Segundo a Constituição Federal de 1988 todos os brasileiros são iguais perante a lei e sem distinção de qualquer natureza, garantindo- lhes a inviolabilidade do direito à vida, à segurança, à propriedade, à igualdade e à liberdade. Contudo no cenário brasiliense, regiões sofrem desigualdade econômica e social, lutando para minimizar essa injustiça. Embora essa problemática não é fácil de combater com os grandes desafios que se encontram deste a história do Brasil. Nesse sentido, as causas que impedem a solução desse problema são a história colonial e o descaso governamental.
A princípio, é importante salientar que as situações que as regiões ocupam atualmente vem do processo de colonização que a América Latina sofreu. Segundo um dos clássicos da sociologia, Karl Marx, a história da sociedade atualmente se dá através das lutas de classes, sob essa ótica, as regiões que há e como elas estão economicamente e socialmente está de acordo com os acontecimentos desde do periodo colonial no século XVI, esse fato pode ser comprovado, por exemplo, com a desvalorização da região Nordeste do Brasil, no qual foi a primeira que os portugueses invadiram e fez- se a dominação e a extração de riquezas. Dessa forma, regiões brasileiras tem a desigualdade com outras pela história que tiverem no tempo da colônia, que afetam o status econômico e social atual.
Outrossim, é indispensável informar que o governo é o principal agente que reduz a igualdade no Brasil. Segundo Gilberto Dismenstien em sua obra “Cidadão de papel”, na qual crítica que a maioria das leis e garantias são concedidas no plano teórico, porém não passam para a questão prática. Podendo assim, relacionar com a falta de comprometimento do governo com às garantias videntes as regiões brasileiras em que se encontram da precariedade de propriedade e segurança, visto que é uma normal presente no artigo 5° da Constituição Federal. Diante disso, o governo não cumpri com os direitos contidos na constituição e, conseguintemente, a desigualdade aumenta cada vez mais no cenário brasileiro.
Portanto, urge medidas para reduzir a desigualdade entre as regiões de baixa e alta faixa econômica e social no nosso país. Por isso, cabe ao Governo Federal investir e incentivar na realização de ações econômicas e social entre as regiões, por meio de investimentos federais analisados pelo Ministério da economia, com o fito de diminuir a forte desigualdade econômica entre as regiões no Brasil. Ademais, o governo de cada região deve fornecer palestras e debates sobre a valorização das regiões consideradas baixas economicamente e socialmente para o Brasil todo. Logo, partindo dessas medidas a desigualdade reduzirá entre as várias regiões existentes no Brasil.
issdora
C1: 120 – Mostrar domínio da língua portuguesa
C2:160 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
C3: 120 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
C4: 200 – Uso dos conectivos
C5: 200 – proposta de intervenção
800
boa tarde! eu gostei muito da redação, mas achei que faltou alguns dados. Tem muitas informações sem embasamento como por exemplo “o governo não cumpri com os direitos contidos na constituição” sem ao menos a apresentação de uma estatística. Também vi um erro gramatical no terceiro parágrafo linha 2 “crítica” ao invés de “critica”.
Andressa Rezende
Muito obrigada!!
Sarahbeatriz171
Olá, Andressa! =)
Espero ser útil na sua jornada de aprendizado.
CORREÇÃO GRAMATICAL
+INTRODUÇÂO:
– Faltou vírgula após Constituição Federal de 1988
-Use cenário BRASILEIRO ao invés de brasiliense
– “Embora essa problemática não é fácil de combater”. O correto seria “embora essa problemática não seja fácil de combater”
-“Deste”= desde
+D1\D2
– “que as regiões ocupam atualmente vem”= Coloque o acento no VÊM (plural)
– “as regiões que há e como elas estão economicamente e socialmente está de acordo”= O certo seria ESTÃO de acordo
– “Dessa forma, regiões brasileiras tem a desigualdade com outras pela história que tiverem no tempo da colônia, que afetam o status econômico e social atual”= TÊM. Esse trecho aqui ficou extremamente confuso! Tente usar palavras objetivas para manter a coerência do parágrafo.
– “Segundo Gilberto Dismenstien em sua obra “Cidadão de papel”,= Segundo Gil(,) em sua obra “Cidadão de papel”,
– “na qual crítica que a maioria das leis e garantias”= Utilize “a qual”
– “porém não passam para a questão prática. Podendo assim, = Aqui vc cometeu uma fragmentação textual
– ” com às garantias videntes”= não tem essa crase
– “e, conseguintemente,”= e, CONSEQUENTEMENTE,
+CONCLUSÃO
– ” entre as regiões de baixa e alta faixa econômica e social no nosso país.”= Cuidado com a repetição do E
– ” para o Brasil todo.”= PARA TODO O BRASIL
CORREÇÂO GERAL
+INTRODUÇÃO
– Há uma contextualização na introdução e os dois encaminhamentos argumentativos, mas a sua tese poderia ter ficado um pouco mais clara e objetiva.
– Lembre-se de sempre fazer um “esqueleto” da redação, reunindo todas as sua ideias, só depois disso comece a escrever
+D1\D2
– Andressa, ficou claro ao longo dos seus dois parágrafos de desenvolvimento que vc sabe fazer uma boa contextualização utilizando um repertório sociocultural mt bom, mas o Enem quer saber o quanto vc sabe ARGUMENTAR sobre o tema. Por isso, da próxima vez, tente deixar os seus parágrafos com a tua opinião em primeiro lugar, só aí vc encaixa o repertório, afinal, a função dele é apenas complementar o seu ponto de vista e não tomar o espaço inteiro do texto.
+CONCLUSÃO
-Agente= OK
-AÇÃO= OK
-MODO\MEIO= OK
-DETALHAMENTO= faltou (vc poderia ter detalhado o agente ou a ação)
-FINALIDADE= OK
4 elementos válidos= 160
NOTAS:
C1=120
C2=200
C3-120
C4=160 (coesão e coerência e muitas repetições)
C5=160 (apenas 4 elementos válidos)
NF= 760
-Lembrando que não sou corretora e essa nota é apenas ilustrativa, mas espero ter ajudado. Bons estudos! >3
Andressa Rezende
Muito obrigada pelas críticas construtivas, espero você corrigir minhas próximas redações.
Alixo
C1: Mostrar domínio da língua portuguesa. 120
C2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 120
C3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 200
C4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 160
C5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos .
200
Pontuação: 920
Só um adendo, O agente “Ministério da Economia” deve ser escrito com as iniciais maiúsculas. Além disso o agente é inexistente, sendo atualmente Ministério da Fazenda.
Andressa Rezende
Obrigada!