Os desafios da segurança pública no Brasi

  • 1

Embora o Estado tenha o dever de garantir segurança a todos os cidadãos, conforme a Constituição Federal de 1988, é evidente as dificuldades que a segurança pública enfrenta no país. Nesse âmbito, as crises ocorridas nesse setor e a formação de grupos criminosos elevam a criminalidade. Assim sendo, torna-se fundamental analisar os impactos dessas adversidades que devem ser corrigidas: a insegurança e o medo.
A princípio, nota-se que o Brasil é considerado inseguro de se viver e, em 2016, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública registrou mais de 61 mil mortes por assassinato. Ademais, os casos de latrocínios, estupros, feminicídios, tráficos e homicídios contra policiais crescem constante. Além desses desafios, outro que merece destaque é a corrupção interna entre os membros da própria segurança pública, que facilita o crime organizado e causa insegurança aos cidadãos.
Outrossim, a ocorrência dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) em grandes cidades amedronta a população. Nesse viés, Léo da Silva Alves cita que “em tempos de violência urbana, homens e mulheres que saem de casa para ganhar o pão querem voltar para casa com o pão e a vida”. Tal medo faz-se questionar a eficácia da segurança, sendo que apenas 47% dos entrevistados numa pesquisa do Datafolha (2019) afirmaram confiar na Polícia Militar, demonstrando a incredibilidade com o setor.
Fica claro, portanto, que devem ser tomadas providências em relação aos desafios do policiamento no Brasil hodierno. Diante desse cenário, cabe à Secretaria Nacional de Segurança Pública rever as políticas de segurança e promover o combate à corrupção interna, mediante a adaptação das leis, visando torná-las mais severas e reduzir a criminalidade. Assim, será possível a construção de uma sociedade mais confiante, sem receio e com segurança plena.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá Natália, tudo joia? Espero que sim, rs. Excelente escolha de tema, adorei! Visto que a segurança pública no Brasil é bem controvertida. Muito bem, vamos ao que interessa
    Competência I (demonstrar domínio da norma culta da língua escrita) : 160
    Sua escrita é muito boa. (*Atentar ao uso das vírgulas, você possue potencial para ser impecável em suas elaborações de redações*).
    Competência II (compreender a proposta da redação e aplicar conceitos de várias áreas de conhecimento) : 160 (*Abordou como tese na Fundamentação a Carta Magna de 1988, de longe uma das melhores formas de argumentos de autoridade para se usar em um texto dissertativo-argumentativo*)
    Mesmo adotando a CF de 88, soube elaborar argumentos fortes, regados de diversas áreas do conhecimento, que enriqueceram e agregaram valor a sua tese.
    Competência III (selecionar, organizar e interpretar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista) : 200
    Idéias bem organizadas, deixando bem nítido o “seu” ponto de vista para o leitor.
    Competência IV (demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos para a construção da argumentação): 160
    Você aparentou ter bastante domínio no que diz respeito ao assunto, a lém de citar os dois problemas na introdução (*insegurança e medo*) e revolve–los nos dois parágrafos argumentativos. Sua estrutura textual está muito embasada, ao meu ver.
    Competência V (elaborar proposta de intervenção para o problema): 100
    Sua proposta de intervenção está muito superficial, (*poderia aprofundar em citar criações de políticas públicas e mecanismos de enfrentamento para a resolução do problema, embora o último trecho esteja diversificado, faltou o detalhamento sobre o órgão responsável para realizar diretamente as intervenções, a saber o Ministério da Justiça e Segurança Pública, uma vez que segundo as normas de Direito Administrativo, aquele exerce uma posição hierárquica superior a Secretária Nacional de Segurança Pública, portanto muito cuidado ao citar órgãos da Administração Pública sem os conhecê-los*)
    Nota: 780
    Sua proposta de intervenção tirara alguns pontos da redação, mas creio que você tem potencial para superar este empecilho. Boa sorte. ❤
    Avante! Nunca desista, espero ter ajudado!

    • 1
  2. Já começa um boa redação citando duas poblematicas e logo em seguida nos paragrafos de densenvolvimento vc argumenta cada uma e citando dados ainda logo depois vem só um pequeno erro que acho da minha parte é qur vc não fez parafrase’ no paragrafo de conclusao…vc tem que fazer parafrase’ ou seja vc tem que retomar sua tese e escrever com outras palavras no maximo duas linhas é isso.

    • 1
  3. Oi, Natalha. Seu texto tem repertório pertinente ao tema e produtivo, entretanto a sua argumentação está um pouco confusa. Tendo em vista o tema ” Desafios da segurança pública no Brasil”, seria viável você discorrer sobre o que leva essa situação a ser um desafio atualmente e não a consequência da ausência da segurança pública, que você apresentou como insegurança e medo. Mediante isso, você poderia desenvolver seu argumento com base nas crises ocorridas no setor da segurança pública e na formação de grupos criminosos no Brasil.
    E uma dica: insegurança e medo são palavras semelhantes, pois a insegurança deriva-se do medo, portanto, evite colocar duas situações parecidas como indício do seu argumento na introdução, para você não se confundir no desenvolvimento das ideias.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.