Iniciante

Os desafios das grandes cidades brasileiras

  • 1

Com o advento das Revoluções Industrais, houve o crescente avanço da urbanização e formação das grandes cidades. De maneira análoga, no contexto atual brasileiro, é notório os desafios das grandes cidades brasileiras com o passar das décadas. Por isso, urge analisar os fatores que provocam tal empecilho, como a violência em massa e o trânsito.
Em primeira análise, vale ressaltar a questão da violência e crimes no Brasil. Segundo Thomas Hobbes, o caos causa degeneração na sociedade e a guerra entre os indivíduos,mas tal situação é contrária ao “contrato social” proposto pelo filósofo, na qual o Estado deve aplicar segurança e bem estar.Sendo assim,com a falta de ações estatais e leis punitivas, o ciclo violento se perpetua e, consequentemente, o medo entre os indivíduos também.
Ademais, outro valor são os sucateamentos de transportes e o trânsito. Durante o período da Era Vargas e início da industrialização brasileira, houve um aumento do fluxo de veículos e pessoas, principalmente nas metrópoles. Contudo tal fator causa uma superlotação, aumento de combustível e o descaso com outros transportes, o que faz com que aumente o trânsito nas rodovias e implique para melhorar a mobilidade dos cidadãos.
Fica evidente, portanto, acerca da discussão dos desafios atuais das grandes cidades brasileiras. Logo, cabe ao Estado, por meio de decretos, criar leis severas e ampliar o número de fiscalizações nas ruas a fim de punir criminosos e proteger a população de bem. Além disso, é preciso que o Ministério do Transporte, junto das mídias sociais, fazerem campanhas para incentivar o uso de automóveis alterativos ao mostrar os benefícios deles para que o trânsito nas cidades diminuam. Desse modo, a má infraestrutura feita no início da industrialização no Brasil não acontecerá nas próximas gerações.

Compartilhar

2 Correções

  1. Com o advento das Revoluções Industrais, houve o crescente avanço da urbanização e (1) formação das grandes cidades. De maneira análoga, no contexto atual brasileiro, é notório(2) os desafios das grandes cidades brasileiras com o passar das décadas. Por isso, (3)urge analisar os fatores que provocam tal empecilho, como a violência em massa e o trânsito(4).
    (1) o crescente avanço e a formação – paralelismo
    (2) são notórios os desafios.
    (3)os fatores urgem analisar
    (4) qual problema? engarrafamento, buracos na via, delimite melhor.

    Em primeira análise, vale ressaltar a questão da violência e (1)crimes no Brasil. Segundo Thomas Hobbes, o caos causa(2) degeneração na sociedade e a guerra entre os indivíduos,mas tal situação é contrária ao “contrato social” proposto pelo filósofo, na(3) qual o Estado deve aplicar segurança e bem estar.Sendo assim,com a falta de ações estatais e leis punitivas, o ciclo violento se perpetua e, consequentemente, o medo entre os indivíduos também.
    (1) da violência e dos crimes
    (2)causa a degeneração e a guerra
    (3) no qual, o contrato

    Ademais, outro valor são os sucateamentos(1) de transportes e o trânsito. Durante o período da Era Vargas e início da industrialização brasileira, houve um aumento do fluxo de veículos e pessoas, principalmente nas metrópoles. (2)Contudo tal fator causa uma superlotação, aumento de combustível e o descaso com outros transportes, o que faz com que aumente o trânsito nas rodovias e implique para melhorar a mobilidade dos cidadãos.
    (1) dos meios de transporte
    (2) consequentemente, tal fator causou …

    Fica evidente, portanto, acerca da discussão dos desafios atuais das grandes cidades brasileiras(1). Logo, cabe ao Estado, por meio de decretos, criar leis severas e ampliar o número de fiscalizações nas ruas a fim de punir criminosos e proteger a população de bem. Além disso, é preciso que o Ministério do Transporte, junto das mídias sociais, (2)fazerem campanhas para incentivar o uso de automóveis alterativos(3) ao mostrar os benefícios deles para que o trânsito nas cidades diminuam. Desse modo, a má infraestrutura(4) feita no início da industrialização no Brasil não acontecerá nas próximas gerações.
    (1) O que fica evidente?
    (2)O Ministério realizar
    (3) coletivos
    (4) não vi a ligação entre infraestrutura x fiscalização do Estado

    • 1
  2. Na introdução:
    Você colocou “grandes desafios” e faltou explicar que desafios são esses.
    Na parte de “tal empecilho”, o tal dá uma ideia de que você já citou mas você só explica depois em ” a violência em massa e o trânsito.”
    Faltou explicar melhor essa parte do trânsito, muito geral. Acho que você quis se referir aos problemas de transporte público, tráfego de carros, etc.

    No desenvolvimento:
    Aqui você poderia ter explicado melhor a conexão entre as ideias do Thomas Hobbes de contrato social e a violência.
    Eu vou reescrever essa parte mas é só um exemplo pra você entender o que eu quis dizer:

    Primeiro vale ressaltar a questão da violência. O filósofo Thomas Hobbes propõe que o caos causa degeneração na sociedade e a guerra entre os indivíduos, portanto o Estado deve assegurar a ordem dentro da sociedade, sendo através de leis ou através da fiscalização dos dispositivos legais. Por isso, a questão da violência pode ser explicada pela ineficácia do Estado em cumprir com seu papel de assegurar o bem estar social da população.

    No outro parágrafo, você tenta fazer uma contextualização histórica para os problemas no trânsito. Porém, acho que seria melhor se você optasse por dissertar apenas sobre um tema: ou a violência ou os problemas no trânsito.

    Espero ter ajudado em alguma coisa. Continue praticando e boa sorte!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.