Iniciante

Os desafios de inclusão de pessoas com autismo no Brasil

  • 1

A série “Atypical” retrata o cotidiano de um jovem autista, com isso apresenta as dificuldades de socialização pelo personagem. Nesse sentido, a narrativa aborda um grave empecilho vivenciado na sociedade no século XXI: os desafios na inclusão de pessoas com autismo. Isso ocorre devido à falta de debate sobre o tema e à insuficiência legislativa.

Em primeiro lugar, é evidente ressaltar que a ausência de debate torna o problema menos exposto, o que colabora para sua persistência. Segundo o filósofo Habermas, ” A linguagem é a verdadeira forma de ação”, portanto, com base nessa tese é possível notar a importância de discutir o assunto, para fornecer visibilidade e mobilização social. Desse modo, uma das raízes de tal complicação é identificada.

Além disso, a insuficiência legislativa colabora para o agravamento de inclusão dos autistas na nação. De acordo com a Constituição Federal, todo cidadão tem direito à saúde, porém na prática há pouco investimento nos estudos para tratar o autismo e, o mínimo oferecido à população não atende a grande parte dos necessitados. Logo, outra causa é notada.

Em vista disso, é necessário que o Estado se posicione de maneira a amenizar o problema. Para superar os obstáculos na inclusão de autistas no meio social urge ao Ministério da Saúde implementar, por meio de políticas públicas de saúde, um sistema que ofereça tratamento adequado para que os autistas consigam se desenvolver da melhor forma possível. E também, com palestras de conscientização da população. Assim, as pessoas com autismo serão capazes de superar suas dificuldades e de adaptarem à sociedade como ocorre com o Sam, em “Atypical”.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, Nathe! desculpa a demora. :)

    INTRO
    –>desenvolva mais a sua tese! Da forma que você trouxe uma ideia de redundância, pois você disse, na sua citação, que o personagem era autista e a narrativa abordava as dificuldades de socialização por este. Da mesma forma, você trouxe a sua tese, dizendo que a história abordava um grave empecilho, a inclusão do autismo, ou seja, você praticamente disse a mesma coisa em outras palavras.
    –> a estrutura está correta

    D1
    –> “em primeiro lugar” não é uma expressão considerada de coesão pelo inep
    –> a estrutura também está boa, você trouxe o tópico frasal, citação e afirmação, além da sua opinião. Porém, você precisa argumentar mais, isto é, fazer uma ampla problematização, lrvantar as causas latentes do tema, as consequências, dizer o porquê do problema ainda ser persistente e afins. Ademais, sua tese final está muito superficial, não seja sucinta.

    D2
    –> ausência de vírgula: ” porém, na prática, há pouco…”
    –> novamente, tese final e afirmação sucintas, seja mais argumentativa e traga problematizações mais aprofundadas, não procure resumir
    –> falta de crase “à grande parte”

    CONCLUSÃO
    –> ação: implementar um sistema que ofereça tratamento
    –> meio/modo: por meio de políticas públicas de saúde e palestras de conscientização da população
    –> agente: Ministério da Saúde
    –> finalidade: para que os autistas consigam se desenvolver da melhor forma possível
    –> detalhamento: ?

    –> ausência de vírgula: “…no meio social, urge ao…”
    –> “E também, com palestras de conscientização da população.” ficou uma ideia solta, se isto for uma ação, deveria vir junto com a primeira ação, da mesma forma se for um meio/modo, deveria vir junto com o outro, jamais sozinho
    –> e de adaptarem -> e se adaptarem
    –> você não tinha dito qual era o nome do personagem na introdução, então não pode citar este, pelo nome, na conclusão

    |FEEDBACK|
    Nathe, você conhece muito bem a estrutura modelo, isso é já um avanço enorme. Além disso, você teve poucos desvios gramaticais. Porém, o que eu percebi é que você mais disserta que argumenta, isto é, você traz uma gama de informações, mas não problematiza em cima destas. Invista mais na sua argumentação, problematize mesmo:
    -com base em que?
    -quem ou o que é atingido por esse fato?
    -por que acontece?
    -onde acontece?
    -o problema tem alguma particularidae? por que?
    -qual parcela da população é atingida?

    C1: 160
    C2: 160
    C3: 100
    C4: 160
    C5: 160
    NOTA: 740

    • 4
  2. Ótima introdução
    Desenvolva mais o parágrafo ( D1 e D2)
    Use mais conectivos
    Ótima conclusão

    C1:160
    C2:160
    C3:80
    C4:120
    C5:200

    Bons estudos!
    ……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.