Os desafios de ser idoso no século XXI no Brasil.

  • 1

Na mitologia grega,Sísifo foi condenado por Zeus a rolar por uma enorme pedra morro acima eternamente.Todos os dias,Sísifo atingia o topo,mas era vencido pela exaustão,assim a pedra retornava à base.De maneira análoga ao mito,os idosos lutam contra os desafios que encontram para realizar suas atividades cotidianas no Brasil.Nesse contexto,é indubitável que a vida dessa classe está sendo prejudicada,o qual ocorre,infelizmente,não só da inércia estatal,como também do preconceito da sociedade.

    Em primeiro plano,destaca-se a falta de políticas públicas eficazes,como um dos causadores do problema.De acordo com Friedrich Hegel,importante filósofo alemão,diz que o Estado deve cuidar dos seus cidadãos como se eles fossem os seus filhos.Nesse contexto,constata-se que a negligência governamental sobre a importância de fornecer uma vida com qualidade aos vetustos ,bem como a não tratar os seus cidadãos como filhos,são fatores que,infelizmente,contribuem para a luta que os indivíduos mais velhos enfrentam.Por conseguinte,resultando na exclusão dessas pessoas da sociedade,marginalizando o seu próprio povo.

    Além disso,é importante pontuar o preconceito da sociedade,como impulsionador desse impasse.Segundo o cientista renomado,Albert Einstein,é mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito.Nesse sentido,é possível observar como os brasileiros são presos a estereótipos e pensam nos maiores de 60 anos como pessoas que não tem mais o que oferecer para a sociedade.Esse pensamento resulta na perda dos direitos básicos do idoso,como o assento obrigatório nos transportes públicos,que são ocupados em sua maioria por jovens que perpetuam ciclos de indiferença ensinados por seus pais.

    Portanto,é dever do Ministério Público,responsável por garantir que os indivíduos cumpram com o que está presente na legislação,realizar vistorias,por meio do auxílio de assistentes sociais,nos principais lugares que se encontram idosos,como os transportes públicos,para garantir que eles tenham seus direitos garantidos,como os assentos obrigatórios.É necessário,também,que o Ministério da Educação,líder dos aspectos educacionais brasileiros,promova palestras em escolas desde a educação infantil,que mostrem a importância que os vetustos têm na sociedade,para que assim não se perpetuem ciclos de preconceito.Assim,espera-se que o Estado trate os seus cidadãos como seus filhos,como propôs Hegel.

    

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, vou fazer a correção da sua redação de acordo com meus conhecimentos, espero te ajudar!
    Introdução:
    Estrutura ideal – Contexto (alusão)+Problemática+Tese (2 argumentos)
    Sua estrutura – Contexto (demonstrou conhecimentos mitológicos)
    Problemática (Identificada)
    Tese (identificada)
    Desenvolvimento 1
    Estrutura ideal- Argumento+repertório (que comprove o argumento)+conclusão do parágrafo
    Sua estrutura-Argumento (apresentou o primeiro argumento)
    Repertório (utilizou conhecimento filosófico e relacionou muito bem a ideia)
    Conclusão (ótima conclusão)
    Desenvolvimento 2:
    Estrutura ideal- Argumento+repertório (que comprove o argumento)+conclusão do parágrafo
    Sua estrutura-Argumento (ok)
    Repertório (demonstrou conhecimento científico fazendo uma relação ideal com o tema)
    Conclusão (muito boa)
    Conclusão:
    Estrutura ideal- Retomada do tema+proposta de intervenção+conclusão do parágrafo
    Sua estrutura-Retomada do tema ( não foi possível identificar, é preciso iniciar a conclusão com a retomada do problema. Sugestão: Portanto, é evidente que há falta de cuidado com os idosos no país. Logo, é dever do Ministério Público,responsável… )
    Proposta de intervenção (vou utilizar as informações da sua proposta e completar os tópicos abaixo, para concluirmos se está completa)
    Ação- garantir que os indivíduos cumpram com o que está presente na legislação/promova palestras em escolas desde a educação infantil
    Agente 1- Ministério Público
    Agente 2- Ministério da Educação
    Modo ou meio- realizar vistorias,por meio do auxílio de assistentes sociais/-
    Detalhamento-nos principais lugares que se encontram idosos,como os transportes públicos,para garantir que eles tenham seus direitos garantidos,como os assentos obrigatórios/que mostrem a importância que os vetustos têm na sociedade
    Efeito- para que assim não se perpetuem ciclos de preconceito
    Conclusão do parágrafo (concluiu com uma referência já citada, muito bom)
    Sugestão: quando você apresenta dos agentes não são necessária duas propostas e sim, que você relacione ambos em uma parceira formulando uma proposta
    Competências:
    1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa – 200
    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto – 200
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 160
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 200
    5. Respeito aos direitos humanos – 160
    Nota: 920
    Não sou especialista, mas de acordo com meus conhecimentos acho que essa correção pode te ajudar, você está no caminho certo, parabéns!

    • 1
  2. Oii Maria, tudo bem? então, amei os seus argumentos e você fala muito bem, usa termos criativos e desenvolve bem também o seu texto. Mas, notei alguns errinhos de vígula, pricipalmente no final da sua conclusão “É necessário,também,que o Ministério da Educação,líder dos aspectos educacionais brasileiros,promova palestras em escolas desde a educação infantil,que mostrem a importância que os vetustos têm na sociedade,para que assim não se perpetuem ciclos de preconceito.Assim,espera-se que o Estado trate os seus cidadãos como seus filhos,como propôs Hegel.”
    houve um exagero do uso de vírgulas e a falta de espaçamento entre elas, ficaria mais certo se estivesse assim: “É necessário também que o Ministério da Educação, líder dos aspectos educacionais brasileiros, promova palestras em escolas desde a educação infantil e que mostrem a importância que os vetustos têm na sociedade. Para que assim não se perpetuem ciclos de preconceito. Assim, espera-se que o Estado trate os seus cidadãos como seus filhos, como propôs Hegel”.
    Estude um pouco mais sobre o uso de vírgulas que suas redações vão ficar melhores ainda. Está de parabéns!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.