OS DESAFIOS DAS COMUNIDADES E POVOS TRADICIONAIS DO BRASIL

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 De acordo com Edmond Burke “Um povo que não conhece sua história está fadado a repeti-la.” ou seja, o conhecimento da história é de suma importância para um povo. Entretanto, várias são as comunidades que não possuem sua história valorizada, o que acaba por prejudicar os povos tradicionais brasileiros que as compõe. Com isso, é válido citar a negligência do Estado e a falta de interesse por parte da população como principais fatores para essa desvalorização. 

 Primeiramente, um povo que não busca conhecer sua cultura, é facilmente manipulado. Uma das primeiras coisas que um Estado totalitário faz para controlar um povo é retirar-lhe o conhecimento de sua raiz histórica, por isso é importante conhecer o seu passado. Um exemplo disso é o caso do professor Txaywa Pataxó, que na busca de conhecer sua essência salvou do esquecimento a língua da tribo dos pataxós. Assim devemos sempre incentivar os costumes e patrimônios das comunidades tradicionais, que são em sua maioria desfavorecidas. 

 Secundariamente, o Estado tem papel fundamental na preservação dos povos e comunidades do seu país. Se ao Estado é dado o poder, cabe a ele suprir as necessidades do seu povo. Porém, o Brasil há muito tempo desconsiderou e deixou de lado os quilombolas, tribos e ribeirinhos, que afetou e extinguiu comunidades desses povos. Mais um motivo pelo qual devemos lutar pelos direitos desses povos vítimas da exclusão social. 

 Com isso, após avaliar o que foi aludido, é conveniente que o Estado, com a colaboração do povo, por meio do Ministério da Educação e o da Cidadania crie e execute políticas públicas, no âmbito escolar, que valorizem os povos e comunidades tradicionais do Brasil, para que assim possamos salvar esse aglomerado de pessoas que constituem a história nacional brasileira. Também é necessário que as próprias comunidades busquem apresentar ao povo a sua cultura, histórias e costumes para que assim a sociedade tome conhecimento de sua formação histórica e a valorize. 

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5 Correções

  1. Olá, Brenno!
    Abaixo segue a correção da sua redação com o tema “Os desafios das comunidades e povos tradicionais do Brasil”:
    – 1° parágrafo: ao invés do ponto poderia substituir por uma vírgula o trecho “[…] está fadado a repeti-la’ (,) ou seja, o conhecimento…”; você apresentou a tese “várias são as comunidades que não possuem sua história valorizada…” e apresentou o que será abordado nos parágrafos de desenvolvimento “[…] a negligência do Estado e a falta de interesse por parte da população”, ficou bom!!!
    – 2° parágrafo: faltou vírgulas nos trechos “Uma das primeiras coisas que um Estado totalitário faz (,) para controlar um povo (,) é retiarar-lhe o conhecimento…” , “[…] na busca de conhecer sua essência (,) salvou do esquecimento a língua da tribo dos pataxós. Assim (,) devemos sempre incentivar…” e “[…] sua raiz histórica, por isso (,) é importante…”; e não há necessidade de vírgula em “[…] comunidades tradicionais (X) que são em sua maioria desfavorecidas.”, além disso, numa redação dissertativa-argumentativa não se usa pronome em primeira pessoa do plural, portanto, o verbo “devemos” deve ser reformulado. E, tenha cuidado em não fugir do tema como “[…] é retirar-lhe o conhecimento de sua RAIZ HISTÓRICA, por isso (,) é importante CONHECER O SEU PASSADO”, nesse trecho, você deu enfoque mais em um conhecimento histórico desvalorizado, não no conhecimento da cultura de um determinado povo;
    – 3° parágrafo: faltou crase em “cabe (à) ele suprir as necessidades do seu povo.”;
    PS: nestes dois últimos parágrafos faltou mais em desenvolver sobre o tema.
    – 4° parágrafo: há a ausência de vírgula em “[…] para que (,) assim (,) possamos salvar esse aglomerado de pessoas que constituem a história nacional brasileira. Também (,) é necessário…”. Além disso, faltou o detalhamento da proposta de intervenção; e, de forma análoga, está enfatizado na formação histórica, não nas tradições das comunidades e dos povos.
    Bons estudo!!!
    Até a próxima :).

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  2. Olá Brenno, está é a correção da sua redação:

    Competência 1: 200 pontos
    Competência 2: 180 pontos
    Competência 3: 200 pontos
    Competência 4: 180 pontos
    Competência 5: 180 pontos

    O texto foi bem elaborado e possui poucos desvios da linguagem formal portuguesa. A conclusão poderia ter sido mais desenvolvida, pois faltas alguns elementos essenciais.

    Nota final: 940 pontos

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  3. COMPETÊNCIAS:
    I – 200
    II – 180
    III – 200
    IV – 180
    V – 160
    NOTA: 920

    O ALUNO POSSUI BOA ARGUMENTAÇÃO E BOM CONHECIMENTO DAS TÉCNICAS DE REDAÇÃO.
    DEMONSTRA CONHECIMENTO DE MUNDO E CONSEGUE CONECTAR OS ARGUMENTO ENTRE PARÁGRAFOS.
    BOM TEXTO.
    DESEMPENHA BOA TESE ARGUMENTATIVA.
    DEMONSTRA POUCOS DESVIOS DE PADRÃO DA ESCRITA.
    ARTICULA OS PARÁGRAFOS.
    DEMONSTRA CONHECER OS CONECTIVOS.
    SOLUÇÃO PODERIA SER MAIS DESENVOLVIDA.

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