É de conhecimento geral que a sexualidade está presente em todo ser vivo, desde uma planta até seres humanos. Entretanto, este assunto pode ser delicado ao tentar explicar para os jovens como realmente funciona e quais são seus paradigmas. Certamente algumas séries como “Euphoria” e “Sex Education” retratam a sexualidade como algo essencial durante a puberdade, porém pode ter seus riscos, isto é, demonstrar como o abuso sexual se enquadra desde o início das relações sexuais e retratar o assédio sofrido por adolescentes.
Em primeiro lugar, é importante ratificar que os jovens estão mais propensos de pegar doença sexualmente transmissível (DST), visto que há desinformação em casa. Alguns pais sentem medo ou vergonha de falar abertamente com seus filhos sobre a importância da prevenção antes mesmo de começar a vida sexual, ou seja, isso se transforma em um “tabu”. Portanto, o jovem que tem essa falta de comunicação, terá que“ aprender” com amigos, que certamente não vão saber a maneira certa de dizer como de fato é e acontece a sexualidade.
Atualmente, observa-se que os jovens estão consumindo mais os sites e canais de pornografia, segundo um estudo do canal “Sexy Hot”, no Brasil, 76% que consome a pornografia são homens, sendo a maioria entre 18 a 34 anos, independente do estado conjugal. Inegavelmente isso colabora para o aumento da violência durante o ato sexual, isso se dá, porque a pornografia mostra o sexo irreal e, muita das vezes, é algo “selvagem”, e consequentemente os homens que assistem este conteúdo vão adotar estas práticas nas próximas relações sexuais, sem ao menos perguntar para sua parceira sobre. Além disso, a saciedade de ter um sexo “fantasiado” é tão grande que levam a alguns homens a estuprarem e abusar de mulheres. Conforme a pesquisa do (13.ª) Anuário Brasileiro de Segurança Pública, mais de 60 mil casos de estupro foram registrados no ano de 2018 no Brasil.
Dessa forma, percebe-se que é necessário as empresas pornográficas se encaixem um padrão real do sexo. Ademais, o Ministério da Saúde e a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente responsabilizam-nos por criar campanhas nas redes sociais, onde os jovens passam a maioria do seu tempo, para combater o medo sobre prevenções e DSTs. Além disso, criar um site em que os adolescentes possam tirar suas dúvidas com especialistas da área, gratuitamente, de modo que haja uma educação sexual certeira.
Thamirysbds
Oii, Mands! Vou corrigir sua redação e qualquer erro você me fala, tá?
INTRO
–> o termo “É de conhecimento geral” é uma forma de generalização e deve ser evitado
–> sua introduçao está muito bem feita, você soube contextualizar a sua citação perfeitamente a sua tese, além de ter trazido informações de biologia e mídia (série) em apenas um unico parágrafo, isso revela uma otima bagagem sociocultural, além de pontos na C4 pela ótima coesão/coerência que você teve
–> observei 2 desvios grmaticais, pontuação (vírgula)
DESENVOL. 1
–> o INEP não considera a expressão “em primeiro lugar” como termo de coesão
–> desvios gramaticais: adverbios deslocados necessitam estar isolados entre vírgulas; abertamente e certamente
–> você fez uma otima argumentação, defendeu seu ponto de vista e deu ênfase a um assunto bastante atual do cotidiano, que é a alienação dos pais para/com os filhos em relação à vida sexual ativa, porém, você trouxe as DSTs como uma causadora do problemática no seu topico frasal, mas, em momento algum, você retornou a esse termo, enfatizando suas consequencias na vida do jovem, ou seja, faltou um pouco de desenvolvimento dessa ideia, além de que você não trouxe nenhuma informação exterior (repertório) para dar base as suas informações.
DESENVOL. 2
–> “atualmente” é termo clichê, portanto, deve ser evitado
–> falha na construção dos períodos: antes de “segundo um estudo…” deveria ter um ponto final
–> “independente” é um adjetivo, ou seja, deve ser utilizado quando ser dar caracteristica a algo [Ex.: país independente]. A forma correta, nesse caso, seria o uso do adverbio de modo “independentemente”
–> novamente, isole adverbios deslocados
–> nesse seu parágrafo, é perceptível a chuva de ideias que você tem sobre a temática, mas, se você colcoar muitas informações, o corretor acaba se ‘perdendo’ na leitura. So nesse parágrafo, você citou a presença da pornografia, sexo “fantasiado” e o estupro, isso é um problema, pois, quanto mais ‘temas’ vc coloca, mais exige argumentação, e um parágrafo, normalmente de 7-9 linhas não dispõe de tanto espaço assim. Então, foque em apenas 1 problema e argumentize/problematize em cima dele, procurando trazer apenas 1 citação em cada parágrafo.
–> uma dica: NUNCA termine seu parágrafo com um pensamento alheio ou uma informação externa, sempre deve ser a sua opinião.
CONCLUSÃO
–>ação: criar campanhas nas redes sociais | criar um site em que os adolescentes possam tirar suas dúvidas com especialistas da área
–>agente: Ministério da Saúde e a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente
–>meio/modo: ?
–>finalidade: para combater o medo sobre prevenções e DSTs
–>detalhamento: onde os jovens passam a maioria do seu tempo | gratuitamente
–> alguns desvios gramaticais (virgula e pronome)
–> sem retomada à tese
C1: 140
C2: 160
C3: 160
C4: 140
C5: 160
NOTA: 760 [representativa]
Parabéns pela redação! Continue treinando que você irá se aperfeiçoar ainda mais, pois você escreve muito bem!! Qualquer coisa, só chamar. :)
Mr.Crozma
Quero comentar as ótimas correções de Tamirys e Ana.
– “É de conhecimento geral” tem, sim, o problema da generalização, que é o problema indução em geral: você parte de uma premissa e tenta criar uma regra. Se o corretor consegue pensar em um caso que signifique uma exceção à sua regra criada, ela perde força argumentativa e cria uma “brecha” – muitos brechas descontam pontos na Competência 3.
– “Em primeiro lugar” foi observado pelas duas. Quero explicar algo que é importante:
Para alcançar 200 pontos na Competência 4, você precisa de dois conectivos que estabeleçam uma relação entre parágrafos – o “além disso” no terceiro parágrafo, o “portanto” na conclusão -, e eles bastam. Você não precisa, sequer, colocar o conectivo no início do 2º parágrafo.
O “erro” que eles me parecem estar apontando é que o “primeiro lugar” não estabelece uma relação clara entre os dois primeiros parágrafos e, portanto, ele não contaria como um conectivo “inter”, mas “intra” paragrafal. Então, fique atenta para colocar aquele tipo interparagrafal no terceiro parágrafo também, o que não ocorreu nesse caso.
– “Abertamente” e o “certamente” – advérbios deslocados só precisam de destaque por vírgulas quando tiverem 03 ou mais palavras – é o que exige o manual dos corretores (página 36). Quando são uma ou duas, a vírgula é optativa, muitas vezes sendo a mais adequada para conferir fluidez à leitura.
– “Atualmente” não tem problema nenhum quando usado corretamente, ou seja, quando o “antigamente” seria impossível – porque, se sim, a questão atemporal -, e o “atualmente” que você usou me parece pertinente, os jovens estão com muito mais acesso à pornografia, há uma pesquisa dizendo que os jovens agora iniciam nisso com 9 anos – algo jamais pensado no mundo de antigamente, onde sites de pornografia não eram dispostos em celulares e, ainda que fossem, as crianças não teriam acesso aos celulares com idade tão baixa.
– Meio/Modo: o corretor perceberia que “nas redes sociais” era o modo, mas seria de bom gosto que você ajudasse o corretor a identificar mais facilmente todos os elementos, iniciando cada elemento com uma frase padrão – nesse caso, “por meio das redes sociais”. Aqui o corretor só quer contar.
– Aspas: elas não são punidas quando usadas de maneira equivocada no Enem;
– Detalhamento: houve sim, é a justificativa para o meio, que são redes sociais Não sei por que elas acharam a sua proposta incompleta, mas deve ter a ver com o padrão que aprenderam a repetir – mas o corretor está treinado para identificar o que faz sentido (por exemplo: se você colocar um “por meio de” e, logo em seguida, colocar um “agente” – ele não vai ser considerado como um “meio/modo” só por causa do “por meio de”)
De resto, a correção das duas monta um ótimo arcabouço para você consertar melhor as suas ideias. Eu quero fazer, agora, observações que elas não fizeram.
Você jogou, sim, muitas informações, e isso pode significar que você está fazendo a redação com consulta, o que é uma péssima forma de treinar, porque você acaba não se preparando para o imprevisível, que é o tema da prova.
Esse “problema” de colocar muitas informações no texto não é só das “brechas” que você pode deixar, mas do cenário imaginário que você pode estar construindo para si sobre a sua escrita. O ideal, sempre que possível, é testar-se nas condições da prova, cronometrando, om tema desconhecido e errando muito, até acertar.
O repertório você tem que ganhar de maneira alheia aos temas que treina, senão você vai se ver obrigada a treinar sobre o tema da prova e corre o risco de tangenciar da prova para adaptá-lo ao que você treinou – isso quando o candidato não se desespera quando vê que foi um tema que não treinou! Então tome muito cuidado com isso.
Talvez essa seja a questão mais importante para a sua organização de ideias. Quanto aos erros de norma culta, eu até anotei, mas acho que você precisa se preocupar com eles por enquanto, haja informação para absorver de tudo o que foi comentado aqui!
Anaazeved
Oi, tudo bem? Sou a Ana e vou tentar te ajudar com a correção. Vou começar pelos comentários.
Introdução:
Sua introdução ficou bem escrita e explicativa. No entanto, poderia ter uma melhor coesão: sugiro citar apenas uma série e colocar o repertório (série) no início da introdução, pois a maioria das redações nota mil iniciam assim.
Não entendi muito bem, demonstrar o abuso sexual e retratar o assédio são riscos ou são benefícios? Busque deixar mais clara sua tese e seus argumentos.
1° parágrafo:
Não use “Em primeiro lugar”, mandei para o descomplica uma redação com este conectivo de começo de parágrafo e disseram que já não é mais usual (nem Em primeira instância e derivados), use “Sob esse viés”.
Seus argumentos falavam sobre abuso sexual e assédio (introdução) e você falou sobre Dst’s? Não foi muito coerente.
Não tem necessidade de aspas na palavra tabu nem aprender.
Desenvolva melhor o argumento, já que iniciou nessa linha de desinformação poderia falar da importância da educação sexual.
Cadê o repertório? É importante que os dois parágrafos de argumento possuam repertório sociocultural.
2° parágrafo:
Nunca use atualmente no começo de parágrafo, no segundo parágrafo substitua por “Outrossim” ou “Ademais”. Use outras palavras para não por aspas, não é necessário aspas em selvagem.
Não é necessário aspas em fantasiado.
Bom repertório.
Seu argumento é bom e está coerente com a introdução. Porém, falta organização textual com conectivos e trabalhar melhor as referências socioculturais (não deixe no fim do parágrafo).
Conclusão:
Substitua “Dessa forma” por “Portanto”, e retire o “percebe-se que”.
Sua proposta está dividida, no início fala sobre pornografia, depois sobre dst’s, é necessário abranger os dois temas ou focar apenas em um, você não abrangeu completamente nenhum dos dois.
Responsabilizam-nos? Não está coeso, essa palvra não faz sentido na frase.
Agente: correto.
Ação: correto.
Modo/meio: incorreto. como vão fazer isso? (ex: através de investimentos na área da educação, através de melhorias no…)
Detalhamento: Traga maior riqueza de detalhes.
Efeito: Correto
Dicas: use apenas uma proposta, mas que seja completa. Retome as referências usadas na introdução para finalizar a conclusão (demonstra organização textual).
NOTA:
C1: LÍNGUA PORTUGUESA 120 (atente-se ao uso da vírgula e regência, crase e aspas)
C2: ABORDAGEM GÊNERO 200 (Você desenvolveu o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.)
C3: DEFESA E CORERÊNCIA 120 (Explore melhor os argumentos e utilize repertório nos dois)
C4: COESÃO E ARTICULAÇÃO 120 (use conectivos e substitua palavras que não sabe se está certa, que se encaixam melhor, ou que não precisem de aspas)
C5: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 120 (faltaram dois elementos importantes)
NOTA FINAL: 680
Você escreve muito bem e está na média dos outros estudantes. Vou te dar uma dica, leia redações nota mil e decore os repertórios e veja como são organizadas. Além disso, tem um canal no Youtube muito divertido e didático, do Me Salva! Os vídeos tem o título de “CORRETOR SINCERÃO”, assista, vai te ajudar.
ESPERO TER AJUDADO!