Iniciante

Os desafios da saúde pública no Brasil

  • 1

Na série”Sob Pressão”, retrata a realidade de muitos hospitais brasileiros, como a falta de leitos hospitalares e de UTI, escassez de equipamentos cirúrgicos e de ultrassons,onde a dupla médica Evandro e Carolina lidam com o caos.Em paralelo a isso, é notório que os desafios enfrentados pelos brasileiros no sistema público de saúde, é algo monótono.Inúmeras pessoas não conseguem marcar uma consulta médica,muitas estão na fila de um transplante à espera de um doador e outros morrem com a precariedade da saúde por falta de médicos e de leitos hospitalares.                                               Certamente, a saúde pública no Brasil,é um desafio que precisa ser superado, principalmente no que se refere ao Sistema Único de Saúde(SUS), posteriormente à contratação de novos médicos e de investimentos do Estado,o qual é responsável pelo descaso.Dados apontam que,o Brasil é o 72°colocado no ranking da Organização Mundial da Saúde (OMS) em investimentos na saúde.        Ademais, a demanda de pacientes que não tem alternativa por decorrência das condições financeiras, aonde procuram o sistema público de saúde são altas para, poucos leitos hospitalares e de UTI, submetendo-os a se estabilizarem nos corredores de hospitais.Acresce também,a agonia de muitos pacientes que aguardam em uma lista de espera para um transplante ou cirurgia pelo SUS, por causa da negligência .                       Portanto,medidas são necessárias para resolver o impasse.O Ministério da Saúde e o Estado devem proporcionar médicos qualificados para os hospitais,UPAs e UBSs,facilitar consultas médicas,exames e cirurgias pelo SUS e disponibilizarem leitos hospitalares e de UTI para atender a quantidade de pacientes o suficiente,e vale ressaltar, equipamentos eficazes.Afinal,o artigo 196 da Constituição Brasileira diz:”A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantir mediante políticas sociais e econômicas de doenças e de outros agravos.

 

Obs: corrijam minha redação de acordo com as competências do ENEM.

Compartilhar

3 Correções

  1. Toma cuidado ao usar o termo “onde”, haja vista que o mesmo retoma lugar, opte por usar o “em que”. Este retoma situações, como a que se passam em uma série, por exemplo.
    Você colocou uma vírgula entre sujeito e verbo, tome cuidado. ” É notório que os desaf…”(sujeito) …,(vírgula irregular) é monótono”.
    Muito bom ao fazer um paralelo com a série. Você colocou muitas informações e isso dificultou o transcorrer da escrita. Atente para a progressão, use conectivos.
    Vírgula entre sujeito e verbo (início do segundo parágrafo). Cuidado.
    Sua conclusão está excelente, muito boa mesmo. E sua introdução está muita boa. Você pecou um pouco no desenvolvimento, uma vez que que você colocou muitas informações e isso dificultou a progressão. E parece que os dois parágrafos estão soltos, embora haja a conjunção.
    Na pontuação houve os erros das vírgulas, e alguns períodos estão um pouco dissonantes.
    Parabéns, vc receberia uma boa nota. E se continuar melhorando escrevendo mais cê vai jantar o Enem meu brother.

    • 1
  2. Bom texto, bom tema. Entretanto, acho que há alguns errinhos para ser revistos. Na Introdução, você deveria abordar mais o seu ponto de vista, deixa-lo mais claro. Nos Desenvolvimento, o transcorrer do assunto foi bom e sua Conclusão também está, bem detalhada, e preenche o padrão proposta de Intervenção abordado pelo Enem. Só aconselho você a terminar a sua redação com o começo da sua Introdução, ou seja, faz um paralelo com a Série mencionada, caso seja feito o proposto na Conclusão (solução).
    * Observe o uso do Onde, Aonde: substitua por “Em que, A(o) qual, Na(o) qual”
    Parabéns, Particularmente eu gostei!

    • 0
  3. Faz bom uso da norma culta e tem conhecimento da estrutura da dissertação e suas ferramentas, porém em cada paragrafo deve- se estruturar começo, meio e fim e, com exceção da conclusão, não finalizou nenhum paragrafo, o que é um problema, pois é essencial que haja o fechamento da ideia iniciada. Argumenta bem, mas são argumentos comuns, o Enem busca originalidade. Na conclusão é necessário definir o que será feito, por quem e como, não definiu como seria feito o que foi proposto e isso resultaria na perda de pontos. No mais, o texto está bem escrito, suponho uns 700 e tantos se fosse corrigido pelo Enem

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.