivo seria ensinar a criança a realizar um possível suicídio por meio da auto-mutilação.  O incentivo ao suicídio é considerado crime no Brasil, mas criminosos como os que deram origem a Momo se sentem seguros por trás de códigos e softwares, pois a investigação que levaria até os culpados é lenta e, infelizmente, a fiscalização dos jovens na internet por seus progenitores é falha.

Segundo pesquisa realizada pela Gazeta, 1 a cada 10 adolescentes já pesquisou na internet maneiras de suicídio, fora uma porcentagem de 13% de jovens que já realizou pesquisas sobre como machucar outras pessoas, a si mesmo e a emagrecer. A continuidade desse tipo de tema pode ser tanto um gatilho para quem caiu de paraquedas nesse material quanto a fonte exata do desejo de alguém, pois jovens com transtornos como ansiedade, bulimia e depressão, frequentemente consomem dessas fontes piorando ainda mais sua condição psicológica.

Em síntese, faz-se mister a adoção de medidas para ter segurança ao usar a internet, outrossim a punição dos culpados por espalharem praticas auto-destrutivas. A priori, a fiscalização do uso da internet para menores de 15 anos deve ser intensificado. Por isso o Governo Feral juntamente com as mídias devem incentivar propagandas educativas cujo objetivo seria informar os pais de maneira consciente sobre os riscos da internet quando usada de forma errada. Além disso, faz-se necessário que o Poder Legislativo ao colaborar com a Polícia Federal intensifique as buscas por esse tipo de conteúdo nas redes e aumente a rigorosidade da pena dos infratores cibernéticos, para que não se sintam confiantes em cometer novamente o mesmo erro. Assim a jornada na internet se tornaria mais segura para todas as idades.

 

corrijam de acordo com as exigências do enem, pfvrzinho

Compartilhar

2 Correções

  1. Oioi, como prometido, estou aqui corrigindo sua redação!!
    .
    Irei corrigir sua redação com base nos critérios de uma proposta dissertativa argumentativa, certo?
    .
    INTRODUÇÃO:
    —> É essencial sua percepção sobre os elementos da introdução (contextualização, tese e encaminhamento argumentativo). Aliado a isso, sua introdução é boa, uma dica, estude conjunções, facilitará para que você perceba em que momento cada uma delas deve ser inserida, isso impede que seu texto fique confuso.
    —> Ademais, só elogios para a concordância verbal e nominal!!!!
    Observe:
    “A internet é uma grande fonte disseminadora de informações.*Além disso,* ( está inserida corretamente, entratanto, se você substituir por “em consequência disso”, por exemplo, o texto será bem mais objetivo)* indubitavelmente importante para pessoas que desejam se conectar com o mundo…”
    DESENVOLVIMENTO:
    —-> Percebo que você tem conhecimento sobre a estrutura de uma texto dissertativo argumentativo, isso é ótimo!!
    No entanto, as informações estão muito “jogadas” no seu texto, acho que as conjunções ajudarão nesse ponto, visto que você pode usar e inserir o ser argumento (ele não ficou claro) deixando o texto muito expositivo…
    —-> Entretanto, vejo que você possui um repertório argumentativo favorável, acredito que se você revisar a estrutura da redação, usar os conectivos certos e aliar a sua alusão histórica, ajudará bastante!!!!!
    —-> DADOS ESTATÍSTICOS, SENSACIONAL!!!! Ainda mais com a abordagem que você realizou… Muito bem! Só senti falta do seu posicionamento diante da situação apresentada, mas acredito que isso se resolve facilmente.
    .
    CONCLUSÃO:
    —> Você acertou em observar que: é na conclusão que propostas de resolução são inseridas, é um grande passo. No entanto, ela está incompleta.
    Dica: LEMBRAR DOS 4 ELEMENTOS:
    1. AGENTE (QUEM?)
    2. AÇÃO (O QUE?)
    3. MODO/DETALHAMENTO (COMO?)
    4. FINALIDADE (PARA QUÊ?)
    —-> use verbos no imperativo.
    .
    ESPERO TER CONTRIBUÍDO PARA SEU APRENDIZADO, BOA SORTE NOS ESTUDOS!
    :)

    • 1
  2. Competência I: Apresenta um bom domínio da norma culta, com a utilização de palavras formais, sem erros de gramaticais e de vírgulas.
    Competência II: Conhece bem a estrutura do texto dissertativo argumentativo. A presença de informações da mídia, que se refere a “Momo”, o que mostra profundo conhecimento sobre o tema. Há também a utilização de dados, que é ótimo, no entanto poderia utilizar também as áreas do conhecimento para a comprovação de seus argumentos.
    Competência III: Seleciona e relaciona bem os argumentos, defendendo o seu ponto de vista, no entanto, os argumentos poderiam ser um pouco mais focado nos “desafios” (isso depende muito dos textos motivadores, caso tenha feito uso de alguns).
    Competência IV: Articula bem as ideias, as partes do texto, seus argumentos e apresenta repertório diversificado, com recursos coesos.
    Competência V: Elaborou de forma suficiente a proposta de intervenção, com clareza e bem articulada com o desenvolvimento, no entanto poderia detalhar um pouco mais a segunda proposta.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.