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Os desafios de se conviver com a diferença – ENEM 2007 (peço que corrijam conforme enem, obrigada)

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A Constituição Federal de 1988, artigo 5º, diz que, independente de qualquer natureza, todos os cidadãos são iguais perante a lei. Via de regra, mesmo com a vigência deste artigo, os desafios de se conviver com a diferença vem crescendo ponderadamente. À vista disso, com os paradigmas criados no decorrer dos anos, em relação à culturas distintas, e a insuficiência governamental, é inescusável a deliberação desse impasse.
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Em primeiro lugar, os paradigmas criados pela sociedade, principalmente relacionados à cultura, contribuem diretamente para o agravo dos desafios da convivência com a diferença no Brasil. Nesse viés, desde a colonização da terra tupiniquim, os povos indígenas, que já residiam aqui, foram submetidos a diversas ofensas e trabalhos escravos por serem considerados “inferiores” aos europeus. Como resultado, o corpo social brasileiro desenvolveu uma ignorância e indiferença com outros povos que não sejam os contemporâneos e/ou que não estejam encaixados no padrão de vivência atual. Entretanto, com essa temática em pauta, medidas são necessárias para resolver esse preconceito.
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Outrossim, a insuficiência do Poder Estatal, no que concerne ao óbice em questão, deve ser posta em pauta. Nesse ínterim, existe um trecho da música “Ninguém = Ninguém” da banda Engenheiros do Hawaii que diz: “todos iguais mas uns mais iguais que os outros”, logo, essa crítica pode ser subentendida como igualdade de tratamento. Por certo, seria função do Estado buscar solucionar essa desigualdade de forma que haja uma visão igualitária, sem distinções, para com todos os povos, culturas e raças presentes na República Brasileira.
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Urge, portanto, que indivíduos e poderes públicos cooperem para mitigar os desafios de se conviver com a diferença. Cabe aos cidadãos repudiar a inferiorização das culturas e a criação de paradigmas ofensivos presentes no território brasileiro, por meio de debates nas mídias sociais capazes de desconstruir os estereótipos de uma sociedade padronizada. Ao Ministério Público, compete promover ações judiciais contra atitudes ofensivas à diversidade. Assim, observada a ação conjunta, existirá uma sociedade tolerante e respeitosa.

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3 Correções

  1. bom, sou joão tirei 840 no enem e vamos analisar tua redação por competência,são 5

    c1:160( à culturas distintas,aqui temos um erro, porque não tem crase porque culturas distintas está no plural para ter crase aqui a estudante deve colocas o a no plural.. e a insuficiência governamental, (aqui tem de ter crase, veja bem em relação a oque?( à insuficiência,“todos iguais mas uns mais iguais que os outros”(nessa frase a estudante cometeu uma inadequação antes de mas tem de ter vírgula,pois é uma conjunção
    adversativa)

    c2: 200( temos repertório
    c3:160 a argumentação está sendo abordada, com clareza, porém ao meu ponto de vista os segundo parágrafo está um pouco vago, haja uma visão igualitária, sem distinções,(sempre vai existir distinções) falta argumentar um pouco mais.

    c4:200 conectivos ok, constante presença.
    c5:160 o agente ok,ação ok,detalhamento faltou( debates nas mídias sociais,quais mídias? o sbt,globo? e pela internet? e on-line? …. falta finalidade

    pontos positivos, boa escrita,articula bem as ideias.

    sua nota :880

    Parabéns

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  2. Corrigindo conforme o modelo ENEM:

    Primeiramente, a introdução está bem colocada, com o uso de repertório sociocultural pertinente ao tema e a apresentação dos argumentos, relacionando-os com tema.

    O primeiro desenvolvimento está perfeito, sem deslizes e erros gramaticais e a uma apresentação clara das ideias propostas, fazendo alusão a fatos históricos que ocasionaram o problema descrito no argumento.
    Já no segundo desenvolvimento, apesar de estar bem colocado, eu acredito que faltou um pouco mais sobre a causa, claro, você fez a ligação com o argumento da introdução e apontou um possível culpado “O Estado, porém, o que o estado fez (ou não fez) para que fosse culpado pelo problema, acredito que se você tivesse pontuado algum motivo ou causa do porque o Estado é responsável ficaria mais coerente, por exemplo: “a insuficiência do Poder Estatal, no que concerne ao óbice em questão, mediante a falta de medidas para evitar o preconceito contra outras culturas…”, pois ao meu ver este parágrafo ficou um pouco vago.

    Sobre a conclusão, “Cabe aos cidadãos repudiar a inferiorização das culturas e a criação de paradigmas ofensivos presentes no território brasileiro…”, e “Ao Ministério Público, compete promover ações judiciais contra atitudes ofensivas à diversidade.” podem ser vistas como uma proposta de intervenção cada uma, sendo assim o corretor vai avaliar qual delas possui maior quantidade dos 5 elementos da proposta de intervenção. Sendo assim provavelmente você iria perder pontos, já que quando se faz duas propostas na conclusão, geralmente acaba deixando de colocar um dos elementos.

    Fora isso eu acredito que esteja tudo dentro do que é exigido, sendo assim nas competências eu daria as notas:

    Competência I: 200 pontos, o texto apresenta uma ótima estrutura sintática, havendo poucos ou inexistentes desvios pontuais.
    Competência II: 200 pontos, há abordagem completa do tema com uso de repertório legitimado e pertinente ao tema com uso produtivo de cada um deles.
    Competência III: 160 pontos, o desenvolvimento das informações, fatos e opiniões está ótimo, porém o segundo desenvolvimento ao meu ver está um pouco vago, onde poderia ter sido abordado um pouco mais sobre a problemática e apontando mais possíveis causas do problema.
    Competência IV: 200 pontos, Presença constante de elementos coesivos, com um bom uso dos elementos fazendo ligação entre os períodos do texto.
    Competência V: 160 pontos, Como já citei acima, ao meu ver, apesar de haver o trecho “portanto, que indivíduos e poderes públicos cooperem para mitigar os desafios de se conviver com a diferença”, ainda sim durante a proposta de intervenção a uma apresentação, mesmo que não intencional de duas propostas de intervenção, onde o corretor vai escolher a que possui mais elementos da proposta de intervenção sendo assim a proposta que possui mais elementos eu consegui identificar quatro deles, o agente (quem fará a ação para solucionar ou amenizar o problema), a ação (o que vai ser feito para solucionar ou amenizar o problema), o detalhamento (que consiste em falar um pouco mais sobre um dos outros 4 elementos), e o modo/meio (como ação será feita/executada), faltando assim o efeito (qual o resultado/consequência da ação que será feita para amenizar o problema).
    Total: 920 pontos.

    Espero ter ajudado!

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  3. C1: demonstra abrangente domínio sobre a língua portuguesa, obedecendo sinais de pontuação, acentuação e ortografia (200p)
    C2: argumentou a respeito do assunto com propriedade, e mostrou conhecer bem o tema (200 p)
    C3: apresentou ideias ótimas, porém, faltou organização (160)
    C4: usou conjunções certas, locuções. Concebendo sentido e coesão ao texto (200p)
    C5: faltou o detalhamento da intervenção, mas ela está ótima (160p)
    (920 pontos)

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