A partir da primeira revolução industrial, ocorrera uma grande evolução tecnológica, proporcionando produções em larga escala em pequenas faixas de tempo, mudando completamente a economia mundial. Contudo, com o processo evolutivo das tecnologias de produção, aumentou-se a demanda por matérias primas, que por sua vez, ocasionou desmatamentos, poluição e esgotamento de recursos naturais. Foi somente a partir de 1972 com a Conferência de Estocolmo, promulgada pela ONU, que a questão ambiental teve uma maior visibilidade por parte das nações, entretanto, ainda nos dias atuais, a educação ambiental sofre diversas limitações, tanto pela ignorância de parte da população, quanto pelas mãos de empresários individualistas.
A educação ambiental é estimulada desde a introdução do indivíduo no ambiente escolar e é a responsável pela conscientização das futuras gerações. Porém, é seguro afirmar que o sistema educacional não atende os parâmetros necessários para educar a população contra a problemática ambiental. Seja pela falta de suporte público, quanto pelo despreparo profissional dos educadores, formam-se atualmente, cidadãos indiferentes perante o assunto, fazendo com que se perpetue essa relação de exploração ambiental, favorecendo assim, as grandes empresas que, como parasitas, sugam os recursos naturais para benefícios próprios.
O sistema capitalista por sua natureza, tem a característica exploradora dos recursos humanos e naturais. Adotado pelas grandes potências mundiais, é o maior empecilho para a resolução da problemática, pois o mesmo depende da exploração natural para a sua estabilidade. Visto isso, fica claro que os líderes governantes, não tem o menor interesse em investir em políticas restritivas e educacionais, pois as mesmas trariam impactos econômicos.
Medidas são necessárias para resolver o impasse, das quais por meio de novas conferências promovidas pela ONU, devem tratar do tema com mais rigidez e estabelecer leis mundiais que sirvam para amenizar os impactos, que se desrespeitadas, ocasionem penalidades como: Boicotes econômicos, multas pesadas e diversas outras exigências. As leis devem conter metas de preservação ambiental e plantio de reservas naturais, além de promover a diminuição de gases poluentes na atmosfera. Outra medida possível, é a criação de um banco nacional de incentivo à educação, onde o mesmo, por meio de financiamentos, seria responsável de investir no ensino público de cada país participante, trazendo assim o senso crítico não só em relação à problemática ambiental, quanto a diversos outras dificuldades mundiais.
Elanexarvalho
Oi, tudo bem?
Sua redação apresenta vários aspectos relevantes, você conseguiu problematizar e propor uma intervenção possível. No entanto, pude observar que alguns aspectos podem minimizar a chance de tirar uma nota 1000. Alguns erros gramaticais, falta de coesão contextual e outras áreas de conhecimento. Aconselho a citar outras áreas do conhecimento, um argumento de uma autoridade, comparação com algum filme, livro, abordando o contexto do tema ofertado.
A intervenção está perfeita!
Parabéns!
C1-180
C2- 120
C3- 160
C4- 100
C5-200
Bibs
Olá! Tudo bem?
A sua redação é bem redigita com um foco argumentativo bem-criado. No entanto, alguns detalhes podem ser alterados para você atingir o 1000.
Há alguns errinhos gramaticais no seu texto, no terceiro parágrafo, você separa o sujeito da ação, evite. Há falta de crase e erros de concordância verbal.
Primeiramente, no parágrafo de início, você traz duas ideias como repertório, a Revolução Industrial e a Conferência de Estocolmo, o que deixa o seu parágrafo muito grande, busque reduzir e condensar as informações, porque, no ENEM, o espaço é muito pequeno. Então, traga um repertório só, desenvolva e problematize com a tese e os dois núcleos problemáticos, os quais serão abordados no D1 E D2. A sua tese é muito bem estruturada e os dois núcleos também!!
Nos seus 2 desenvolvimentos, falta conectivos, por exemplo, em primeiro plano, a priori, ademais, além disso e etc. Busque sempre, antes de começar esses dois parágrafos, adicionar conectivos. Além disso, entre períodos, sempre use conectivos para ligar as suas ideias e argumentos, exemplo, nesse sentido, nesse viés, diante disso, etc. A sua argumentação e defesa de seu ponto de vista está excelente, bem aprofundada e com exemplos do cotidiano para comprovar! Parabéns!! Use também, ao longo do desenvolvimento, mais repertórios socioculturais, como, filósofos, educadores, filmes, séries e outros.
No último parágrafo, proposta completa! Parabéns!
C1- 120
C2- 160
C3- 160
C4- 80
C5- 200
Ótima redação!! Continue escrevendo! Parabéns!!