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OS DESAFIOS DA SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA

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     A sexualidade, apesar de ser considerado um assunto “proibido”, tem ganhado cada vez mais espaço na sociedade para ser abordado, principalmente, entre os jovens, os quais, em sua maioria, já iniciaram o conhecimento e a prática sexual. Com isso, torna-se mais desafiador garantir a informação e a segurança deles, pois estão mais sedentos a se descobrir e a explorar novas situações. Todavia, como ainda há no Brasil as “raízes” de um povo conservador, essa temática é a todo momento evitada pelas instituições de ensino, pelo Poder Público e, sobretudo, pela família, fazendo com que os jovens não se sintam confortáveis para questionar e compartilhar suas experiências, podendo trazer diversos riscos para a saúde física e psicológica deles.

     Em primeira análise, na série britânica, “Sex Education”, o personagem Otis, é um adolescente socialmente inapto que vive com sua mãe, uma terapeuta sexual. Apesar de não ter perdido a virgindade ainda, ele é uma espécie de especialista em sexo. Junto com Maeve, uma colega de classe rebelde, ele resolve montar sua própria clínica de saúde sexual para ajudar outros estudantes da escola. E entre todas as questões debatidas na série, a de maior destaque é o “Tabu”, especialmente com a sexualidade feminina, a qual desde a época Vitoriana, cresceu com a ideia de que conhecer o próprio corpo é algo errado e vergonhoso,  , e até hoje em outras culturas, mulheres têm o hímen mutilado para evitar que elas sintam prazer e sejam, simplesmente, objetos de apreciação masculina, contribuindo assim para a normatização do assédio e do estupro. 

      Por outro lado, de acordo com Kátia Teixeira, psicóloga na clínica EDAC, de São Paulo, os pais não entendem que evitar falar sobre atos sexuais com seus filhos não irá influenciá-los a se abster do sexo, entretanto, com o aconselhamento familiar, é possível auxiliar os jovens a tomarem decisões responsáveis. Sob esse viés, como há muito receio e recriminação ao abordar o assunto, muitos jovens têm relações sexuais ainda na pré-adolescência e em muitos casos é normal que seja sem preservativo, por acreditarem ser mais prazeroso sem camisinha ou que na primeira vez não tem perigo de engravidar. Desse modo, segundo uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, em 2008, dos jovens de 15 a 24 anos, 30,1% afirmaram não ter utilizado preservativo na primeira relação sexual, sendo propício além de uma gravidez precoce indesejada, também uma contaminação por alguma IST. 

       Em virtude dos argumentos mencionados, é inadiável que o Ministério da Educação coloque como uma das aprendizagens essenciais, desde a educação básica até o ensino médio, a matéria de Educação Sexual, a qual discuta sobre as ISTs, os métodos contraceptivos e o autoconhecimento, tendo como parte do corpo docente, ginecologistas, urologistas, infectologistas e psicólogos, e além disso, a promoção de conversas individuais dos psicólogos com cada aluno para que haja um maior conforto para falar sobre o assunto, como também debates com a famílias dos alunos sobre a sexualidade e a necessidade de ser abordada em casa, objetivando preparar os jovens para uma vida sexual segura. 

 

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3 Correções

  1. Boa noite, tudo bem? Vc corrigiu minha redação e vim retribuir kk. Vou tentar corrigir pelas competências do Enem ok?!
    C1-160 alguns erros de pontuação , principalmente vírgula
    C2- 120 infelizmente achei se texto um pouco expositivo, vc apresentou séries, dados etc, e pecou um pouco na estrutura dissertativa-argumentativa, uma vez que deve defender e problematizar o tema
    C3- 160 o repertório é legitimado, Pertinente mas não é produtivo a todo momento.
    C4- 200 bons conectivos
    C5- 160 não identifiquei todos os elementos. Acho que faltou uma melhor organização. Mas está bom!!

    Total: 800

    Parabéns pela redação!!

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  2. 1 observação:É recomendado que tenha apenas 5 linhas na Introdução,porque a introdução é so um adentro para o resto do texto,apenas uma pequena ”definição”,do que o assunto se trata.

    2 observação:Adorei o seu repertorio socio cultural,você abordou bem.Além de que você aparenta possuir bastante conhecimento,mas a dica que eu dou para deixar seu texto rico,seria o uso de um dado legitimado!Isso mostraria uma abordagem bem maior em relação ao seu texto.

    tenha uma boa noite :)

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  3. Olá, gostei da sua redação, porém acho que no primeiro parágrafo deveria ter deixado explícito as duas teses que você irá utilizar nos parágrafos seguintes, pois melhora a compreensão do texto.
    No segundo parágrafo gostei da analogia com a série, mas podia ter sido colocado algo deixando claro a ideia de analogia da série com o mundo real, como: fora da ficção… alguma coisa assim, desenvolveria melhor sua ideia.
    Parabéns pela redação!

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