A partir da revolução industrial, diversos povos passaram por profundas transformações não só econômicas como, principalmente sociais. Embora a sociedade brasileira atual apresente contornos específicos, ainda é possível visualizar o legado presente na questão da desigualdade regional no país. Nesse sentido, o problema persiste devido à herança histórica e a má influência midiática.
Primeiramente as raízes históricas caracterizam-se como complexo dificultador para igualdade entre as regiões. Conforme Claude Lévi-Strauss, só é possível interpretar adequadamente as ações coletivas por meio do entendimento dos eventos históricos. Nessa perspectiva pode-se observar que a desigualdade Regional é um problema fortemente ligado ao passado brasileiro o que dificulta ainda mais sua resolução como comprova uma pesquisa do IBGE, o qual mostra que a renda per capita do sudeste é cerca de 3 vezes maior que a do Nordeste.
Além disso, a atuação da mídia como causa do problema. Conforme Pierre Bourdieu o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Dessa forma observa-se que os grandes veículos midiáticos não trazem à pauta os problemas sociais vividos pela população afetada.
Portanto medidas devem ser tomadas. Para isso o Ministério da Educação com apoio das entidades midiáticas devem inserir nos currículos escolares campanhas com destaque no estudo da situação social destas regiões. A fim de educar e fornecer a todos o conhecimento necessário sobre a diversidade dessas regiões. Assim, a população brasileira poderá atuar na melhora do país.
Hellen__24
Irei corrigir de acordo com meus conhecimentos.
Introdução : ficou muito boa utilizou um repertório e deixou clara a sua tese e de como o texto iria ser desenvolvido .
Desenvolvimento 1 : ficou muito bom , você utilizou o repertório muito bem e conseguiu contextualizar .
Desenvolvimento 2 : acho que você poderia argumentar mais .
Conclusão : faltou apenas o detalhamento .
De modo geral seu texto ficou muito bom , apenas alguns erros gramaticais .
C1:160 C2:200 C3:160 C4: 200 C5:200
MirellyK
Utilizou o repertório de maneira produtiva, fez o uso de diversos conectores, apresentou pequenos desvios gramaticais, achei o início do terceiro parágrafo um pouco vago, na conclusão faltou o detalhamento de algum elemento válido que você citou. No geral, gostei bastante da sua redação.
Espero ter ajudado!!!!
EllenHarolenes
C1: Boa escolha de palavras e apresenta bom domínio da norma escrita; 160
C2: Repertório consistente, argumentos válidos e sólidos e não há fuga do tema; 200
C3: Indícios de autoria, argumentos bons, organizados e coerente com o tema ; 160
C4: Articula as partes do texto com poucas inadequações ; 160
C5: Todos os agentes necessários; 200