Com o final da Ditadura Militar e início da Redemocratização do Brasil, nos anos 80, uma nova Constituição foi elaborada e junto dela foi criado o Sistema Único de Saúde (SUS), que se tornou o responsável pela saúde pública do país, de forma gratuita para todos. Contudo, apesar da importância do SUS, ele apresenta precariedade de equipamentos e deficiência de oferta de serviços para muitos locais. Portanto, para que a saúde pública seja devidamente ofertada, tais desafios precisam ser enfrentados.
Em primeira análise, é notória a precariedade de equipamentos hospitalares para os procedimentos médicos. Isso porque o descaso governamental e a corrupção ocasionam a retirada de parte das verbas destinadas à compra e manutenção dos aparatos. Nesse sentido, a série brasileira “Sob Pressão” demonstra em uma de suas cenas a realização de uma cirurgia com ferramentas improvisadas, devido à falta daquelas adequadas, fato que ocorre na vida real, porquanto os equipamentos comprados não são suficientes e a verba para isso não é satisfatória. Desta forma, a saúde pública é negligenciada e posta em risco pela escassez de material.
Ademais, muitos locais do país sofrem com a falta de serviços. Apesar de a Universalidade ser um pilar do SUS, cidades do interior do país vivem com a falta de médicos e de tratamentos específicos. Por terem uma menor demanda de pacientes e serem locais mais afastados dos grandes centros, poucos médicos se interessam por trabalhar nessas regiões, e o Estado enxerga como gasto desnecessário disponibilizar certos serviços para a população. A médica Ana Claudia Quintana Arantes, em seu livro “A morte é um dia que vale a pena viver”, explicita a deficiência de Cuidados Paliativos para a maior parte das regiões, como é o problema de muitos outros serviços do sistema público. Assim sendo, é visível que muitos brasileiros são privados de alguns tratamentos pela falta de acesso a eles.
Em conclusão, o Ministério da Saúde deve providenciar a expansão e manutenção do SUS por completo, mediante destinação de mais verbas, para que todos os cidadãos do país sejam plenamente contemplados pelo sistema público de saúde. Com isso, a qualidade de vida dos brasileiros poderá melhorar e, assim, todos os pilares do SUS serão completamente ofertados para todos.
Bruno189
C1: 120, demonstra o domínio da norma culta padrão.
C2: 160, compreende a proposta da redação aplicando conhecimento de vária área.
C3: 160, seleciona, relaciona, organiza e interpreta.
C4: 160, demonstra conhecimento coesivo.
C5: 120, elabora a proposta da intervenção respeitando o direitos humanos.
Total: 720
OBS: cuidado com a com espaço na redação, são 30 linhas. Estudar mais concordância verbal e regência verbal.
Espero em ter ajudado, Boa sorte!!!!!
Não desista.
Thaisz21
Olá, boa tarde.
Vou corrigir sua redação por cada parte da estrutura, apontar algumas observações e dps atribuir uma nota, ok? Vamos lá.
INTRODUÇÃO:
resgate histórico + apontamento de problemas do SUS + miniconclusão
DESENVOLVIMENTO 1:
argumentação da problemática 1 + citação de série, com analogia a realidade
DESENVOLVIMENTO 2:
argumentação da problemática 2 + citação de livro, com analogia a realidade
CONCLUSÃO:
faltou mais detalhamento da proposta de intervenção, consequentemente esse parágrafo ficou curto em relação aos outros, lembre-se que vc precisa fazer cada parte da estrutura com um certo padrão de linhas.
NOTA: 820
Bom, é isso, parabéns pelo texto e continue praticando, abraço e boa sorte ;)
Ana Esther Cunha Cadete
Boa tarde! Gostei do seu texto, porém ainda existem alguns pontos para melhorar.
C1-160 (o texto apresenta alguns erros ortográficos)
C2-160(você compreendeu bem a proposta da redação)
C3-200(ótimos argumentos e repertórios)
C4-200( tome cuidado com o número de linhas de cada parágrafo, de resto, ficou bom)
C5-160(senti falta do detalhamento de um dos elementos)
Nota final: 880
Kha
Olá, boa tarde! Tudo bem ? Espero que sim!
Primeiramente parabéns sua redação está ótima!
Contêm aluns erros ortográficos, e faltou a causa do desenvolvimento 1 ser exposto na introdução, retomada do repertório na intervenção!
Introdução: contém erros ortográficos, faltou a exposição da causa para o D1
D1: faltou a exposição da causa com o tema, quando você vai expor a argumentação você tem que colocar uma vírgula após o *porque*, transição do repertório excelente, argumentação excelente.
D2: Faltou relacionar ao tema a primeira linha. Argumentação excelente, transição para o repertório excelente.
Intervenção: faltou retomada da tese, faltou 3 dos 5 agentes interventivos (como, porque, quem vai cumprir) faltou detalhamento e a retomada do repertório.
Competência 1 – domínio da norma culta da língua escrita. 170
Competência 2 – compreender a proposta da redação. 180
Competência 3 – coerência do texto. 200
Competência 4 – conhecimento dos mecanismos linguísticos. 200
Competência 5 – proposta de intervenção para o problema abordado. 100
NOTA: 850