Iniciante

Os desafios da segurança pública no Brasil

  • 0

Inúmeros têm sido os problemas pelos quais os brasileiros tem passado nos últimos anos , porém dentre eles talvez o mais evidenciado e o que mais causa temor é o problema social da segurança pública.

As origens da criminalidade no Brasil remontam ao período colonial, quando após a abolição da escravidão pela lei Áurea, os antigos escravos simplesmente foram ignorados pelo Estado Brasileiro que não se preocupou em inseri-los na sociedade. Fato que atribuiu a característica de marginalidade a uma parcela considerável da sociedade brasileira e que, se tomado como causa única da criminalidade atual demonstra um ponto de vista simplista mas quando associado aos demais fatores se mostra como causa relevante.

Várias são as causas da criminalidade no Brasil, dentre elas pode-se citar a desigualdade social, a dificuldade de acesso ao mercado de trabalho, o consumo e o tráfico de entorpecentes, dentre outras. Várias também são as consequências de um sistema de segurança pública deficiente, como o aumento da criminalidade, a violência constante, o medo e a adaptação das pessoas a um ambiente em que a criminalidade é vista como algo comum, consequência esta que talvez seja a pior delas.

Quando se fala em segurança pública é necessário ter em mente que as diversas áreas sociais se inter-relacionam, portanto não é possível resolver deficiências de uma área sem considerar as outras. Não há como se falar em combater a criminalidade se existe uma enorme desigualdade social, descaso com a saúde, educação de má qualidade dentre outros problemas que atingem o Brasil.

Portanto, para que possamos viver em um país mais seguro é necessário que ocorra uma reestruturação geral, a começar pela educação que deve ser ofertada de forma ampla e irrestrita, inclusive quanto aos cursos de nível superior, especialmente para as populações de baixa renda, reduzindo-se assim a desigualdade social e consequentemente a criminalidade.

 

Compartilhar

2 Correções

  1. A questão de ter sido feita com 5 paragráfos pode incomodar os corretores, pois o modelo de redação do Enem é com apenas 4 contendo 1 para introdução, 2 para o desenvolvimento e o último para a conclusão.
    A sua conclusão não está adequada, pois você não citou um agente e qual ação ele deveria exercer para resolver o problema proposto, se atente nisso. Mas de resto, seu argumento foi bom citando o período colonial, é ótimo usar outras disciplinas na redação como tese. Continue treinando que as suas redações irão ficar ótimas!

    • 0
  2. HELLO, BUENAS NOITES.

    > PARABÉNS PELA REDAÇÃO ESTÁ BEM OBJETIVA.

    OLHA, EM UM REDAÇÃO MODELO ENEM> O IDEAL É QUE TENHA SOMENTE QUATRO PARÁGRAFOS.
    1- Parágrafo da Introdução: nessa parte do texto que você vai expor (apresentar) as principais questões a serem abordadas no restante do texto. No primeiro parágrafo, o leitor terá uma dimensão geral do assunto e vai entender as razões pelas quais a discussão do problema é relevante. CONECTIVO+ CONTEXTUALIZAÇÃO+ PROBLEMAS E/OU CAUSAS + TEMA+ TESE

    2- Parágrafo do desenvolvimento: Essa parte da estrutura de uma redação pode ser resumida em duas palavras: argumentação e exemplificação. É aqui que as informações mais polêmicas devem aparecer. Nesse espaço, você também pode dar voz a visões opostas sobre o assunto. Tudo o que foi levantado na introdução deve ser discutido aqui e lembre-se de desenvolver uma ideia diferente para cada parágrafo. CONECTIVO+ TÓPICO FRASAL+ APRESENTAÇÃO DO SEU PRIMEIRO ARGUMENTO+ JUSTIFICAÇÃO DA SUA ARGUMENTAÇÃO + SEU REPERTÓRIO.

    3_ Parágrafo do desenvolvimento: MESMA SEQUÊNCIA QUE O SEGUNDO PARÁGRAFO.
    CONECTIVO+ TÓPICO FRASAL+ APRESENTAÇÃO DO SEU PRIMEIRO ARGUMENTO+ JUSTIFICAÇÃO DA SUA ARGUMENTAÇÃO + SEU REPERTÓRIO.

    4_ Parágrafo da conclusão: AGENTE+ MEIO+ AÇÃO+ DETALHAMENTO+ RESULTADO.
    Ação (o que?)
    Agente (quem?)
    Efeito (para quê?)
    Modo (como?)
    Detalhamento (explicação e exemplos)

    Os corretores da redação não esperam que durante o tempo de prova você encontre uma solução para o problema tematizado. Eles somente esperam que você exponha alguma ação que ajude no enfrentamento do problema. Não precisa ser nada inédito, só precisa ser uma intervenção bem estruturada. ESSA COMPETÊNCIA QUE NO CASO É A 05, VALE 200 PONTOS.

    COMPETÊNCIAS:
    1- Domínio da escrita formal da língua portuguesa. … 160
    2- Compreender o tema e não fugir do que é proposto. … 200
    3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 180
    4- avaliar a capacidade de o participante demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 160
    5- Proposta de intervenção: 160

    > ME PERDOE SE FUI RUDI, MAS OBSERVE QUE VOCÊ TEM MUITO POTENCIAL, SE ESFORCE E NÃO DESISTA.

    > BOA SORTE ^_^.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.