Como previsto pela Constituição Brasileira de 1888,o transporte coletivo público de qualidade é um direito dos cidadãos para o pleno desenvolvimento das funções sociais das cidades. Todavia, percebe-se que o país apresenta uma precariedade no transporte de passageiros, haja vista que a área supracitada não é vista pelo governo como fator essencial, já que demanda investimentos elevados.Sendo assim, a baixa eficiência da malha rodoviária pública e a elitização no trânsito de veículos são os pilares para a discussão deste assunto.
Em primeiro lugar, é imperioso enfatizar a eficiência do sistema de transportes coletivos no Brasil. Tendo em vista esta perspectiva, o documentário \”Perrengue-O desafio da mobilidade em São Paulo\” exemplifica a realidade brasileira ao retratar ônibus coletivos superlotados, desconforto, carência de pontualidade e,sobretudo,a insatisfação dos passageiros.Além disso, a falta de investimentos nos sistemas Ferroviário e hidroviário torna-se outro desafio para a plena mobilidade urbana, haja Vista que uma dinâmica no sistema de transportes proporci ona menos congestionamentos e mais conforto aos passageiros.
Em segundo lugar, é imprescindível destacar a elitização proporcionada pelo crescente uso de automóveis em face ao transporte público. Sob essa perspectiva, nota-se que pessoas com melhores condições financeiras tendem a se deslocar com carro próprio enquanto os demais indivíduos ficam submetidos os veículos públicos.Entrementes, como consequência, o fluxo elevado de carros ocasiona engarrafamentos nas grandes cidades, tornando-se outro problema para o bem-estar social.De maneira análoga, o conto \”A autoestrada do Sul\” ilustra, de forma prosaica, o drama diário de congestionamentos na autoestrada que leva a cidade de fontainebleau à Paris.
Diante do exposto, fica evidente que medidas são necessárias para atenuar a problemática. Para tanto, cabe Agência Nacional de Transportes disponibilizar verbas ao sistema de transporte por meio da ampliação de veículos coletivos para atender toda a população trazendo, por fim, mais conforto aos usuários.Outrossim, é preciso que o governo federal proporcione maior infraestrutura ao sistema Ferroviário para o uso da população no transporte diário, tendo como intuito reduzir os congestionamentos nas rodovias e tornar mais dinâmico o processo de Transportes.Dessa forma,os cidadãos terão seus direitos assegurados como previsto pela Constituição.
Os desafios de transportes públicos de qualidade no Brasil
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CynthiaSilva121
Geovanna Leite, boa tarde! Parabéns pela ótima redação!
Você demonstrou saber estruturar muito bem o esquema do texto e apresentou alusões bastante contundentes. Apenas gostaria de pontuar alguns equívocos que, na minha interpretação, encontrei ao longo do texto:
Antes de tudo, cuidado com a transcrição/digitação do texto! Sei que por ser escrita virtualmente, algumas coisas passam batido, mas tente ao máximo escrever com o espaçamento certinho, com o uso de maiúsculas e minúsculas. Mesmo que no papel esses problemas não aconteçam, é importante treinar como se estivesse no dia do Enem mesmo (falo porque em alguns pontos faltou dar o espaço entre duas orações, e Fontainebleau, por exemplo, ficou em minúsculo)
1º Parágrafo: Ótima esquematização, seguiu o modelo Alusão -> Problematização -> Tese. Só algumas coisinhas da C1, você sem querer colocou 1888 ao invés de 1988, e procure sempre usar desse ao invés de deste. Tem umas regras chatinhas de que só pode usar este/deste quando tiver paralelismo com esse/desse e aquele/daquele (resumindo bem, só pode usar em frases como “José e Pedro escreveram uma redação. Aquele (José) tirou 1000 e este (Pedro), 900.”) Enfim, na dúvida use sempre esse/desse, mas sugiro que dê uma olhadinha na internet depois para conferir o que estou falando ;)
Outro detalhezinho, mas que não tira ponto não, é que “haja vista” não precisa ser seguido por “que”, então fica de sugestão para as próximas… nessa você poderia ter escrito, por exemplo, “haja vista a área supracitada não ser vista pelo governo como fator essencial”.
2º Parágrafo: Ótimo parágrafo de desenvolvimento, só com alguns errinhos de espaçamento que não vou descontar, e o problema do este novamente, que sugiro substituir por esse (“Tendo em vista esta perspectiva…”). Fora isso, ficou show.
3º Parágrafo: Muito bom também, sua argumentação como um todo ficou bem legal. Só pontuaria que faltou uma vírgula em “nota-se que pessoas com melhores condições financeiras tendem a se deslocar com carro próprio(AQUI) enquanto os demais indivíduos ficam submetidos os veículos públicos.”; mais a frente, eu acho que não precisaria do entrementes, porque ele passa a ideia de nesse ínterim, quando você quis passar a ideia de consequência (até porque depois você coloca “, como consequência,…”), então eu colocaria só “Consequentemente, o fluxo elevado de…”
E aqui vou emendar com um problema gramatical que apareceu no 4º parágrafo também, em relação à gerundismo (por favor, pesquise depois o que é, porque se for explicar esse texto vai ficar maior que a sua redação kkkk). Ele ocorreu em “ocasiona engarrafamentos nas grandes cidades, TORNANDO-se outro problema…”, e, no 4º, em “para atender toda a população TRAZENDO…” e em “para o uso da população no transporte diário, TENDO como intuito…” (nesse último, por exemplo, você poderia só ter escrito “no transporte diário, com o intuito de …).
Fora isso, sua redação ficou muito boa, e a proposta de intervenção ficou completinha.
Sendo assim, eu atribuiria a nota 880 (seria 920 sem os errinhos de espaçamento)
C1 120 (160 sem os errinhos de espaçamento)
C2 200
C3 200
C4 160
C5 200
Você realmente escreve muito bem, só precisa se atentar mais a alguns detalhes que logo logo chegará no 1000. Você está no caminho, continue assim!
Geovanna Leite
Muito obrigada pela correção!!! Gostei muito! Vou me atentar aos pontos destacados.
Desconsidere os próximos caracteres
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