Policarpo Quaresma, protagonista do livro de Lima Barreto “O Triste Fim de Policarpo Quaresma”, sempre teve como característica mais marcante um nacionalismo ufanista, acreditando em um Brasil utópico. No entanto, fora da ficção, o atual problema dos desafios da saúde pública no Brasil, torna o país ainda mais distante pelo imaginado sonhador personagem. Diante disso, é imprescindível discutir sobre o descaso do governo e a falta de incentivo a população.
Em primeira análise, o descaso estatal relacionado à precariedade no sistema de saúde brasileiro mostra-se um desafio à população que necessita da utilização desse sistema, uma vez que poucos recursos são destinados pelo Estado para solucionar a falta de investimentos suficientes. De acordo com o atual cenário pandêmico, mais de 600 mil brasileiros morreram, alguns casos pela falta de leitos nos hospitais públicos. Consoante a isso, faz-se mister que o Estado invista minimamente em leitos hospitalares e na compra de suprimentos para esses estabelecimentos.
Somado a isso, a falta de incentivo pela população dificulta na execução de melhorias para solucionar os desafios que muitos brasileiros encontram na saúde pública do país. Segundo o jornalista irlandês George Bernard Shaw: “ O progresso é impossível sem mudanças”. Analogamente, as reivindicações da sociedade são necessárias para obter mudanças nessa área.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos para amenizar esse cenário. Urge que o Estado invista, por meio de verbas governamentais, como campanhas e palestras, a fim de combater as dificuldades da sociedade no sistema de saúde público, e promover uma maior eficiência a toda população necessitada. Também, cabe à população promover manifestações, como abaixo-assinados, direcionados ao governo, com o objetivo de estabelecer melhorias, como na construção de mais leitos hospitalares, profissionais capacitados, distribuição de remédios e respiradores aos locais. Só assim, a prosperidade de um futuro melhor será evocada.
rafaelafernandesribeiro
Olá, Fabia, tudo bom?
Seu texto ficou muito bom e bem estruturado, amei o repertório muito sábio que você utilizou na introdução.
A introdução está praticamente perfeita, apenas ficou um pouco confuso o começo da sua explicação, ficaria um pouco mais coeso de tivesse algo como, por exemplo, “No entanto, fora da ficção, ‘este nacionalismo ufanista (ou sinônimo, para não ficar repetitivo) somado ao’ atual problema dos desafios da saúde pública no Brasil”.
O seu primeiro desenvolvimento também ficou bem bacana, porém você esqueceu de citar onde estão esses dados estatísticos e informações, como: “600 mil brasileiros morreram” e “alguns casos pela falta de leitos nos hospitais públicos”. Cite em qual meio de comunicação essas informações se apresentam: no jornal da cidade, em algum site, alguém falou ou na televisão, em qual programa?
Muito importante também é a presença da frase: “Consoante a isso, faz-se mister que o Estado invista minimamente em leitos hospitalares e na compra de suprimentos para esses estabelecimentos”. Como é uma proposta de intervenção, seria mais adequado encaixar essa parte na conclusão.
Já no seu segundo desenvolvimento, o tópico frasal ficou bem legal e objetivo e seu repertório foi muito bem encaixado, contudo faltou aprofundar e explicar mais a sua opinião sobre o assunto, pelo menos com mais umas duas linhas de aprofundamento da tese, o desenvolvimento já ficaria top.
A conclusão ficou muito boa, é a melhor parte do seu texto, bem explicativa e eficaz.
Um ponto muito importante que você se dedicou a não esquecer, foram os conectivos, que são essenciais para a redação.
Enfim, espero ter ajudado com minha humilde opinião e estou torcendo para que você possa melhorar a cada dia, continue assim que você vai longe!
giovana_ueno
Olá! Irei fazer alguns apontamentos sobre o texto:
Introdução:
1- Muito boa a citação para introdução do tema, busque apenas relacionar melhor com a realidade, ficou vago o aspecto de Brasil utópico com os problemas da saúde
Desenvolvimento 1:
1- Qual a fonte do dado usado?
2- Apresente as consequências da falta de investimento na saúde e quem ela afeta
Desenvolvimento 2:
1- Parágrafo muito curto e raso
2- Se aprofunde na tese, explique as causas, consequências e o que seria essa falta de incentivo da população, não ficou nítid o seu ponto de vista
Conclusão:
1- Sua primeira proposta está boa, mas falta pontuar o que o Estado irá garanti com as verbas governamentais, exemplo: “Urge que o Estado invista, por meio de verbas governamentais, garanta um investimento na saúde brasileira…”
Muito bom o texto, apenas foque em desenvolver melhor suas teses! :)
Marya@37
Olá, tudo bem? Espero que sim! Vamos lá:
Introdução: ótima introdução, ficou muito boa a citação, coerente ao tema. Na minha opinião ficou muito bem escrita, porém, poderia ter explorado um pouco mais a relação entre o livro e a realidade, assim como, poderia ter deixado mais clara a tese sobre a “falta de incentivo a população”, porque na minha interpretação ficou um pouco vaga.
Desenvolvimento: D1- bom parágrafo, mas poderia ter desenvolvido mais. Apresenta bons argumentos, porém, o projeto de texto está um pouco confuso (na minha interpretação). No período de conclusão do parágrafo você colocou a palavra “minimamente”, sugiro colocar por exemplo: “muitos” ou “numerosos”, já que a palavra “minimamente” indica em menor quantidade ou menos investimento.
D2- gostei deste desenvolvimento, mas ficou um pouco curto e com poucos argumentos, como disse anteriormente poderia ter desenvolvido mais um pouco.
Conclusão: parágrafo escrito muito bem, possui os cinco elementos necessários para construir uma proposta de intervenção. Apresenta: agente+ ação+ meio+ efeito+ detalhamento
Comp. 1- Gramática: não observei erros gramaticais frequentes em sua redação. Alguns erros que notei que poderiam ser corrigidos seriam: primeiro parágrafo: “sempre teve como característica mais marcante”, poderia tirar a palavra “mais” e deixar apenas “marcante”, já que “mais marcante” fica um pouco redundante. E a palavra “minimamente”, no D1 como disse anteriormente. 200
Comp. 2- Repertório: apresenta ótimos repertórios, porém, alguns não são usados de forma produtiva. 160
Comp. 3- Projeto de texto: o seu projeto de texto está bem estruturado em algumas partes, mas em outras fica um pouco confuso. Uma estrutura que recomendo para o D1 e D2 é (não quer dizer que a forma que eu escrevo esteja totalmente correta, até porque existe várias formas de escrever!), tópico frasal+ ampliação desse tópico (o porquê de tal questão)+ fundamentação (repertório)+ conclusão de parágrafo com breve solução ou frase de intensificação. 140
Comp. 4- Coerência: possui bons conectivos que ajudam a interligar os argumentos, poderia ter utilizado mais dentro dos parágrafos. 160
Comp. 5- Proposta de intervenção: está completa e muito bem escrita. 200
Total: 860
Peço desculpas se interpretei alguma parte errada, e se não tiver entendido alguma parte que escrevi, pode me mandar mensagem por aqui: [email protected] , não sou profissional, mas ficarei feliz em ajudar!
Espero ter ajudado e bons estudos!!!
Betina Silvestre
Muito bem articulada! Os conectivos nos começos dos parágrafos e entre as frases foram bem usado e tiveram uma ótima ligação! Tópico frasal presente ✅ Alusões ✅ Texto desenvolvido ✅ Ótima proposta de intervenção, que por sinal está muito completa. O posicionamento foi bem entregue, tanto como as causas e consequências.